Logo Passei Direto
Buscar
30) Auxiliar de Cartório - Das seguinte transformações de passagens do texto, aquela em que o pronome relativo que passa de objeto direto a sujeito é:

a) “E eu vou ao encontro do que me espera.” E eu vou ao encontro do que sempre esperei.
b) “Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida.” Não posso perder um minuto do tempo com que é feita minha vida.
c) “Amar os outros é a única salvação individual que conheço” Amar os outros é a única salvação individual que é conhecida
d) “Essa capacidade (...) é o que eu chamo de viver e escrever.” Essa capacidade (...) é o que chamam de viver e escrever.
e) “Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar” Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que posso trair e abandonar.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as transformações apresentadas nas passagens do texto, a única em que o pronome relativo "que" passa de objeto direto a sujeito é a opção: d) “Essa capacidade (...) é o que eu chamo de viver e escrever.” Essa capacidade (...) é o que chamam de viver e escrever. Nessa transformação, o pronome relativo "que" deixa de ser objeto direto (eu chamo algo) e passa a ser sujeito (algo é chamado).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

31) Técnico de Controle Externo - Identifique a opção em que o termo sublinhado tem a função sintática de sujeito da oração.

a) Não haverá, sob hipótese alguma, vista de prova.
b) O candidato que se recusar a prestar qualquer das provas ficará automaticamente eliminado.
c) A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de ingresso automático.
d) Caberá recurso contra o resultado.

ESPCEX- Quantos são os objetos diretos dos três períodos juntos? a) “Rubião esqueceu a sala, esqueceu a mulher, esqueceu até a si.” b) Não devias consentir em tais loucuras nem comer do mesmo pão. c) Faleceu João, a quem muito estimávamos.

a) __________ b) __________ c) __________

A partícula se é, respectivamente: 1) partícula apassivadora - objeto indireto reflexivo; 2) objeto direto reflexivo - sujeito; 3) partícula apassivadora - objeto direto reflexivo; 4) objeto indireto reflexivo - índice de indeterminação do sujeito; 5) índice de indeterminação do sujeito - partícula apassivadora.

a) pronome apassivador;
b) expletivo;
c) pronome indeterminador do sujeito;
d) objeto direto;
e) objeto indireto.

Mais conteúdos dessa disciplina