Logo Passei Direto
Buscar
Na transição democrática e na constituição do Sistema Único de Saúde, entre 1985 e 1990, foi convocada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que deveria proporcionar elementos para debate na futura constituinte. Nessa conferência, diferentemente das anteriores e pela primeira vez, incluíram-se
Prestadores de serviços de saúde.
Técnicos do setor de saúde.
Usuários do sistema de saúde.
Centrais sindicais.
Fundações e entidades paraestatais.
A) prestadores de serviços de saúde.
B) técnicos do setor de saúde.
C) usuários do sistema de saúde.
D) centrais sindicais.
E) fundações e entidades paraestatais.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 1985 e 1990, foi um marco importante na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Um dos principais objetivos dessa conferência foi garantir a participação de diversos segmentos da sociedade no debate sobre a saúde. Dentre as opções apresentadas, a inclusão de "usuários do sistema de saúde" foi um aspecto inovador e fundamental, pois pela primeira vez, os usuários puderam participar ativamente das discussões sobre políticas de saúde. Portanto, a alternativa correta é: C) usuários do sistema de saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, convocada durante a transição democrática e a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS), foi um marco importante na participação social na saúde. Nessa conferência, pela primeira vez, foram incluídos diferentes atores, como prestadores de serviços de saúde, técnicos do setor de saúde, usuários do sistema de saúde, centrais sindicais, fundações e entidades paraestatais. Dentre as opções apresentadas, a inclusão dos usuários do sistema de saúde foi um avanço significativo, pois representava a participação direta da população beneficiária dos serviços de saúde nas discussões e decisões sobre o sistema de saúde. Portanto, a opção correta é: C) usuários do sistema de saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto ao emprego dos recursos financeiros, assinale a alternativa correta.
O pagamento de aposentadorias e pensões, dos servidores da saúde, o saneamento básico e a limpeza urbana são considerados despesas com ações e serviços públicos de saúde, por isso devem fazer parte do planejamento de recursos e investimentos do SUS.
A unidade orçamentária e gestora dos recursos destinados a ações e serviços públicos de saúde, ressalvados os recursos repassados diretamente às unidades vinculadas ao Ministério da Saúde, é o fundo de saúde.
O percentual mínimo de aplicação de recursos para ações e serviços de saúde anual da União e dos Estados deve ser de 5% e 10%, respectivamente, da arrecadação de impostos do ano anterior.
Os recursos destinados a investimentos devem ter sua programação a cada cinco anos e, em sua alocação, serão considerados prioritariamente critérios que visem garantir a integralidade da atenção à saúde.
Os convênios de saúde são arranjos feitos entre os municípios para união de recursos para produzir resultados mais satisfatórios, sendo obrigatória a adesão de municípios com menos de 20 mil habitantes.
A) O pagamento de aposentadorias e pensões, dos servidores da saúde, o saneamento básico e a limpeza urbana são considerados despesas com ações e serviços públicos de saúde, por isso devem fazer parte do planejamento de recursos e investimentos do SUS.
B) A unidade orçamentária e gestora dos recursos destinados a ações e serviços públicos de saúde, ressalvados os recursos repassados diretamente às unidades vinculadas ao Ministério da Saúde, é o fundo de saúde.
C) O percentual mínimo de aplicação de recursos para ações e serviços de saúde anual da União e dos Estados deve ser de 5% e 10%, respectivamente, da arrecadação de impostos do ano anterior.
D) Os recursos destinados a investimentos devem ter sua programação a cada cinco anos e, em sua alocação, serão considerados prioritariamente critérios que visem garantir a integralidade da atenção à saúde.
E) Os convênios de saúde são arranjos feitos entre os municípios para união de recursos para produzir resultados mais satisfatórios, sendo obrigatória a adesão de municípios com menos de 20 mil habitantes.

A promoção da saúde se refere, principalmente, às ações sobre
os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.
relacionar o conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença.
o controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos.
as intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas e a introdução de tecnologias duras.
a garantia da assistência em tempo oportuno, principalmente no que se refere às condições e aos agravos agudos.
a) os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.
b) relacionar o conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença.
c) o controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos.
d) as intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas e a introdução de tecnologias duras.
e) a garantia da assistência em tempo oportuno, principalmente no que se refere às condições e aos agravos agudos.

Nos modelos assistenciais, é correto afirmar que são características organizacionais e/ou das práticas de atenção em saúde do Sanitarismo, do assistencialismo Médico e da Atenção Básica em Saúde, respectivamente:
ações não hospitalares – ações enfaticamente hospitalares – ações territorializadas e indutoras de redes de atenção à saúde.
participação social e controle social – participação social e controle social – controle social incipiente.
práticas enfaticamente médicas – práticas multiprofissionais – práticas não necessariamente médicas.
enfoque individual – enfoque no ambiente e coletividade – enfoque na comunidade.
processo saúde-doença baseado em determinantes sociais – processo saúde-doença na perspectiva microbiológica – processo saúde-doença na perspectiva anatomoclínica.
a) ações não hospitalares – ações enfaticamente hospitalares – ações territorializadas e indutoras de redes de atenção à saúde.
b) participação social e controle social – participação social e controle social – controle social incipiente.
c) práticas enfaticamente médicas – práticas multiprofissionais – práticas não necessariamente médicas.
d) enfoque individual – enfoque no ambiente e coletividade – enfoque na comunidade.
e) processo saúde-doença baseado em determinantes sociais – processo saúde-doença na perspectiva microbiológica – processo saúde-doença na perspectiva anatomoclínica.

Estabelecidos pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, esse profissional deve receber, gratuitamente, programa de imunização ativa contra
tétano, febre amarela e meningite B.
sarampo, rubéola e hepatite C.
tétano, difteria, hepatite B.
BCG, influenza e rotavírus.
HPV, difteria e meningite ACWY.
A) tétano, febre amarela e meningite B.
B) sarampo, rubéola e hepatite C.
C) tétano, difteria, hepatite B.
D) BCG, influenza e rotavírus.
E) HPV, difteria e meningite ACWY.

No contexto da política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, é atribuição relacionada ao Ministério da Saúde

A) distribuir e apoiar a divulgação da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde nos serviços de saúde, garantindo o respeito ao uso do nome social.
B) conduzir os processos de pactuação sobre a temática LGBT na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
C) efetivar a criação de espaços de promoção da equidade em saúde nos Estados e nos Municípios.
D) identificar as necessidades de saúde da população LGBT no Município.
E) excluir os quesitos de identidade de gênero, nos prontuários clínicos e nos documentos de notificação de violência da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Mais conteúdos dessa disciplina