Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Resposta da questão 18: [E] A agricultura de jardinagem é uma prática milenar, muito utilizada na Ásia, caracterizada pelas pequenas propriedades, com uso intensivo de mão de obra numerosa em sistema com conhecimento técnico, no cultivo principalmente de arroz. A alternativa [A] é falsa, plantation são grandes propriedades rurais monocultoras com a produção voltada basicamente para exportação. A alternativa [B] é falsa, as roças são pequenas áreas com pouca mão de obra e sistema rudimentar de produção para subsistência. A alternativa [C] é falsa, a agricultura orgânica é o resultado de produção em pequenas e médias áreas utilizando-se de adubos orgânicos, manejo de pragas através de controle biológico, sem uso de pesticidas e defensivos agrícolas ou adubos químicos. A alternativa [D] é falsa, a agricultura itinerante é similar ao sistema de roças, onde o trabalhador com a ajuda da família ou de mais algumas pessoas se utiliza de uma pequena área para cultivo de subsistência por um determinado período de tempo e então quando sente o esgotamento da área, muda sua roça para outra localidade.

User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Parece que você copiou a resposta de uma questão de um teste ou prova. Se precisar de ajuda com alguma explicação ou dúvida sobre o conteúdo abordado na questão, estou à disposição para ajudar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia
a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade.
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
c) nuclear, por ter menos risco ambiental a ser adequada a locais com menor extensão territorial.
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade.
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
c) nuclear, por ter menos risco ambiental a ser adequada a locais com menor extensão territorial.
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de 'primeiro' e 'terceiro' mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para
a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres.
A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a
a) introdução de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres.
b) tecnificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural.
c) construção de uma infraestrutura científica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade.
d) aquisição de máquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação à cidade.
e) incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo.

O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de
evolução da tecnologia da informação.
a) evolução da tecnologia da informação.
b) expansão das empresas transnacionais.
c) ampliação dos protecionismos alfandegários.
d) expansão das áreas urbanas do interior.
e) evolução dos fluxos populacionais.

De acordo com o texto, o pacto colonial imposto por Espanha e Portugal a quase toda a América Latina foi substituído em função
das ilhas de desenvolvimento instaladas nas periferias das grandes cidades.
da restauração, por volta de 1880, do pacto colonial entre a América Latina e as antigas metrópoles.
do domínio, em novos termos, do capital estrangeiro sobre a economia periférica, a América Latina.
das ferrovias, frigoríficos, silos e usinas instaladas em benefício do desenvolvimento integrado e homogêneo da América Latina.
do comércio e da implantação de redes de transporte, que são instrumentos de fortalecimento do capital nacional frente ao estrangeiro.
a) a poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que
a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.
a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.
as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.
as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.
a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.
a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.
b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.
c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.
d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.
e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

Resposta da questão 2: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], os elementos compostos na canção identificam maior fluxo comercial global apresentando, contudo, controle de fluxo populacional. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o fluxo comercial indicado representa porosidade do controle alfandegário e do capital produtivo e não especulativo; [C], porque não há referências às barreiras sanitárias ou controle informacional na canção; [D], porque não há referências ao sistema financeiro; [E], porque o fluxo comercial indica redução do protecionismo comercial.

a) A alternativa [A] é falsa, o fluxo comercial indicado representa porosidade do controle alfandegário e do capital produtivo e não especulativo.
b) A alternativa [B] é falsa, os elementos compostos na canção identificam maior fluxo comercial global apresentando, contudo, controle de fluxo populacional.
c) A alternativa [C] é falsa, porque não há referências às barreiras sanitárias ou controle informacional na canção.
d) A alternativa [D] é falsa, porque não há referências ao sistema financeiro.
e) A alternativa [E] é falsa, porque o fluxo comercial indica redução do protecionismo comercial.

Resposta da questão 4: [E] Em vários países africanos que foram colônias de exploração, as melhores terras foram destinadas aos cultivos voltados para exportação (café, cacau, amendoim, entre outros). Áreas com solos mais pobres foram ocupadas pela agropecuária de subsistência com menor produtividade.

a) A alternativa [A] é falsa, no artesanato trabalha-se manualmente.
b) A alternativa [B] é falsa, emprega energia animal.
c) A alternativa [C] é falsa, no artesanato não há máquinas nem salário.
d) A alternativa [D] é falsa, não existem tecnologias modernas como gerenciamento e determinação do ritmo de produção.
e) A alternativa [E] é falsa, não existem tecnologias modernas como gerenciamento e determinação do ritmo de produção.

Resposta da questão 13: [C] As tecnologias desenvolvidas e aplicadas na agricultura mostram disparidades de volume de investimentos. Países mais ricos investem mais com melhores resultados. O Brasil tem na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sua melhor expressão no setor. O país exporta tecnologias em diversos produtos, mas ainda investe pouco em comparação com outras nações mais desenvolvidas.

a) A alternativa [A] é falsa, os países mais pobres recebem investimentos tecnológicos externos em contrapartida de uma produção intensiva e exclusiva dedicada à exportação e não ao bem estar social de suas populações.
b) A alternativa [B] é falsa, o capital tecnológico em agricultura possibilita melhoria na produtividade não implicando em transferência de unidades de produção para a zona rural.
c) A alternativa [C] é falsa, a questão tecnológica submete o campo cada vez mais ao capital urbano.
d) A alternativa [D] é falsa, a questão tecnológica submete o campo cada vez mais ao capital urbano.
e) A alternativa [E] é falsa, é justamente pela relação tecnológica urbana aplicada no campo que não existe essa inversão de subordinação.

Mais conteúdos dessa disciplina