Logo Passei Direto
Buscar

História Antiga

Colégio Objetivo
Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a política romana após as conquistas mediterrânicas, leia as afirmativas a seguir:
I. A conquista do Mediterrâneo levou a uma intensa democratização da política romana, com a possibilidade de acesso ao Senado pelos cidadãos mais pobres.
II. A República manteve-se elitista, pois apenas os mais ricos poderiam financiar campanhas para os cargos mais importantes, como o de cônsul.
III. O avanço do domínio romano significou alguma abertura do sistema político, especialmente para membros das elites das regiões dominadas.
IV. Base do exército, os camponeses submetiam os patrícios às suas ordens em períodos de guerra.
As afirmativas II, III estão corretas porque a conquista do Mediterrâneo manteve o caráter oligárquico da república romana, o que foi reforçado com a inclusão de membros das elites provinciais ao sistema político. Por essa mesma razão a afirmativa I está incorreta. A afirmativa IV está incorreta porque os camponeses jamais submeteram os patrícios às suas ordens. (livro-base, p. 104-105).
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as afirmativas uma a uma para determinar a sequência correta: I. A conquista do Mediterrâneo levou a uma intensa democratização da política romana, com a possibilidade de acesso ao Senado pelos cidadãos mais pobres. - Esta afirmativa é incorreta, pois a conquista não resultou em democratização, mas sim em um sistema mais oligárquico. II. A República manteve-se elitista, pois apenas os mais ricos poderiam financiar campanhas para os cargos mais importantes, como o de cônsul. - Esta afirmativa é correta, pois reflete a realidade da política romana. III. O avanço do domínio romano significou alguma abertura do sistema político, especialmente para membros das elites das regiões dominadas. - Esta afirmativa é correta, pois a inclusão de elites provinciais no sistema político é um fato histórico. IV. Base do exército, os camponeses submetiam os patrícios às suas ordens em períodos de guerra. - Esta afirmativa é incorreta, pois os camponeses não tinham essa posição de subordinação em relação aos patrícios. Portanto, as afirmativas corretas são II e III, enquanto I e IV estão incorretas. Assim, a sequência correta das afirmativas, considerando a análise, é: II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas e a explicação fornecida, podemos identificar a seguinte correspondência: I. A conquista do Mediterrâneo levou a uma intensa democratização da política romana, com a possibilidade de acesso ao Senado pelos cidadãos mais pobres. - INCORRETA II. A República manteve-se elitista, pois apenas os mais ricos poderiam financiar campanhas para os cargos mais importantes, como o de cônsul. - CORRETA III. O avanço do domínio romano significou alguma abertura do sistema político, especialmente para membros das elites das regiões dominadas. - CORRETA IV. Base do exército, os camponeses submetiam os patrícios às suas ordens em períodos de guerra. - INCORRETA Portanto, as afirmativas corretas são a II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a citação:
“A guerra entre as comunidades na península itálica sempre foi intensa, tanto entre as pólis em formação quanto entre estas e as populações organizadas em ethne (para usarmos um termo grego). Foi por sua importância militar, segundo o historiador latino Tito Lívio, nossa principal fonte, que os dois estratos – as duas cidades – patrícia e plebeia, após muitos embates, finalmente se uniram. Após os violentos choques do século V d.C., patrícios e plebeus romperam as barreiras que os separavam e agregaram, no mesmo movimento, habitantes de outras comunidades, como latinos e etruscos. Na Itália, o fechamento dos territórios e da cidadania sempre foi mais flexível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 243.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a sociedade romana no período republicano, é correto afirmar que:
A a sociedade romana no período republicano era igualitária e democrática.
B no período republicano, a principal divisão da sociedade romana era entre patrícios e plebeus, embora outros grupos, como clientes e escravos, fizessem parte do conjunto.
A as sociedade romana no período republicano era igualitária e democrática.
B no período republicano, a principal divisão da sociedade romana era entre patrícios e plebeus, embora outros grupos, como clientes e escravos, fizessem parte do conjunto.
C a sociedade romana dividia-se radicalmente entre senhores e escravos, sem camadas intermediárias.
D os patrícios, classe dominante, justificavam sua posição com base no poderio militar.
E os plebeus formavam um grupo social homogêneo, composto apenas pelos camponeses pobres.

Mais conteúdos dessa disciplina