Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a opção cuja as características do indicador estejam incorretas:
a. O indicador pode ser tanto de interesse teórico (para pesquisas acadêmicas) quanto programático (para a formulação de políticas públicas).
b. Indicadores não são elementos permanentes. Sua qualidade e exatidão exigem um rigoroso registro da data que foram operacionalizados bem como uma constante atualização de acordo com dados coletados e alterações da conjuntura.
c. Indicadores visam refletir toda a amplitude da realidade social, dessa forma, quanto mais amplo o recorte social capturado, mais fidedigna e bem estruturada é a descrição da realidade que se visa compreender.
d. É importante que indicadores sejam desagregáveis, ou seja, capazes de caracterizar grupos e delimitações territoriais específicas.
e. Os indicadores refletem escolhas teóricas e políticas previamente definidas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas apresenta características incorretas sobre os indicadores: a. O indicador pode ser tanto de interesse teórico (para pesquisas acadêmicas) quanto programático (para a formulação de políticas públicas). - Esta afirmação está correta, pois os indicadores podem ter diferentes finalidades. b. Indicadores não são elementos permanentes. Sua qualidade e exatidão exigem um rigoroso registro da data que foram operacionalizados bem como uma constante atualização de acordo com dados coletados e alterações da conjuntura. - Esta afirmação também está correta, pois os indicadores precisam ser atualizados e não são permanentes. c. Indicadores visam refletir toda a amplitude da realidade social, dessa forma, quanto mais amplo o recorte social capturado, mais fidedigna e bem estruturada é a descrição da realidade que se visa compreender. - Esta afirmação é problemática, pois um indicador não necessariamente precisa refletir toda a amplitude da realidade social. Às vezes, indicadores mais específicos podem ser mais úteis e precisos. d. É importante que indicadores sejam desagregáveis, ou seja, capazes de caracterizar grupos e delimitações territoriais específicas. - Esta afirmação está correta, pois a desagregação é uma característica importante para entender melhor os dados. e. Os indicadores refletem escolhas teóricas e políticas previamente definidas. - Esta afirmação também está correta, pois os indicadores são influenciados por decisões teóricas e políticas. Dessa forma, a opção cuja característica do indicador está incorreta é a c.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as características apresentadas sobre indicadores, podemos identificar que todas estão corretas, exceto a opção: c. Indicadores visam refletir toda a amplitude da realidade social, dessa forma, quanto mais amplo o recorte social capturado, mais fidedigna e bem estruturada é a descrição da realidade que se visa compreender. Essa afirmação está incorreta, pois os indicadores não conseguem refletir toda a amplitude da realidade social, uma vez que são simplificações e representações específicas de aspectos selecionados da realidade. Eles não conseguem capturar toda a complexidade e nuances da realidade social, sendo uma representação parcial e limitada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são, legalmente, vinculantes?

a. Os ODS são, legalmente, vinculantes, pois se tratam de compromissos jurídicos internacionais, assumidos junto à Organização das Nações Unidas.
b. Os ODS não são, legalmente, vinculantes, pois não foram assinados por todos os 193 países da Organização das Nações Unidas.
c. Os ODS são, legalmente, vinculantes para os países, mas facultativos para os Estados e os municípios, que podem, ou não, aderir aos compromissos internacionais.
d. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são, legalmente, vinculantes, mas suas 169 metas são facultativas.
e. Os ODS não são, legalmente, vinculantes, pois não se tratam de compromissos jurídicos, mas de compromissos políticos.

Identifique como 'verdadeira' ou 'falsa' as informações que podemos encontrar em uma plataforma de monitoramento da Agenda 2030:

a) Notas técnicas
b) Banco de Imagens
c) Formações curriculares
d) Sugestões para modelos de Relatórios locais
e) Modelos Oficiais de Relatórios Locais

Qual é o papel da intervenção governamental na mudança de padrão do desenvolvimento?

a. O governo, sozinho, é o responsável pela mudança de cultura necessária para atingir um desenvolvimento mais sustentável, pois ele é capaz de obrigar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis.
b. Apenas o setor privado tem a capacidade de promover as mudanças necessárias para a adoção de um desenvolvimento mais sustentável.
c. Os governos têm papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável e na indução do setor privado e da sociedade rumo a práticas mais sustentáveis de produção e consumo.

Com base nos conhecimentos adquiridos no Módulo 5, sobre os diversos atores nos processos de localização e implementação da Agenda 2030: Escolha uma:

a. As parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil são fontes de mobilização de diferentes recursos para o sucesso da concretização dos ODS.
b. As organizações da sociedade civil têm um papel mais importante do que o setor público e o privado na concretização dos ODS.
c. Existe papel preponderante da Academia no processo de localização dos ODS, mais importante que governos e setor privado.
d. O setor privado tem um papel mais importante do que o setor público na concretização dos ODS.
e. A Agenda 2030, por se tratar de uma pactuação internacional entre os países membros da ONU, depende apenas dos governos nacionais e locais para sua implementação, não sendo necessário o engajamento de outros atores.

Mais conteúdos dessa disciplina