Logo Passei Direto
Buscar
Distribuição da população economicamente ativa (PEA) por setores 1999
a) Os países mais densamente povoados apresentam maiores percentuais de população empregada no setor secundário.
b) A distribuição da população ativa pelos setores de atividade apresenta grandes diferenças entre os países ricos e pobres.
c) Os países com maior percentual de população empregada no setor primário ocupam a liderança na produção de alimentos.
d) Os menores percentuais de população empregada no setor terciário são encontrados nos países fortemente urbanizados.
e) A distribuição mais equilibrada da população pelos setores de atividades, como na China e na Índia, favorece o desenvolvimento econômico.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações sobre a distribuição da população economicamente ativa (PEA) por setores em 1999: a) Os países mais densamente povoados apresentam maiores percentuais de população empregada no setor secundário - Esta afirmação não é necessariamente verdadeira, pois a distribuição da PEA pode variar de acordo com diversos fatores, não apenas a densidade populacional. b) A distribuição da população ativa pelos setores de atividade apresenta grandes diferenças entre os países ricos e pobres - Esta afirmação é verdadeira, pois a distribuição da PEA varia de acordo com o nível de desenvolvimento econômico de cada país. c) Os países com maior percentual de população empregada no setor primário ocupam a liderança na produção de alimentos - Essa afirmação pode ser verdadeira em alguns casos, mas não necessariamente em todos, pois a liderança na produção de alimentos depende de diversos fatores além da distribuição da PEA. d) Os menores percentuais de população empregada no setor terciário são encontrados nos países fortemente urbanizados - Essa afirmação pode ser verdadeira, pois em países altamente urbanizados, é comum uma maior concentração de empregos nos setores secundário e terciário. e) A distribuição mais equilibrada da população pelos setores de atividades, como na China e na Índia, favorece o desenvolvimento econômico - Essa afirmação pode ser verdadeira, pois uma distribuição equilibrada da PEA pode contribuir para um desenvolvimento econômico mais sustentável. Portanto, a alternativa correta é: b) A distribuição da população ativa pelos setores de atividade apresenta grandes diferenças entre os países ricos e pobres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

02 - (EFEI SP) Definimos crescimento natural ou vegetativo como sendo a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade de uma população. Sobre a dinâmica do crescimento vegetativo presente hoje no mundo, podemos afirmar que:
a) Nos países subdesenvolvidos que iniciaram um processo de industrialização após a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) verificaram-se, entre 1950 e 1970, baixas taxas de natalidade e de mortalidade.
b) A maioria dos países subdesenvolvidos não industrializados apresenta elevadas taxas de natalidade e mortalidade, com elevado crescimento vegetativo.
a) As taxas de natalidade são maiores nas regiões geralmente consideradas mais pobres.
b) As taxas de mortalidade são proporcionais às taxas de natalidade na Ásia e na América Latina.
c) A elevada taxa de mortalidade na Europa está associada à faixa etária de jovens e adolescentes.
d) Apesar de terem taxas de natalidade semelhantes, a América do Norte e a América Latina possuem uma maior discrepância nas taxas de mortalidade.
e) Semelhança entre as taxas de mortalidade na Europa e na Oceania se refere ao alto índice de mortalidade infantil nessas regiões.

04 - (FATEC SP) Atualmente, os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão podem ser citados como países de destino dos movimentos migratórios. Outros destacam-se como países de origem destes movimentos, a exemplo de:

a) Argélia, Itália e França.
b) Brasil, África do Sul e Austrália.
c) Egito, Portugal e Canadá.
d) Índia, Espanha e Israel.
e) México, Turquia e Iugoslávia.

06 - (FATEC SP) “As centenas de carros incendiados na periferia de Paris lançaram também sombras sobre grande parte da Europa. A revolta de imigrantes contra as autoridades francesas, ou contra a sociedade francesa como um todo, ameaça se espalhar por outros países do continente”. (O GLOBO, 6/11/2005) Em relação às questões ligadas ao imigrante no continente europeu, analise as afirmativas a seguir:
I. A precária condição do imigrante pobre na Europa é reforçada na medida em que ele é transformado em bode expiatório da crise de governabilidade de alguns países.
II. O declínio e o envelhecimento da população européia exigiram, no período pós-guerra, uma verdadeira “transfusão populacional” para aumentar a oferta de mão-de-obra.
III. Há uma estreita relação de causa e efeito entre a entrada de emigrantes ilegais e o agravamento do tráfico de drogas e da delinquência.
a) apenas a afirmativa I está correta;
b) apenas a afirmativa II está correta;
c) apenas a afirmativa III está correta;
d) apenas as afirmativas I e II estão corretas;
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

INSTRUÇÃO: Considere a tabela e afirmativas abaixo.
I. Os países A e B representam, respectivamente, uma nação desenvolvida e uma não desenvolvida – a principal característica do desenvolvimento é manter os trabalhadores no campo com alta produtividade.
II. O país D apresenta características de uma nação socialista: a indústria pouco motivada absorve grande parte da mão-de-obra, e o número significativo de trabalhadores nos serviços demonstra a burocracia governamental.
III. O país C, ao contrário do A, tem pouca concentração da população na agricultura – a base da economia pode estar centrada no setor secundário, como em muitos países desenvolvidos.
IV. O país que mais se assemelha ao Brasil é o B: um grande número de trabalhadores nos serviços e, apesar de ser um país industrializado, o seu setor secundário não absorve a mão-de-obra disponível.
a) I, II e III
b) I e IV
c) II e III
d) II, III e IV
e) II e IV

embutida no texto corresponde à teoria

a) reformista ou marxista, que considera a própria miséria responsável pelo acelerado crescimento da população nos países periféricos.
b) malthusiana, que defende o princípio de que o crescimento da população sempre seria maior do que a capacidade de produção de alimentos.
c) neomalthusiana, que defende programas rígidos e oficiais de controle de natalidade, nos países periféricos, com o emprego de diversos métodos anticonceptivos.
d) ecomalthusiana, que defende o controle de natalidade como forma de preservar o patrimônio ambiental para as futuras gerações.

Mais conteúdos dessa disciplina