Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Uma onda sonora considerada plana, proveniente de uma sirene em repouso, propaga-se no ar parado, na direção horizontal, com velocidade V igual a 330m/s e comprimento de onda igual a 16,5cm. Na região em que a onda está se propagando, um atleta corre, em uma pista horizontal, com velocidade U igual a 6,60m/s, formando um ângulo de 60º com a direção de propagação da onda. O som que o atleta ouve tem frequência aproximada de:

a) 1960 Hz
b) 1980 Hz
c) 2000 Hz
d) 2020 Hz
e) 2040 Hz
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, é importante considerar o efeito Doppler, que descreve a variação na frequência percebida de uma onda sonora devido ao movimento relativo entre a fonte do som e o observador. Neste caso, o atleta está se movendo em relação à fonte sonora (a sirene), o que causará uma mudança na frequência do som que ele ouve. Para calcular a frequência aproximada que o atleta ouve, podemos usar a fórmula do efeito Doppler para ondas sonoras: f' = f * (V + U) / (V + Vs) Onde: f' = frequência percebida f = frequência da fonte (que é a frequência original da sirene) V = velocidade do som no ar (330 m/s) U = velocidade do movimento do atleta (6,60 m/s) Vs = velocidade do som em relação ao ar (Vs = 0, pois o ar está parado) Substituindo os valores na fórmula, temos: f' = f * (330 + 6,60) / 330 f' = f * 336,6 / 330 f' = f * 1,02 Como a frequência original da sirene não foi fornecida na questão, não é possível calcular o valor exato da frequência percebida pelo atleta. Portanto, a resposta correta é: "you have to create a new question".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

07 - (UNIRIO RJ) Em recente espetáculo em São Paulo, diversos artistas reclamaram do eco refletido pela arquitetura da sala de concertos que os incomodava e, em tese, atrapalharia o público que apreciava o espetáculo. Considerando a natureza das ondas sonoras e o fato de o espetáculo se dar em um recinto fechado, indique a opção que apresenta uma possível explicação para o acontecido. a) Os materiais usados na construção da sala de espetáculos não são suficientemente absorvedores de ondas sonoras para evitar o eco. b) Os materiais são adequados, mas devido à superposição das ondas sonoras sempre haverá eco. c) Os materiais são adequados, mas as ondas estacionárias formadas na sala não podem ser eliminadas, e assim, não podemos eliminar o eco. d) A reclamação dos artistas é infundada porque não existe eco em ambientes fechados. e) A reclamação dos artistas é infundada porque o que eles ouvem é o retorno do som que eles mesmos produzem e que lhes permite avaliar o que estão tocando.

a) Os materiais usados na construção da sala de espetáculos não são suficientemente absorvedores de ondas sonoras para evitar o eco.
b) Os materiais são adequados, mas devido à superposição das ondas sonoras sempre haverá eco.
c) Os materiais são adequados, mas as ondas estacionárias formadas na sala não podem ser eliminadas, e assim, não podemos eliminar o eco.
d) A reclamação dos artistas é infundada porque não existe eco em ambientes fechados.
e) A reclamação dos artistas é infundada porque o que eles ouvem é o retorno do som que eles mesmos produzem e que lhes permite avaliar o que estão tocando.

Sabendo-se que a velocidade do som no ar a 20°C é de 340 m/s e que na água é de 1450 m/s, podemos afirmar que:
I. O comprimento de onda do som no ar é 7,7 cm.
II. Para uma pessoa mergulhada numa piscina próxima ao plano, a frequência do som que atinge essa pessoa é igual à que atinge uma pessoa fora da piscina.
III. O comprimento de onda desse som na água é de 3,3 m.
a) F, F, V
b) F, V, F
c) V, F, V
d) V, V, F
e) F, V, V

Um abalo produzido, propagando-se na água, atinge o leito do mar e reflete-se para a superfície onde, do outro lado da embarcação, um microfone protegido do som inicial pelo casco do navio recolhe o eco proveniente do fundo. Um navio em águas oceânicas, após detonar uma sonda, registra o eco 1,2 s após a detonação. Sabendo-se que a velocidade de propagação do som na água do mar é 1,4 × 103 m/s, a profundidade local do leito é, aproximadamente, em m:

a) 260.
b) 420.
c) 840.
d) 1 260.
e) 1 680.

Mais conteúdos dessa disciplina