Logo Passei Direto
Buscar
Em certas condições, uma célula vegetal pode sofrer o fenômeno da plasmólise. Isso acontece porque: em meio isotônico, a célula perde eletrólitos. em meio hipotônico, a célula absorve água. em meio hipertônico, a célula absorve água. em meio hipertônico, a célula perde água. em meio hipotônico, a célula perde água.

em meio isotônico, a célula perde eletrólitos.
em meio hipotônico, a célula absorve água.
em meio hipertônico, a célula absorve água.
em meio hipertônico, a célula perde água.
em meio hipotônico, a célula perde água.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A plasmólise ocorre quando uma célula vegetal é colocada em um meio hipertônico, ou seja, um meio com maior concentração de solutos em relação ao interior da célula. Nesse caso, a água sai da célula em direção ao meio externo, fazendo com que a membrana plasmática se separe do parede celular. Aqui está um resumo das condições: - Meio isotônico: a célula mantém seu volume, pois a concentração de solutos é igual dentro e fora da célula. - Meio hipotônico: a célula absorve água, podendo inchar e até romper (no caso de células animais, mas as vegetais se tornam túrgidas). - Meio hipertônico: a célula perde água, levando à plasmólise. Portanto, a afirmação correta é que em meio hipertônico, a célula perde água.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Em meio hipertônico, a célula perde água. A plasmólise ocorre quando uma célula vegetal é colocada em um meio com concentração de solutos maior do que a concentração interna da célula, levando à saída de água e à contração do citoplasma em relação à parede celular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A comunicação entre as membranas celulares é feita através das junções celulares. As junções celulares existentes resumem-se em: Junção aderente, junção comunicante, junção oclusiva, desmossomo e hemidesmossomo. Hemidesmossomo e desmossomo. Junções ancoradouras. Junção oclusiva, junção aderente e junção comunicante. Hemidesmossomo, junção oclusiva e desmossomo.

Junção aderente, junção comunicante, junção oclusiva, desmossomo e hemidesmossomo.
Hemidesmossomo e desmossomo.
Junções ancoradouras.
Junção oclusiva, junção aderente e junção comunicante.
Hemidesmossomo, junção oclusiva e desmossomo.

O modelo de mosaico fluído da membrana plasmática consiste em uma: Bicamada lipídica fluida com proteínas inseridas. Bicamada lipídica fluida. Bicamada lipídica fluida com carboidratos inseridos. Monocamada lipídica fluida com carboidratos inseridos. Monocamada lipídica fluida com proteínas inseridas.

Bicamada lipídica fluida com proteínas inseridas.
Bicamada lipídica fluida.
Bicamada lipídica fluida com carboidratos inseridos.
Monocamada lipídica fluida com carboidratos inseridos.
Monocamada lipídica fluida com proteínas inseridas.

Mais conteúdos dessa disciplina