Logo Passei Direto
Buscar
É possível que um país tenha um déficit em transações correntes e, ao mesmo tempo, ter um superávit no balanço de pagamentos? Assinale a alternativa correta:

A Não é possível.
B Sim, se o superávit das contas capital e financeira for maior que o déficit em transações correntes.
C Sim, se o superávit da balança comercial for maior que o déficit em transações correntes.
D Sim, se o superávit das rendas primária e secundária for maior que o déficit.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para entender a questão, é importante saber que o balanço de pagamentos é composto por duas principais contas: a conta corrente e a conta de capital e financeira. Um déficit em transações correntes significa que um país está importando mais bens, serviços e rendas do que exporta. No entanto, isso não impede que o país tenha um superávit no balanço de pagamentos, desde que a conta de capital e financeira apresente um superávit suficiente para cobrir esse déficit. Vamos analisar as alternativas: A) Não é possível. - Esta afirmação está incorreta, pois é possível ter um déficit em transações correntes e um superávit no balanço de pagamentos. B) Sim, se o superávit das contas capital e financeira for maior que o déficit em transações correntes. - Esta alternativa está correta, pois se a conta de capital e financeira tiver um superávit maior que o déficit da conta corrente, o balanço de pagamentos pode ser superavitário. C) Sim, se o superávit da balança comercial for maior que o déficit em transações correntes. - Esta alternativa não é correta, pois a balança comercial é parte da conta corrente, e um superávit na balança comercial não necessariamente cobre o déficit total em transações correntes. D) Sim, se o superávit das rendas primária e secundária for maior que o déficit. - Embora isso possa ajudar, não é suficiente para garantir um superávit no balanço de pagamentos, pois não considera a conta de capital e financeira. Portanto, a alternativa correta é: B) Sim, se o superávit das contas capital e financeira for maior que o déficit em transações correntes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, é importante entender a relação entre o balanço de pagamentos e as transações correntes de um país. O balanço de pagamentos é composto por duas partes principais: a conta corrente e a conta de capital e financeira. A conta corrente inclui o comércio de bens e serviços, renda primária e secundária, enquanto a conta de capital e financeira inclui investimentos e transferências de capital. É possível que um país tenha um déficit em transações correntes e, ao mesmo tempo, tenha um superávit no balanço de pagamentos. Isso ocorre quando o superávit das contas de capital e financeira é maior do que o déficit em transações correntes. Isso significa que o país está recebendo mais investimentos e transferências de capital do que está gastando em comércio de bens e serviços, renda e transferências correntes. Portanto, a alternativa correta é: B) Sim, se o superávit das contas capital e financeira for maior que o déficit em transações correntes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a Lei do Preço Único, assinale a alternativa correta:

A Os serviços pessoais, educacionais, energia elétrica, habitação entre tantos outros, também estão condicionados à Lei do Preço Único.
B As suposições necessárias para que seja válida a Lei do Preço único são várias, entre as quais: que a estrutura de mercado seja de monopólio, que não exista barreiras tarifárias e não tarifárias e que o comércio internacional seja isento de custos de transportes.
C A Lei do Preço Único prevê que bens iguais vendidos em diferentes países devem ser comercializados, quando expressos em termos de uma única moeda, pelo mesmo preço.
D A teoria subjacente à Lei do Preço Único é a Paridade Descoberta da Taxa de Juros.

Em relação a diferença entre os determinantes da taxa de câmbio de curto e longo prazo, assinale a alternativa correta:

A Enquanto que o longo prazo considera a rigidez dos preços, no curto prazo os preços são totalmente flexíveis.
B A principal teoria dos determinantes de curto prazo é o Efeito Fisher.
C A teoria de longo prazo é baseada da Paridade Descoberta da Taxa de Juros.
D Enquanto que o curto prazo considera a rigidez dos preços, no longo prazo os preços são totalmente flexíveis.

Em relação ao mercado de câmbio, assinale a alternativa correta:

A Os agentes econômicos podem realizar suas operações cambiais do único mercado cambial existente, o Over The Counter (OTC).
B Os contratos cambiais negociados em balcão estabelecem preços, quantidades e cotações diretamente entre as partes envolvidas no acordo.
C O mercado cambial que ocorre na bolsa de valores é o mais arriscado dos mercados de câmbio existentes.
D No mercado OTC existe uma câmara de compensação que, ao se interpor entre os negociantes, reduz o risco de inadimplência das operações.

Em relação ao sistema de pagamentos internacionais, assinale a alternativa correta:

A O Swift é uma sociedade cooperativa internacional privada que se tornou a maior rede de liquidações do mundo, transmitindo mensagens / pagamentos altamente seguros.
B O FX net é uma câmara de compensação formada por um conjunto de bancos ingleses que oferece transferências de fundos em libras esterlinas no mesmo dia.
C O Fedwire é a maior câmara de compensação do mundo, sendo responsável por cerca de 90% das transferências interbancárias relativas a pagamentos internacionais em atividade e que reúne cerca de 150 bancos comerciais do mundo todo.
D O Chipes é um sistema eletrônico de transferência de fundos e ativos, utilizado pelas instituições, que possue uma conta de reserva ou de liquidação no Federal Reserve, o que possibilita liquidações em tempo real.

Em relação aos determinantes da taxa de câmbio de curto prazo, assinale a alternativa correta:
O cerne da teoria dos determinantes da taxa de câmbio é a Lei do Preço Único.
No curto prazo, as flutuações cambiais são melhor explicadas ao analisar os fluxos de comércio internacional de bens e serviços.
A Paridade Descoberta da Taxa de Juros é uma teoria capaz de explicar os determinantes de curto prazo da taxa de câmbio.
A Paridade Poder de compra explica os determinantes de curto prazo.
A O cerne da teoria dos determinantes da taxa de câmbio é a Lei do Preço Único.
B No curto prazo, as flutuações cambiais são melhor explicadas ao analisar os fluxos de comércio internacional de bens e serviços.
C A Paridade Descoberta da Taxa de Juros é uma teoria capaz de explicar os determinantes de curto prazo da taxa de câmbio.
D A Paridade Poder de compra explica os determinantes de curto prazo.

Com base na equação de transações correntes, qual o valor da renda secundária?
Nenhuma das respostas está correta.
1.155.
2.632.
284.
A Nenhuma das respostas está correta.
B 1.155.
C 2.632.
D 284.

Em qual dos bens e serviços a seguir é mais provável que a PPC funcione?
Serviços domésticos.
Serviços de lavanderias.
Corte de Cabelo.
Carros.
A Serviços domésticos.
B Serviços de lavanderias.
C Corte de Cabelo.
D Carros.

Mais conteúdos dessa disciplina