Logo Passei Direto
Buscar

Vestibular

Humanas / Sociais
Leia o extrato de texto: "A partir de meados do século XIX teve início entre os pensadores do continente americano um forte debate em torno da polêmica Doutrina Monroe." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RÉ, Flávia Maria. Estados Unidos e América Hispânica: espelhos para uma jovem República. Leviathan, São Paulo, n. 3, p. 222-271, 2011. p.224. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização acerca das maneiras desenvolvidas pelos Estados Unidos para intervir na política e economia latino-americanas, é correto afirmar: A A Diplomacia do Dólar e as Missões Civilizatórias fazem parte de um conjunto de ações americanas que visavam dar suporte ideológico as suas ações na América Latina, porém não tem relação com a Doutrina Monroe. B Por toda a repercussão gerada a seu respeito, a Doutrina Monroe foi utilizada apenas no momento da ação norte-americana na Venezuela, no início do século XX. C Pela grande polêmica que gerou, a Doutrina Monroe acabou fracassando e resultou em um recuo dos norte-americanos quanto a constituição da América Latina enquanto sua área de influência. D A polêmica em torno da Doutrina Monroe também existia a respeito da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias para a América Latina, sobretudo por seu cunho intervencionista. E Apesar da Doutrina Monroe, da Diplomacia do Dolár e das Missões Civilizatórias terem por objetivo legitimar ações norte-americanas na América Latina, esse tipo de operação jamais chegou a acontecer de fato.
User badge image
Ed Willian Santos

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da Doutrina Monroe e suas implicações nas relações dos Estados Unidos com a América Latina. A) A Diplomacia do Dólar e as Missões Civilizatórias fazem parte de um conjunto de ações americanas que visavam dar suporte ideológico às suas ações na América Latina, porém não têm relação com a Doutrina Monroe. - Essa afirmação é incorreta, pois a Doutrina Monroe está diretamente relacionada a essas ações. B) Por toda a repercussão gerada a seu respeito, a Doutrina Monroe foi utilizada apenas no momento da ação norte-americana na Venezuela, no início do século XX. - Essa afirmação é falsa, pois a Doutrina Monroe foi utilizada em diversos contextos e não apenas na Venezuela. C) Pela grande polêmica que gerou, a Doutrina Monroe acabou fracassando e resultou em um recuo dos norte-americanos quanto à constituição da América Latina enquanto sua área de influência. - Essa afirmação não é correta, pois a Doutrina Monroe, apesar das polêmicas, consolidou a influência dos EUA na América Latina. D) A polêmica em torno da Doutrina Monroe também existia a respeito da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias para a América Latina, sobretudo por seu cunho intervencionista. - Esta alternativa é verdadeira, pois todas essas políticas tinham um caráter intervencionista e geraram debates e polêmicas. E) Apesar da Doutrina Monroe, da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias terem por objetivo legitimar ações norte-americanas na América Latina, esse tipo de operação jamais chegou a acontecer de fato. - Essa afirmação é falsa, pois as operações de intervenção realmente ocorreram. Portanto, a alternativa correta é: D. A polêmica em torno da Doutrina Monroe também existia a respeito da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias para a América Latina, sobretudo por seu cunho intervencionista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A) A Diplomacia do Dólar e as Missões Civilizatórias fazem parte de um conjunto de ações americanas que visavam dar suporte ideológico as suas ações na América Latina, porém não tem relação com a Doutrina Monroe. - Esta afirmação está incorreta, pois a Diplomacia do Dólar e as Missões Civilizatórias estão relacionadas com a Doutrina Monroe, sendo parte das estratégias dos Estados Unidos na América Latina. B) Por toda a repercussão gerada a seu respeito, a Doutrina Monroe foi utilizada apenas no momento da ação norte-americana na Venezuela, no início do século XX. - Esta afirmação está incorreta, pois a Doutrina Monroe teve uma abrangência maior do que apenas a ação na Venezuela, sendo uma política mais ampla dos Estados Unidos em relação à América Latina. C) Pela grande polêmica que gerou, a Doutrina Monroe acabou fracassando e resultou em um recuo dos norte-americanos quanto a constituição da América Latina enquanto sua área de influência. - Esta afirmação está incorreta, pois a Doutrina Monroe foi uma política que influenciou significativamente a atuação dos Estados Unidos na América Latina, não resultando em um recuo, mas sim em uma ampliação de sua influência. D) A polêmica em torno da Doutrina Monroe também existia a respeito da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias para a América Latina, sobretudo por seu cunho intervencionista. - Esta afirmação está correta, pois a Diplomacia do Dólar e as Missões Civilizatórias também eram alvo de polêmica devido ao caráter intervencionista das ações dos Estados Unidos na região. E) Apesar da Doutrina Monroe, da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias terem por objetivo legitimar ações norte-americanas na América Latina, esse tipo de operação jamais chegou a acontecer de fato. - Esta afirmação está incorreta, pois as ações relacionadas à Doutrina Monroe, à Diplomacia do Dólar e às Missões Civilizatórias foram efetivamente realizadas pelos Estados Unidos na América Latina. Portanto, a alternativa correta é a letra D) A polêmica em torno da Doutrina Monroe também existia a respeito da Diplomacia do Dólar e das Missões Civilizatórias para a América Latina, sobretudo por seu cunho intervencionista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a citação: 'Um dos diferenciais da comissão de verdade é a ênfase na vítima. Enquanto julgamentos criminais procuram analisar os fatos e sua relação causal com o acusado, a comissão permite uma maior atenção aos relatos das vítimas e de seus familiares. Este fato beneficia uma cura psicológica e um alívio dos traumas causados pela violência das violações.' Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES PINTO, Simone. Direito à memória e à verdade: comissões de verdade na América Latina. Revista Debates, Porto Alegre, v.4, n.1, p. 128-143, jan.-jun. 2010. p. 130.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização a respeito do trabalho das comissões da verdade na América do Sul, é correto afirmar que:
A Por buscar a cura de traumas, as comissões da verdade sul-americanas focaram apenas em questões psicológicas e não nas investigações.
B Somente as comissões da verdade lutam por justiça e pelo resgate da memória das vítimas das ditaduras latino-americanas.
C O trabalho das comissões da verdade começou ainda nos anos 1980, quando tiveram fim os regimes ditatoriais na América do Sul.
D As diversas comissões da verdade instaladas no Cone Sul lutam pela punição dos torturadores, deixando demais agentes da repressão de lado.
E Os crimes cometidos pelos regimes ditatoriais são averiguados pelas comissões da verdade porque não são crimes contra os direitos humanos.

Leia a citação: "Nos inícios da década de 1960, o mar do Caribe se tornou um dos lugares mais importantes do planeta." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAMOS, Dernival Venâncio. A Invenção do Caribe como Contracultura e a Revolução Cubana. Revista Brasileira do Caribe, v. VIII, n. 16, 459-469, 2008. p.460.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre o contexto latino-americano durante a Guerra Fria, é correto afirmar que:
A O Mar do Caribe teve sua importância acrescida nos anos 1960 por ser uma área livre de qualquer incursão militar norte-americana.
B Nos anos 1960, o Caribe se tornou, de fato, um local muito importante, sem haver, porém, tensão entre EUA e URSS na região.
C Apesar da crescente importância do Caribe nos anos 1960, esse lugar do mundo não chegou a chamar a atenção da União Soviética.
D A Crise dos Mísseis de Cuba foi um dos eventos que colaborou para que o Caribe fosse um lugar tão importante nos anos 1960.
E A crescente importância da região do mar do Caribe nos anos 1960 não possui relação com a Guerra Fria.

Leia a citação: "A secessão do Brasil em relação a Portugal deu-se de maneira diversa daquelas levadas a cabo pelas colônias da América hispânica em seus processos de ruptura com a metrópole espanhola." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MCFARLANE, Anthony. Independências americanas na era das revoluções: conexões, contextos, comparações. In: MALERBA, Jurandir (org.). A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p.387-418.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre as diferenças entre as Américas espanhola e portuguesa, é correto afirmar que:
A A independência do Brasil provocou uma ampla fragmentação da antiga América Portuguesa, diferente do que houve com a América Espanhola.
B A independência do Brasil, diferente das demais na América Latina, não resultou em desagregação do território, apesar de algumas tensões.

Leia a citação: "Outro ponto que ficou acertado foi a criação de um banco de dados sobre organizações e pessoas envolvidas em atividades políticas de oposição na América do Sul." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Operação Condor: O "Mercosul" do terror. Estudos Ibérico-Americanos. PUCRS, v. XXVIII, n. 1, p. 167-182, jun, 2002. p.169.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre as ditaduras no Cone Sul, é correto afirmar que:
A A citação diz respeito a uma aliança entre alguns regimes do Cone Sul, da qual o Brasil jamais participou.
B Apesar da citação indicar a existência de uma aliança, ela nunca existiu para além do campo diplomático.
C Mesmo trabalhando juntos pela criação de um banco de dados, os regimes da América do Sul nunca foram próximos.
D A citação se refere a uma tentativa de aliança que não vigorou por ter baixa aceitação entre as ditaduras.
E A citação se refere à Operação Condor, uma verdadeira aliança repressiva entre as ditaduras do Cone Sul.

Leia a citação: "Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na história do mundo." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das letras, 1995. p.223.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre os efeitos da Guerra Fria na América Latina, é correto afirmar que:
A O período mencionado na citação é a Guerra Fria, na qual ditaduras civis-militares foram instaladas em países latino-americanos.
B A citação aborda um período em que os EUA preocupavam-se em manter a influência capitalista sobre a América sem interferir nas democracias.
C A citação se refere à Guerra Fria como um período único na história, isso porque foi marcado pela ausência de conflitos e regimes repressivos.
D Apesar de ser um período único na história, a Guerra Fria não teve grande impacto sobre os países latino-americanos.
E O fragmento de texto aponta que a Guerra Fria é um período heterogêneo, porque os EUA e a URSS ignoraram a América Latina, para agir no restante do mundo.

Atente para o fragmento de texto: "A Constituição espanhola de Cádiz, de 1812, é um documento importante, não só por sua grande relevância para a história da Espanha, mas também por ser o testemunho de um momento de transição [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALLARI, Dalmo de Abreu. A Constituição de Cádiz: valor histórico e atual. REB - Revista de Estudios Brasileños. v. 1., n. 1., p. 81-96, 2014. p.82.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre a Guerra de Independência do México, leia as afirmacoes a seguir:
I. A Constituição de Cádiz foi fruto do anseio real e não da resistência ao rei.
II. A Constituição de Cádiz foi pioneira na Península Ibérica.
III. O liberalismo teve grande influência na elaboração da Constituição de Cádiz.
A I.
B II.
C I e II.
D I e III.
E II e III.

Atente para o extrato de texto: "Na diversidade latino-americana prima um tipo de Estado-Nação que tenta imitar o modelo ocidental". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEYHAUT, Gustavo. Dimensão cultural da integração na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 20, p. 183-198, abril/1994. p. 186.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre o surgimento do Estado-Nação na América Latina, é correto afirmar que:
A O Estado-Nação na América Latina só foi capaz de imitar o modelo ocidental porque não carregou consigo problemas do período colonial.
B Por modelo ocidental, podemos compreender unicamente a experiência norte-americana como influência para os latinos.
C O Estado-Nação latino-americano foi marcado não só pela diversidade, mas também por ser produto de independências sem guerra.
D O Estado-Nação latino-americano era profundamente atrelado à Europa, único espaço que serviu como modelo para sua organização.
E Ao citar o modelo ocidental, o fragmento de texto se refere, mais especificamente, à Europa e aos Estados Unidos.

Leia o fragmento de texto: "Nesse momento nasce, em Caracas, futura capitania Geral da Venezuela, Sebastián Francisco de Miranda. O filho primogênito de uma família de classe média viveu em sua juventude a transformação da situação colonial e a construção das bases das novas relações entre a Coroa e a América".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre os precursores da independência na América, é correto afirmar que:
A Como oriundo das classes médias, Francisco de Miranda nunca teve inserção social e, por isso, não foi considerado um precursor da independência na América Latina.
B Por ter vivido em um momento de transformações na relação entre a Espanha e suas colônias americanas, Francisco de Miranda buscou manter os laços com os espanhóis.
C Miranda quis aproveitar o momento de transformação do Império espanhol e desejava a libertação dos países latino-americanos, com exceção do Caribe, das Guianas e do Brasil.
D O plano de independência latino-americana elaborado por Francisco de Miranda previa a construção de apenas uma nação, porém com vários Estados.
E Tendo observado a transformação na situação colonial americana, Miranda optou por liderar um movimento cujo objetivo era melhorar a vida da classe média nas colônias.

Leia o fragmento de texto: "As empresas multinacionais são hoje a forma através da qual, e por excelência, as economias dos países caracterizados pelo subdesenvolvimento industrializado se inserem e se solidarizam com o sistema capitalista central."
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização a respeito do desenvolvimento da globalização na América Latina, é correto afirmar que:
A Reduzir custos não era objetivo das multinacionais, que se instalaram na América Latina somente para desenvolver economicamente esses países.
B Apesar de serem, hoje, uma forma de inserção da América Latina no sistema capitalista, as multinacionais não afetaram a divisão de trabalho.
C Entre os efeitos da instalação das empresas na América Latina está a internacionalização do capitalismo.
D Na América Latina, a chegada das multinacionais objetivava o desenvolvimento dos próprios países.
E O objetivo das multinacionais que se instalaram na América Latina era promover o fim da desigualdade nos países latino-americanos.