Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a responsabilidade do Poder Público e dos gestores na tutela dos direitos humanos, assinale a alternativa INCORRETA: Select one: a. Um dos objetivos estratégicos é o de promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública. A ideia é assegurar uma formação continuada e compatível com as atividades que exercem, com ação programática para garantir a efetiva disponibilização de equipamentos de proteção individual, dentre outros aspectos. b. Uma das ações para a democratização e modernização da segurança diz respeito ao Sistema Único de Segurança Pública, com vistas a repensar práticas e dogmas e, sobretudo, a cobrança da opinião pública e a maior fiscalização sobre o Estado, seus órgãos e agentes. c. Na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária, confere-se atenção especial ao estabelecimento de procedimentos operacionais padronizados, que previnam as ocorrências de abuso de autoridade e de violência institucional e confiram maior segurança a policiais e agentes penitenciários. d. O Governo Federal tem se preocupado com a definição de estratégias, programas, projetos e ações para proteger os direitos humanos. Com efeito, importa destacar o papel da segurança pública, concernente, cujas diretrizes envolvem a democratização e modernização do sistema de segurança pública, bem como a Transparência e participação popular. e. O Governo não precisa se preocupar com a promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública, na medida em que o regime jurídico, que veicula direitos, possui garantias suficientes para tal fim.
User badge image
Larissa Gabriela Souza

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas fornecidas: a. Um dos objetivos estratégicos é o de promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública. A ideia é assegurar uma formação continuada e compatível com as atividades que exercem, com ação programática para garantir a efetiva disponibilização de equipamentos de proteção individual, dentre outros aspectos. - Esta alternativa está correta, pois a promoção dos direitos humanos dos profissionais de segurança pública é uma responsabilidade do Poder Público e dos gestores. b. Uma das ações para a democratização e modernização da segurança diz respeito ao Sistema Único de Segurança Pública, com vistas a repensar práticas e dogmas e, sobretudo, a cobrança da opinião pública e a maior fiscalização sobre o Estado, seus órgãos e agentes. - Esta alternativa também está correta, pois a democratização e modernização da segurança são fundamentais para a tutela dos direitos humanos. c. Na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária, confere-se atenção especial ao estabelecimento de procedimentos operacionais padronizados, que previnam as ocorrências de abuso de autoridade e de violência institucional e confiram maior segurança a policiais e agentes penitenciários. - Esta alternativa está correta, pois a erradicação da tortura e a redução da letalidade policial e carcerária são medidas importantes para a proteção dos direitos humanos. d. O Governo Federal tem se preocupado com a definição de estratégias, programas, projetos e ações para proteger os direitos humanos. Com efeito, importa destacar o papel da segurança pública, concernente, cujas diretrizes envolvem a democratização e modernização do sistema de segurança pública, bem como a Transparência e participação popular. - Esta alternativa também está correta, pois destaca a preocupação do Governo Federal em proteger os direitos humanos, incluindo a segurança pública. e. O Governo não precisa se preocupar com a promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública, na medida em que o regime jurídico, que veicula direitos, possui garantias suficientes para tal fim. - Esta é a alternativa INCORRETA, pois o Governo tem sim a responsabilidade de se preocupar com a promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública, não podendo se eximir dessa responsabilidade com base apenas no regime jurídico existente. Portanto, a alternativa INCORRETA é: e. O Governo não precisa se preocupar com a promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública, na medida em que o regime jurídico, que veicula direitos, possui garantias suficientes para tal fim.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere os principais aspectos sobre a atuação dos profissionais de segurança pública e os parâmetros previstos para a tutela dos direitos humanos para marcar a alternativa INCORRETA:
Select one:
a. De acordo com a Constituição é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Além disso, todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.
b. É crime constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.
c. Havendo dúvidas sobre a identidade de uma pessoa e considerando a irregularidade na presença de adultos após as 22h nos logradouros públicos dos centros das cidades grandes, admite-se a sua detenção e condução para a delegacia de polícia mais próxima a fim de averiguar seus antecedentes.
d. A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique a outrem. Assim, o exercício dos direitos naturais do homem não tem limites, senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; seus limites não podem ser determinados senão pela lei.
e. Não existe o procedimento de detenção de uma pessoa para conduzi-la a uma delegacia a fim de averiguar seus antecedentes.

No que toca à norma legal que disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública, em todo o território nacional, leia atentamente cada uma das assertivas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA:
Select one:
I - Os órgãos de segurança pública deverão priorizar a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo, desde que o seu uso não coloque em risco a ________________ ou psíquica dos policiais.
II - Não é legítimo o uso de arma de fogo contra pessoa em fuga que esteja _________________ ou que não represente risco imediato de morte ou de lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros.
III - Consideram-se instrumentos de menor potencial ofensivo aqueles projetados especificamente para, com baixa probabilidade de causar __________________ ou lesões permanentes, conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas.
IV - O poder público tem o dever de fornecer a todo agente de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo para o _______________________ .
V - Sempre que do uso da força praticada pelos agentes de segurança pública decorrerem ferimentos em pessoas, deverá ser assegurada a imediata prestação de ____________________________ aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família ou à pessoa por eles indicada.
a. integridade física, desarmada, assistência e socorro médico, mortes, uso racional da força.
b. integridade física, mortes, desarmada, uso racional da força, assistência e socorro médico.
c. desarmada, uso racional da força, assistência e socorro médico, integridade física, mortes.
d. integridade física, desarmada, mortes, uso racional da força, assistência e socorro médico.
e. desarmada, integridade física, mortes, uso racional da força, assistência e socorro médico.

A evolução histórica dos direitos humanos nos remete a um conjunto de preceitos de proteção que foram sistematizados, organizados e categorizados com o passar do tempo. Sobre o assunto, marque a alternativa INCORRETA:
Select one:
a. A primeira dimensão de direitos humanos diz respeito ao conjunto de preceitos de liberdade ou de defesa, destinados a proteger os indivíduos contra as intervenções indevidas do Estado, o qual deve se abster de realizar determinadas práticas por constituírem violação ao âmbito essencial da dignidade humana (vida, liberdade, integridade física, honra, patrimônio, privacidade etc.).
b. A segunda geração de direitos humanos está ligada ao dever de prestação, no sentido de que o Estado deve fazer algo para assegurar a igualdade material entre as pessoas (não se limitando à igualdade prevista na lei – de natureza formal). Estão relacionados, dentre outros, aos direitos econômicos, sociais e culturais (ex.: saúde, educação, previdência).
c. A terceira geração de direitos humanos compreende os direitos difusos ou coletivos, relacionados à fraternidade ou solidariedade, com ênfase na garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado.
d. O surgimento de novos direitos humanos implica na supressão ou extinção daqueles já conquistados, por se tornarem obsoletos, notadamente, diante dos eventos momentâneos e ocasionais, tais como epidemias, crises políticas, econômicas, sociais etc.
e. Os direitos humanos previstos na Constituição de um país constituem os direitos fundamentais. As três primeiras gerações ou dimensões de direitos humanos correspondem ao lema da revolução francesa (1789): liberdade, igualdade e fraternidade.

Diante dos parâmetros concebidos na Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública, torna-se premente o enfrentamento, em especial, à criminalidade violenta, em que o bem a ser garantido, em última análise, é a vida. Em razão dessa assertiva, marque a alternativa INCORRETA:
Select one:
a. A defesa dos preceitos de direitos humanos vincula as atividades de inteligência de segurança pública.
b. Para que as ações desenvolvidas no âmbito da atividade de inteligência de segurança pública sejam plenas, há de se resguardar os direitos e as garantias fundamentais, em defesa dos direitos humanos.
c. Considerando a facultatividade de alguns dos atos editados pela ONU, e que não estejam incorporados no ordenamento brasileiro, a defesa dos preceitos de direitos humanos não vincula as atividades de inteligência de segurança pública.
d. Cabe à inteligência de segurança pública contribuir com as autoridades constituídas por meio do fornecimento de informações oportunas, abrangentes e confiáveis, necessárias ao exercício do processo decisório, para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
e. A inteligência de segurança pública desenvolve as suas atividades em estrita obediência ao ordenamento jurídico brasileiro, pautada pela fiel observância aos princípios, aos direitos e às garantias fundamentais expressos na Constituição, em prol da segurança pública, do bem-comum e da defesa dos interesses da sociedade e do Estado Democrático de Direito.

O Governo Federal editou diversos atos normativos ao longo dos últimos anos com o objetivo de incorporar pactos, convenções e tratados da ONU na ordem jurídica pátria. Assinale a opção que menciona um ato editado pela ONU não incorporado na ordem jurídica brasileira:
Select one:
a. Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei (CCFRAL) - adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1979.
b. Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio (1948).
c. Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966).
d. Carta das Nações Unidas.
e. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

A evolução histórica dos direitos humanos nos remete a um conjunto de preceitos de proteção que foram sistematizados, organizados e categorizados com o passar do tempo.
Portanto, marque a alternativa INCORRETA:
a. A primeira geração de direitos humanos diz respeito aos direitos de liberdade ou de defesa, destinados a proteger os indivíduos contra as intervenções indevidas do Estado, o qual deve se abster de realizar determinadas práticas por constituírem violação ao âmbito essencial da dignidade humana (vida, liberdade, integridade física, honra, patrimônio, privacidade etc.).
b. A segunda geração de direitos humanos está ligada ao dever de prestação, no sentido de que o Estado deve fazer algo para assegurar a igualdade material (não se limitando à igualdade prevista na lei – de natureza formal) entre as pessoas. Estão relacionados, dentre outros, aos direitos econômicos, sociais e culturais (ex.: saúde, educação, previdência).
c. Dentro do caráter de complementaridade, historicidade e proibição do retrocesso, surgindo uma nova pretensão para tutelar a dignidade humana, ela se soma aos que já existem e os detentores de poder devem respeitar o que está vigente. Contudo, diante dos eventos e crises políticas, econômicas, sociais, admite-se, no Brasil, a proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais que vierem a onerar os recursos financeiros e vulnerar a ordem institucional.
d. Os direitos humanos de quarta dimensão constituem os Direitos à Democracia, à informação, ao Pluralismo Político etc. Os direitos humanos de quinta dimensão dizem respeito ao Direito à Paz.
e. A terceira geração de direitos humanos compreende os direitos difusos ou coletivos, relacionados à fraternidade ou solidariedade, com ênfase na garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado.

Considerando as questões sobre política de segurança pública, NÃO É CORRETO AFIRMAR:
Sobre a responsabilidade do Poder Público e dos gestores na tutela dos direitos humanos, assinale a alternativa INCORRETA:
a. O Governo não precisa se preocupar com a promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública, na medida em que o regime jurídico, que veicula direitos, possui garantias suficientes para tal fim.
b. O Governo Federal tem se preocupado com a definição de estratégias, programas, projetos e ações para proteger os direitos humanos. Com efeito, importa destacar o papel da segurança pública, concernente, cujas diretrizes envolvem a democratização e modernização do sistema de segurança pública, bem como a Transparência e participação popular.
c. Um dos objetivos estratégicos é o de promoção dos direitos humanos dos profissionais do sistema de segurança pública. A ideia é assegurar uma formação continuada e compatível com as atividades que exercem, com ação programática para garantir a efetiva disponibilização de equipamentos de proteção individual, dentre outros aspectos.
d. Uma das ações para a democratização e modernização da segurança diz respeito ao Sistema Único de Segurança Pública, com vistas a repensar práticas e dogmas e, sobretudo, a cobrança da opinião pública e a maior fiscalização sobre o Estado, seus órgãos e agentes.
e. Na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária, confere-se atenção especial ao estabelecimento de procedimentos operacionais padronizados, que previnam as ocorrências de abuso de autoridade e de violência institucional e confiram maior segurança a policiais e agentes penitenciários.

Considere os principais aspectos sobre a atuação dos profissionais de segurança pública e os parâmetros previstos para a tutela dos direitos humanos para marcar a alternativa INCORRETA:
Considere os principais aspectos sobre a atuação dos profissionais de segurança pública e os parâmetros previstos para a tutela dos direitos humanos para marcar a alternativa INCORRETA:
a. De acordo com a Constituição é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Além disso, todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.
b. É crime constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.
c. Havendo dúvidas sobre a identidade de uma pessoa e considerando a irregularidade na presença de adultos após as 22h nos logradouros públicos dos centros das cidades grandes, admite-se a sua detenção e condução para a delegacia de polícia mais próxima a fim de averiguar seus antecedentes.
d. A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique a outrem. Assim, o exercício dos direitos naturais do homem não tem limites, senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; seus limites não podem ser determinados senão pela lei.
e. Não existe o procedimento de detenção de uma pessoa para conduzi-la a uma delegacia a fim de averiguar seus antecedentes.

Mais conteúdos dessa disciplina