Logo Passei Direto
Buscar
Os caracteres latinos foram utilizados durante o império Romano, o que deu início à difusão de seu uso. A difusão do alfabeto latino ocorreu principalmente graças a três elementos históricos: a expansão do Império Romano que o levou a toda extensão de seu território, com a expansão do cristianismo ocorrida principalmente durante o Império Bizantino, que adotou a religião cristã e que já adotava os caracteres latinos, terminando de expandir-se com as grandes navegações no início da Idade Moderna, tendo Espanha e Portugal como principais protagonistas, sendo que estes países possuíam idiomas derivados do latim e utilizavam-se do alfabeto latino. Mais tardiamente a Oceania também adota o alfabeto, que chega junto com os colonizadores ingleses. Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Com o passar dos anos novas letras foram incorporadas ao alfabeto latino, principalmente para suprir necessidades fonéticas. PORQUE II. A simplificação da escrita criou as letras sem serifas e a sua sofisticação as letras góticas. Ligaduras e diacríticos como os acentos e a cedilha foram adicionados para auxiliar a leitura. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. e. As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Gabriel Fonseca

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as asserções: I. Com o passar dos anos novas letras foram incorporadas ao alfabeto latino, principalmente para suprir necessidades fonéticas. Verdadeira, pois ao longo do tempo, o alfabeto latino realmente passou por modificações e incorporações de letras para atender a diferentes necessidades fonéticas das línguas que o utilizavam. II. A simplificação da escrita criou as letras sem serifas e a sua sofisticação as letras góticas. Ligaduras e diacríticos como os acentos e a cedilha foram adicionados para auxiliar a leitura. Verdadeira, essa afirmação é correta, pois descreve a evolução da escrita e a adição de elementos que ajudam na leitura. Agora, vamos verificar se a II é uma justificativa correta da I. A asserção II fala sobre a evolução da escrita e a adição de elementos, mas não justifica diretamente a afirmação de que novas letras foram incorporadas ao alfabeto latino para suprir necessidades fonéticas. Portanto, a II não é uma justificativa correta da I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada asserção: I. Com o passar dos anos novas letras foram incorporadas ao alfabeto latino, principalmente para suprir necessidades fonéticas. Verdadeiro, ao longo da história, o alfabeto latino passou por modificações e acréscimos de novas letras para representar sons específicos de diferentes idiomas que o utilizam. II. A simplificação da escrita criou as letras sem serifas e a sua sofisticação as letras góticas. Ligaduras e diacríticos como os acentos e a cedilha foram adicionados para auxiliar a leitura. Verdadeiro, ao longo do tempo, a escrita passou por evoluções que levaram à criação de diferentes estilos de letras, como as serifadas e as góticas, além da adição de ligaduras e diacríticos para facilitar a leitura e representar sons específicos. Portanto, as duas asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Sendo assim, a alternativa correta é: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As serifas são apoios nas letras, que ora são utilizados para auxiliar a leitura, ora com intenções meramente gráficas, e que originalmente eram um acabamento para as inscrições feitas em pedra.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) O termo "Gothic" no nome da fonte não significa que se tratam de letras Góticas, mas sim de letras sem serifas. ( ) Na Idade Média as ligaduras se consolidaram e várias delas tornaram-se novos caracteres. ( ) Os caracteres romanos originais, gravados nos monumentos, em nenhum caso possuem serifas. ( ) A Bíblia de Gutenberg foi composta com tipos góticos (blackletters). ( ) Para simplificar a escrita, as letras também passaram a ser utilizadas sem a colocação de serifas.
a. F-F-F-F-F.
b. F-V-F-V-F.
c. V-V-F-V-V.
d. V-V-V-V-V.
e. V-F-V-F-V.

A cultura grega teve forte influência até a formação do Império Romano, que dominou quase toda a Europa, norte da África e uma pequena porção do leste da Ásia. Os romanos adaptaram vinte e um caracteres do alfabeto etrusco, que era derivado do alfabeto grego:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) A letra K jamais incorporou-se ao alfabeto latino. ( ) Os chineses, os sumérios, os egípcios já haviam desenvolvido formas de escrita antes dos fenícios. ( ) O alfabeto fenício também deu origem a alguns dos principais alfabetos fonéticos hoje utilizados, como o chinês, o japonês e o indiano. ( ) Os romanos adaptaram vinte e um caracteres do alfabeto etrusco, que era derivado do alfabeto egípcio. ( ) A letra “W” foi introduzida para representar a pronúncia do “V” germânico, ligando-se duas letras “V”.
a. F-F-F-F-F.
b. V-V-V-V-V.
c. F-V-F-F-V.
d. V-F-F-V-V.
e. F-F-V-V-F.

Mais conteúdos dessa disciplina