Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Quais são os mecanismos de integração da norma jurídica? Os meios de integração norma jurídica são: (i) analogia; (ii) costumes; e (iii) princípios gerais de direito. Essa é a taxatividade da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).

User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A questão aborda os mecanismos de integração da norma jurídica conforme a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB). Os meios de integração mencionados são: (i) analogia; (ii) costumes; (iii) princípios gerais de direito. Esses três elementos são, de fato, reconhecidos como formas de integrar e interpretar normas jurídicas quando há lacunas ou ambiguidades na legislação. Portanto, a resposta correta é que os mecanismos de integração da norma jurídica são: analogia, costumes e princípios gerais de direito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os meios de integração da norma jurídica são importantes para suprir lacunas no ordenamento jurídico. De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), os meios de integração são: analogia, costumes e princípios gerais de direito. Portanto, os mecanismos de integração da norma jurídica são: (i) analogia; (ii) costumes; e (iii) princípios gerais de direito. Esses meios são fundamentais para garantir a aplicação e interpretação adequada do direito em situações não previstas explicitamente na legislação.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A analogia pode ser empregada em matéria penal? O emprego da analogia no Direito Penal somente é permitido a favor do réu, jamais em seu prejuízo, seja criando tipos incriminadores, seja agravando as penas dos que já existem.

Cite e explique as características da norma jurídica Bilateralidade: O Direito sempre esta ligado a duas ou mais pessoas, dando poder a uma parte e impondo dever à outra. Generalidade: Significa que as normas valem para todos, sem distinção de qualquer natureza. Abstratividade: A norma não foi criada para regular uma situação concreta ocorrida, mas para regular, de forma abstrata, abrangendo o maior número possível de casos semelhantes. Imperatividade: É a característica de impor aos destinatários a obrigação de obedecer. Não depende da vontade dos indivíduos, pois a ordem não é conselho, mas ORDEM a ser seguida. Coercibilidade: Possibilidade do uso da força para combater aqueles que não observam as normas.

O que entende por lacuna? Lacunas da lei representam a ausência de uma norma específica, ou mesmo de um critério para a aplicação de outras normas. Para suprir essa falta, o operador do Direito pode se valer de uma série de técnicas de integração.

O que se entende por interpretação judicial? É a interpretação feita pelos juízes e manifestada nos seus julgados ou na jurisprudência dos tribunais. E os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico.

Mais conteúdos dessa disciplina