Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Receita Federal (2019, p. 24), a pessoa física não estará obrigada a entregar a declaração em razão de ser titular ou sócio de empresa, exceto se preencher os requisitos constantes na Instrução Normativa nº 1.871/2019, artigo 2º.
Neste sentido, analise as afirmativas a seguir sobre a pessoa física com participação societária e assinale a alternativa correta.

I. Os rendimentos auferidos pela empresa declarados na pessoa física podem ser decorrentes de pró-labore ou de dividendos.
II. No caso da distribuição de dividendos os valores declarados como lucros ou dividendos estão isentos de imposto de renda para a pessoa física.
III. O contribuinte que tenha recebido como pessoa jurídica deve declarar os ganhos como pessoa jurídica.
IV. O pró-labore é uma forma de remuneração obrigatória para as pessoas físicas.
Assinale a alternativa correta:
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os rendimentos auferidos pela empresa declarados na pessoa física podem ser decorrentes de pró-labore ou de dividendos. Verdadeiro, tanto o pró-labore quanto os dividendos são formas de remuneração que podem ser recebidas por sócios ou titulares de empresas e devem ser declarados na pessoa física. II. No caso da distribuição de dividendos os valores declarados como lucros ou dividendos estão isentos de imposto de renda para a pessoa física. Verdadeiro, os dividendos distribuídos pela empresa aos sócios são isentos de imposto de renda na pessoa física. III. O contribuinte que tenha recebido como pessoa jurídica deve declarar os ganhos como pessoa jurídica. Falso, os ganhos recebidos como pessoa jurídica devem ser declarados como tal, enquanto os rendimentos recebidos na pessoa física devem ser declarados como tal. IV. O pró-labore é uma forma de remuneração obrigatória para as pessoas físicas. Falso, o pró-labore é uma forma de remuneração para sócios ou titulares de empresas, mas não é obrigatório. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém ambas é: A Apenas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Neste sentido, analise as afirmacoes a seguir sobre substituição tributária e assinale a alternativa correta. I. A substituição tributária antecedente corresponde à substituição 'para trás' ou 'regressiva'. II. A substituição tributária concomitante ocorre quando determinado contribuinte não realiza a operação, mas a lei transfere a responsabilidade para este sujeito. III. A substituição tributária subsequente corresponde à substituição 'para frente' ou 'progressiva'. IV. A substituição tributária preexistente ocorre após a concretização do fato gerador, a uma terceira pessoa sem relação pessoal e direta com o fato gerador, a obrigação do pagamento do tributo.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e III estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.

Associe as operações aos respectivos crimes contra a ordem tributária da seguinte forma (1) para Simulação; (2) para Descaminho e (3) para Depositário Infiel.

A 2, 1, 3.
B 1, 2, 3.
C 2, 3, 1.
D 1, 3, 2.
E 3, 1, 2.

A capacidade tributária passiva envolve o sujeito passivo que é aquele que realiza o fato gerador da obrigação tributária. Toda pessoa física ou jurídica possui capacidade tributária passiva (art. 126, CTN). O sujeito passivo da obrigação principal se refere ao contribuinte ou responsável pelo pagamento do tributo. Neste sentido, analise as afirmacoes a seguir sobre contribuinte e responsável e assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas I e III estão corretas.
C) Apenas II e IV estão corretas.
D) Apenas I, II e IV estão corretas.
E) Apenas II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina