Logo Passei Direto
Buscar
Sobre genética e biotecnologia, assinale o que for correto. A O tipo sanguíneo O é mais frequente e, por esse motivo, o alelo responsável por sua expressão é dominante sobre os demais; B O material genético dos vírus é unicamente o DNA; C Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem a passagem de DNA através da membrana celular. D Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal; E As células nervosas são diferentes das células musculares porque contêm genes diferentes;
User badge image
Gasparzinho

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O tipo sanguíneo O é mais frequente e, por esse motivo, o alelo responsável por sua expressão é dominante sobre os demais. - Na verdade, o tipo sanguíneo O é resultado da ausência de antígenos A e B, e o alelo O é recessivo em relação aos alelos A e B. Portanto, essa afirmação está incorreta. B) O material genético dos vírus é unicamente o DNA. - Isso é falso, pois os vírus podem ter tanto DNA quanto RNA como material genético. C) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem a passagem de DNA através da membrana celular. - Essa afirmação é incorreta. As enzimas de restrição cortam o DNA em locais específicos, mas não têm relação com a passagem do DNA através da membrana celular. D) Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal. - Essa afirmação está correta. A terapia gênica visa corrigir ou substituir genes defeituosos que causam doenças. E) As células nervosas são diferentes das células musculares porque contêm genes diferentes. - Isso é incorreto. Todas as células do corpo contêm o mesmo conjunto de genes, mas a expressão desses genes é o que diferencia os tipos celulares. Portanto, a alternativa correta é: D) Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações apresentadas: A) O tipo sanguíneo O é mais frequente e, por esse motivo, o alelo responsável por sua expressão é dominante sobre os demais - Esta afirmação está incorreta. O tipo sanguíneo O é recessivo em relação aos tipos A e B. Portanto, o alelo responsável por sua expressão não é dominante sobre os demais. B) O material genético dos vírus é unicamente o DNA - Esta afirmação está incorreta. Alguns vírus possuem material genético composto por RNA, como os retrovírus. C) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem a passagem de DNA através da membrana celular - Esta afirmação está incorreta. As enzimas de restrição são utilizadas na Engenharia Genética para cortar o DNA em locais específicos, facilitando a manipulação genética, mas não estão diretamente relacionadas à passagem de DNA através da membrana celular. D) Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal - Esta afirmação está correta. A terapia gênica tem como objetivo corrigir genes defeituosos, substituindo o alelo anormal por um alelo normal. E) As células nervosas são diferentes das células musculares porque contêm genes diferentes - Esta afirmação está incorreta. Todas as células do nosso corpo possuem o mesmo material genético (DNA), o que as diferencia é a expressão gênica, ou seja, quais genes estão ativos em cada tipo de célula. Portanto, a única afirmação correta é a letra D) Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As enzimas de restrição são sintetizadas:
a) apenas pelas bactérias;
b) apenas pelos vírus;
c) por vírus e bactérias;
d) por todas as células procarióticas;
e) por qualquer tipo de célula.

A Engenharia Genética consiste numa técnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricação de produtos farmacêuticos em bactérias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, já é possível introduzir em bactérias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substância. Isto só é possível porque:
a) As bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente.
b) O cromossomo bacteriano é totalmente substituído pelo DNA recombinante.
c) As bactérias são seres eucariontes.
d) Os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens.
e) As bactérias são seres muito simples, constituídos por um único tipo de ácido nucléico (DNA).

Atualmente deixou de ser novidade a criação de plantas transgênicas, capazes de produzir hemoglobina. Para que isso seja possível, essas plantas recebem:
a) o fragmento de DNA, cuja sequência de nucleotídeos determina a sequência de aminoácidos da hemoglobina;
b) o RNAm que carrega os aminoácidos usados na síntese de hemoglobina;
c) somente os aminoácidos usados nessa proteína;
d) os anticódons que determinam a sequência de aminoácidos nessa proteína;
e) os ribossomos utilizados na produção dessa proteína.

A clonagem molecular é:
a) a técnica que emprega bactérias como multiplicadores de um fragmento de DNA;
b) o mecanismo para se obter resistência a antibióticos;
c) a fabricação de produtos farmacêuticos;
d) o processo utilizado para cortar o DNA;
e) a enzima utilizada na Geneterapia.

Os avanços de Engenharia Genética permitem que um ser vivo forneça genes a outro de espécie diferente, sem alterar as principais características que os diferenciam.
O seu que recebe o gene é denominado:
a) clone
b) parasitado
c) mutante
d) transgênico
e) mutagênico

A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como terapia gênica, que consiste em colocar em um paciente uma cópia de um gene saudável, para corrigir determinado problema genético.
A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como
A) mutação.
B) clonagem.
C) crossing-over.
D) terapia gênica.
E) transformação genética.

A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação do milho Bt, resistente ao ataque de determinados tipos de insetos. Considerando que foi introduzido um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que promove na planta a produção de uma proteína tóxica aos insetos, mas inofensiva aos mamíferos.
É correto afirmar que o milho Bt é resultado de técnica de:
A) clonagem gênica.
B) transgênese.
C) terapia gênica.
D) eletroforese.
E) cruzamento interespecífico.

Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema. Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta
A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Dominante.
E) Transgênica.

Em biotecnologia, uma das formas de manipular o material genético é utilizando-se a tecnologia do DNA recombinante, empregada nos procedimentos de
A) clonagem terapêutica.
B) produção de células-tronco.
C) terapia celular com células-tronco.
D) terapia gênica.
E) clonagem de animais.

Mais conteúdos dessa disciplina