Logo Passei Direto
Buscar

Bases de Dados

Humanas / Sociais
Assinale a alternativa com o princípio que não é próprio da atividade notarial. A ) Princípio do contraditório. B ) Princípio da publicidade. C ) Princípio da segurança. D ) Princípio da unicidade. E ) Princípio da rogação.
User badge image
Jackson Correa Da Silva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) Princípio do contraditório - Este princípio garante que as partes envolvidas em um processo tenham a oportunidade de se manifestar e apresentar seus argumentos, sendo um princípio fundamental em diversos contextos jurídicos. B) Princípio da publicidade - Refere-se à transparência e acessibilidade das informações relacionadas aos atos notariais, permitindo que sejam conhecidos pelo público em geral. C) Princípio da segurança - Este princípio está relacionado à garantia da validade e autenticidade dos atos notariais, assegurando a proteção dos direitos das partes envolvidas. D) Princípio da unicidade - Este princípio diz respeito à singularidade e indivisibilidade dos atos notariais, ou seja, cada ato deve ser único e não passível de divisão. E) Princípio da rogação - Refere-se ao princípio de que os atos notariais devem ser praticados mediante a manifestação de vontade das partes interessadas, ou seja, por solicitação delas. Analisando as opções, o princípio que não é próprio da atividade notarial é o da unicidade, pois os atos notariais podem envolver múltiplas partes e situações distintas, não sendo necessariamente indivisíveis. Portanto, a alternativa correta é: D) Princípio da unicidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a responsabilidade de notários e registradores, em relação aos tributos devidos sobre os atos por eles praticados, elencada no Código Tributário Nacional (CTN), no artigo 134, inciso VI, assinale a alternativa correta.
Sobre a responsabilidade de notários e registradores, em relação aos tributos devidos sobre os atos por eles praticados, elencada no Código Tributário Nacional (CTN), no artigo 134, inciso VI, assinale a alternativa correta.
a ) Os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício respondem solidariamente pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razão do seu ofício.
b ) Os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício não respondem pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, pois os valores de impostos e demais taxas compõem os emolumentos.
c ) Os tabeliães e escrivães não respondem solidariamente pelos tributos devidos em razão do seu ofício, pois possuem imunidade própria à atividade registral e notarial, conforme a Lei de Registradores.
d ) Os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício respondem solidariamente pelos tributos devidos sobre os atos praticados por terceiros, pois o Estado não pode abrir mão de receita.
e ) Os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício respondem subsidiariamente pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razão do seu ofício.

O artigo 15 e os seguintes da Lei 8.935/1994 dispõem sobre o princípio da publicidade em relação aos notários e registradores. Assinale a alternativa correta sobre o objetivo desse princípio.
Assinale a alternativa correta sobre o objetivo desse princípio.
a ) Seu objetivo é garantir que os serviços não sejam delegados pelo tabelião aos seus prepostos.
b ) Seu objetivo é garantir que não haverá privilégios nem prejuízos a qualquer pessoa que venha a utilizar os seus serviços.
c ) Seu objetivo é prevenir riscos ou problemas futuros, evitando a existência de lides e a busca pelo Poder Judiciário.
d ) Seu objetivo é dar amplo conhecimento à sociedade dos escritos e registros públicos, gerando a oponibilidade contra todos (erga omnes).
e ) Seu objetivo é garantir que os atos notariais sejam realizados em um único momento, sem interrupções.

São deveres dos notários e dos oficiais de registro, segundo o artigo 30, inciso XI, da Lei 8.935/1994:
São deveres dos notários e dos oficiais de registro, segundo o artigo 30, inciso XI, da Lei 8.935/1994:
a ) efetuar as averbações e os cancelamentos de sua competência, conforme as atribuições notariais.
b ) exercer opção, nos casos de desmembramento ou desdobramento de sua serventia.
c ) organizar associações ou sindicatos de classe e participar deles na condição de escrivão.
d ) fiscalizar o recolhimento dos impostos que incidirem sobre os atos que devem praticar.
e ) expedir certidões de atos e documentos que constem de seus registros e papéis.

Em relação ao Protesto de Títulos, estabelecido na Lei n. 9.492/1997, podemos afirmar que:
Em relação ao Protesto de Títulos, estabelecido na Lei n. 9.492/1997, podemos afirmar que:
a ) protesto é o ato informal não solene no qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida.
b ) protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida.
c ) se tratando de títulos ou documentos de dívida sujeitos à correção, o pagamento será feito pela média da conversão vigorante no mês do pagamento.
d ) na impossibilidade de apresentação do original do título ou documento de dívida protestado, será exigido o original do instrumento de protesto.
e ) a irregularidade substancial do título, a exemplo da prescrição, atestada em ofício pelo tabelião de protesto, obstará o registro do protesto.

Marque a alternativa que tenha os requisitos necessários para a delegação ao exercício da atividade notarial e de registro.
Marque a alternativa que tenha os requisitos necessários para a delegação ao exercício da atividade notarial e de registro.
a ) Ser bacharel em administração; ter capacidade civil; ter conduta condigna.
b ) Estar quite com obrigações eleitorais e fiscais; ser brasileiro; ser bacharel.
c ) Ter nacionalidade brasileira; ter capacidade civil; ser designado por juiz de direito.
d ) Ter nacionalidade brasileira; ser bacharel em Direito; ter capacidade civil.
e ) Ter 35 anos; ser natural da região do cartório; ter quitado as obrigações civis.

O serviço, a função e a atividade notarial e de registro são norteados pelos princípios específicos de cada natureza notarial e registral. Assinale a alternativa que contém os princípios gerais da Administração Pública.
Assinale a alternativa que contém os princípios gerais da Administração Pública.
a ) Fé pública, segurança, oficialidade, reserva de iniciativa, legalidade.
b ) Fé pública, publicidade, autenticidade, eficácia dos atos, reserva de iniciativa.
c ) Publicidade, autenticidade, segurança, eficácia dos atos, legalidade.
d ) Autenticidade, segurança, eficácia dos atos, oficialidade, reserva de iniciativa.
e ) Publicidade, eficiência, moralidade, impessoalidade e legalidade.

Assinale a alternativa cujo texto está diretamente relacionado ao princípio da legalidade.
Assinale a alternativa cujo texto está diretamente relacionado ao princípio da legalidade.
a ) Tem por escopo evitar que títulos não sejam registrados, pois quem não observar esse dever arcará com o ônus da sua omissão.
b ) Consiste na determinação precisa do conteúdo do direito que se procura assegurar e da individualidade do imóvel que dele é objeto.
c ) Garante a ordem cronológica da apresentação dos títulos e, em decorrência, a prioridade de exame e de registro e a preferência do direito real oponível perante terceiros.
d ) Impõe ao registrador a obrigação de seguir o que está disposto em lei, assim, impedirá que sejam registrados títulos inválidos, ineficazes ou imperfeitos.
e ) Impõe a provocação ao registro, ou seja, impede o oficial, salvo as exceções legais existentes, ex officio.

Indique a alternativa que apresenta corretamente as atividades que competem, com exclusividade, ao tabelião de notas.
Indique a alternativa que apresenta corretamente as atividades que competem, com exclusividade, ao tabelião de notas.
a ) Lavrar escrituras, procurações, testamentos públicos e atas notariais.
b ) Receber o pagamento dos títulos protocolizados, dando quitação a eles.
c ) Acatar o pedido de desistência do protesto formulado pelo apresentante.
d ) Expedir certidões de atos e documentos que constem de seus registros e papéis.
e ) Intimar os devedores dos títulos para aceitá-los, devolvê-los ou pagá-los.

Sobre escritura pública, marque a alternativa correta.
Sobre escritura pública, marque a alternativa correta.
a ) A ata notarial e a escritura pública são instrumentos muito semelhantes entre si e podem, a depender do ato notarial, ser utilizadas uma em substituição da outra sem prejuízos para nenhuma das partes.
b ) Se um dos comparecentes "não for conhecido do tabelião, nem puder identificar-se por documento, deverão participar do ato pelo menos duas testemunhas que o conheçam e atestem sua identidade".
c ) O notário expressa na escritura pública as percepções sensoriais acerca da existência ou inexistência de uma coisa; relata ainda a sua destruição ou inutilização.
d ) Quem outorga os poderes concedidos por meio da escritura pública recebe a denominação mandante e aquele que recebe tais poderes é chamado de mandatário, podendo, em lugar do outro, participar dos atos.
e ) A escritura pública tem como objetivo a constatação de fatos ou a percepção que deles tenha o notário sempre que por sua índole não possam ser qualificados de contratos.

A legislação pátria, no artigo 1.862 do Código Civil, permite que sejam realizados três tipos de testamentos. Marque a alternativa que os apresenta corretamente.
Marque a alternativa que os apresenta corretamente.
a ) Atas de fé pública, privado e cerrados.
b ) Procuração, ata notarial e cerrados.
c ) Particulares, encerrados e ata notarial.
d ) Públicos, particulares e cerrados.
e ) Público, escritura e procuração.

Mais conteúdos dessa disciplina