Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário, que teve início com um golpe de Estado contra o presidente eleito João Goulart, em 31 de março de 1964, inaugurando um regime militar durou 21 anos, entendendo-se até 1985. Sobre este período da História do Brasil é correto afirmar que: I – Com o Ato Institucional número 5, o Presidente da República acumulou a prerrogativa de decretar a intervenção nos estados e municípios sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais. II - As ações autoritárias do regime ditatorial, inaugurado em 1964, foram contidas durante toda a vigência da ditadura pela ação impetuosa e democrática dos deputados eleitos, reunidos nas casas legislativas federais e estaduais. III - Completamente alheios ao comportamento autoritário dos chefes do Poder Executivo e aos crimes cometidos pelos militares no âmbito das operações de combate àquilo que denominavam subversão política, os senadores da República passaram a constituir a única base de apoio dos militares no parlamento brasileiro. IV - Em 28 de agosto de 1979, o Presidente da República sancionou a lei 6.683, que garantia anistia a todos os cidadãos que tivessem cometido crimes políticos e eleitorais ou que tiveram seus direitos suspensos diante das punições previstas nos atos institucionais. V - Entre 1979 e 1985, o bispo católico Dom Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel, o pastor presbiteriano Jaime Wright e uma equipe de estudiosos e pesquisadores, reuniu uma série de documentos sobre a tortura praticada por membros do Regime Militar contra pessoas de diferentes posições políticas e origens, que ficou conhecido como Projeto Brasil: Nunca Mais.
I – Com o Ato Institucional número 5, o Presidente da República acumulou a prerrogativa de decretar a intervenção nos estados e municípios sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.
II - As ações autoritárias do regime ditatorial, inaugurado em 1964, foram contidas durante toda a vigência da ditadura pela ação impetuosa e democrática dos deputados eleitos, reunidos nas casas legislativas federais e estaduais.
III - Completamente alheios ao comportamento autoritário dos chefes do Poder Executivo e aos crimes cometidos pelos militares no âmbito das operações de combate àquilo que denominavam subversão política, os senadores da República passaram a constituir a única base de apoio dos militares no parlamento brasileiro.
IV - Em 28 de agosto de 1979, o Presidente da República sancionou a lei 6.683, que garantia anistia a todos os cidadãos que tivessem cometido crimes políticos e eleitorais ou que tiveram seus direitos suspensos diante das punições previstas nos atos institucionais.
V - Entre 1979 e 1985, o bispo católico Dom Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel, o pastor presbiteriano Jaime Wright e uma equipe de estudiosos e pesquisadores, reuniu uma série de documentos sobre a tortura praticada por membros do Regime Militar contra pessoas de diferentes posições políticas e origens, que ficou conhecido como Projeto Brasil: Nunca Mais.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas II, III e V estão corretas.
c) Apenas II, IV e V estão corretas.
d) Apenas I, II e V estão corretas.
e) Apenas II, III e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I - Com o Ato Institucional número 5, o Presidente da República acumulou a prerrogativa de decretar a intervenção nos estados e municípios sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais. Esta afirmativa está correta, pois o AI-5 foi um dos atos mais autoritários do regime militar. II - As ações autoritárias do regime ditatorial, inaugurado em 1964, foram contidas durante toda a vigência da ditadura pela ação impetuosa e democrática dos deputados eleitos, reunidos nas casas legislativas federais e estaduais. Esta afirmativa está incorreta, pois durante a ditadura militar, os deputados eleitos não tiveram poder para conter as ações autoritárias do regime. III - Completamente alheios ao comportamento autoritário dos chefes do Poder Executivo e aos crimes cometidos pelos militares no âmbito das operações de combate àquilo que denominavam subversão política, os senadores da República passaram a constituir a única base de apoio dos militares no parlamento brasileiro. Esta afirmativa está incorreta, pois os senadores não foram a única base de apoio dos militares, e muitos deles apoiaram ativamente o regime. IV - Em 28 de agosto de 1979, o Presidente da República sancionou a lei 6.683, que garantia anistia a todos os cidadãos que tivessem cometido crimes políticos e eleitorais ou que tiveram seus direitos suspensos diante das punições previstas nos atos institucionais. Esta afirmativa está correta, pois a Lei da Anistia foi um marco importante no processo de redemocratização do Brasil. V - Entre 1979 e 1985, o bispo católico Dom Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel, o pastor presbiteriano Jaime Wright e uma equipe de estudiosos e pesquisadores, reuniram uma série de documentos sobre a tortura praticada por membros do Regime Militar contra pessoas de diferentes posições políticas e origens, que ficou conhecido como Projeto Brasil: Nunca Mais. Esta afirmativa está correta, pois o Projeto Brasil: Nunca Mais foi uma importante iniciativa para documentar os abusos cometidos durante a ditadura militar. Portanto, as afirmativas corretas são II, IV e V. A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) Apenas II, IV e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Kimiko correndo entre os pés de café, e Kimiko era uma criança que corria atrás de Tikao, seu irmão e eram duas crianças que brincavam. Ela fez uma bola de neve, acertou as costas de Tikao. Ele se virou, disse que a pegaria, e agora era ele quem corria atrás dela. Alcançou-a logo, pulou sobre a irmã, os dois caíram, começaram a rir. Kimie preferia ficar na janela, observando. Kimiko e Tikao, ajoelhados sobre a neve, acenavam, chamavam-na para a brincadeira. Ela fazia que não com um sinal de cabeça. Também era bom ficar ali, só vendo. Era o seu jeito de ser feliz.” (Fonte: NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011, p. 40.)

Analise as questões sobre este fragmento:

I. Apesar da inadaptação inicial, Kimie é o personagem que representa o completo ajustamento do imigrante japonês em terras brasileiras, sem, no entanto, perder as raízes culturais do país de origem.

II. As minúcias da cena são resultado dos depoimentos de Hideo Inabata, avô de Noboru, o narrador.

III. A cena descrita no excerto, em que crianças brincam em um cafezal, num espaço coberto pela neve, parte da imaginação ficcional de Noboru, pois rareavam as informações familiares acerca de Kimie.

IV. O entrecruzamento da imagem dos cafezais com a neve demonstra o desajuste de Kimie em relação ao Brasil e a saudade do Japão.

Assinale a alternativa CORRETA:
I. Apesar da inadaptação inicial, Kimie é o personagem que representa o completo ajustamento do imigrante japonês em terras brasileiras, sem, no entanto, perder as raízes culturais do país de origem.
II. As minúcias da cena são resultado dos depoimentos de Hideo Inabata, avô de Noboru, o narrador.
III. A cena descrita no excerto, em que crianças brincam em um cafezal, num espaço coberto pela neve, parte da imaginação ficcional de Noboru, pois rareavam as informações familiares acerca de Kimie.
IV. O entrecruzamento da imagem dos cafezais com a neve demonstra o desajuste de Kimie em relação ao Brasil e a saudade do Japão.
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina