Logo Passei Direto
Buscar
O atendimento à pobreza pelo Estado não é algo novo. Diversas experiências se apresentam desde a Idade Média, por meio de ações de legislações sociais. Behring e Boschetti (2011, p. 48) citam algumas, como: Estatuto dos Trabalhadores, de 1349; Estatuto dos Artesãos, de 1536; Lei dos Pobres Elisabetanas, de 1531 e 1601; Lei do Domicílio (Settlement Act), de 1662; Speenhsmland Act, de 1795; e Lei Revisora das Leis dos Pobres ou Nova Lei dos Pobres (Poor Law Amendment Act), de 1834. Essas legislações tinham como característica comum:
somente tinham direitos os trabalhadores que estavam inseridos no mercado de trabalho formal, em uma lógica de seguro social.
assistência mínima e restrita, sustentada pelo dever moral cristão, sem perspectiva de direito de caráter punitivo e restritivo. (Alternativa correta)
a compreensão de que não há necessidade de assistência, devendo, assim, estimular a individualidade e a competitividade.
a primazia da responsabilidade do Estado.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A característica comum das legislações sociais citadas, conforme descrito, era a assistência mínima e restrita, sustentada pelo dever moral cristão, sem perspectiva de direito de caráter punitivo e restritivo. Isso significa que essas leis visavam fornecer ajuda aos trabalhadores inseridos no mercado formal, mas de forma limitada e baseada em princípios morais, sem uma abordagem de direitos mais abrangente. Portanto, a alternativa correta é: assistência mínima e restrita, sustentada pelo dever moral cristão, sem perspectiva de direito de caráter punitivo e restritivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A questão social é uma categoria que requer um estudo crítico e reflexivo da realidade. Assim, é preciso repensar o próprio modelo produtivo. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
A questão social, no modelo produtivo do capital, centra-se na inclusão social.
A questão social está dissociada do modo de produção capitalista.
A questão social é uma categoria complexa cujo enfrentamento não ocorre apenas pela articulação de uma categoria profissional. (Alternativa correta)
Apesar de antagônicos, a questão social precede o modelo de produção social capitalista.

Mais conteúdos dessa disciplina