Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
O pai do liberalismo político foi John Locke que em sua obra 'Segundo Tratado sobre o governo civil' determinou algumas características necessárias ao Estado. Para Locke, o Estado deve intervir minimamente na sociedade, ou seja, tem de ser uma autoridade limitada e consentida. Neste sentido, o autor faz uma crítica direta ao absolutismo quando afirma que o Estado deve garantir:

A) A vida e liberdade dos governantes;
B) O poder político das classes dominantes
C) A vida, liberdade e bens dos indivíduos
D) O poder e a dominação do governante;
E) A saúde, educação e previdência.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta, precisamos considerar os princípios fundamentais do pensamento de John Locke, especialmente em relação ao seu conceito de Estado e direitos individuais. Locke argumenta que o Estado deve proteger os direitos naturais dos indivíduos, que incluem a vida, a liberdade e a propriedade (ou bens). Ele critica o absolutismo, defendendo que o poder do governo deve ser limitado e baseado no consentimento dos governados. Analisando as alternativas: A) A vida e liberdade dos governantes - Não é o foco de Locke, que se preocupa mais com os direitos dos indivíduos. B) O poder político das classes dominantes - Locke não defende a manutenção do poder das classes dominantes, mas sim a proteção dos direitos individuais. C) A vida, liberdade e bens dos indivíduos - Esta alternativa reflete diretamente os princípios de Locke sobre o que o Estado deve garantir. D) O poder e a dominação do governante - Locke critica a dominação e defende a limitação do poder do governante. E) A saúde, educação e previdência - Embora importantes, não são os principais focos de Locke em sua obra. Portanto, a alternativa correta é: C) A vida, liberdade e bens dos indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

John Locke, considerado o pai do liberalismo político, defendia em sua obra "Segundo Tratado sobre o governo civil" que o Estado deveria ter uma intervenção mínima na sociedade, sendo uma autoridade limitada e consentida. Para Locke, o Estado deveria garantir a vida, liberdade e bens dos indivíduos, protegendo seus direitos naturais. Portanto, a alternativa correta é: C) A vida, liberdade e bens dos indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tocqueville foi um pensador que marcou as análises sobre democracia moderna. Para ele se faz necessário não apenas conhecer a democracia na América, mas construir um conceito definidor de democracia. Ele tenta pintar traços gerais das sociedades democráticas. O conceito de democracia já existia na época de Tocqueville, e é dado pela própria etimologia da palavra — demo = povo e cracia = poder. Portanto, em uma definição abstrata, democracia é o governo do povo, mas o que isso quer dizer na realidade concreta? Essa é a questão em Tocqueville: para além da mera abstração, o que se pretende é formular um conceito de democracia que toque as sociedades reais, concretas. Sobre democracia em Tocqueville, podemos afirmar que:

A) Está ligada à coisa pública e ao modo que o Estado tomará para si todas as atividades públicas e começará a decidir sozinho em todos os assuntos públicos, e aos poucos irá intervir nas liberdades individuais.
B) É a aparição da sociedade de massa, a qual poderia destruir as possibilidades das manifestações de minorias ou mesmo de indivíduos diferenciados.
C) A democracia significa que o povo deve eleger seus representantes e a partir disso governar de fato por meio da delegação do poder à candidatos selecionados.
D) É definida por Tocqueville como a tirania da maioria, ou seja, governo de poucos que agem de forma despótica e violenta para com seus súditos.
E) A democracia foi definida como o governo no qual o povo desempenha um papel considerável, e seu significado está intimamente ligado à ideia de liberdade política.

Considerando os conhecimentos sobre as características do iberismo no Estado brasileiro, analise as afirmacoes a seguir: I – A via ibérica traz uma relação diferente entre Estado e sociedade e entre público e privado ressaltando a impessoalidade nas relações políticas; II – No estado brasileiro, o que vigora, e, em todo o processo histórico, é o tipo ideal de ação racional com relação a fins e o tipo de dominação é o burocrático-legal; III – Por mais que haja um estatuto, uma Constituição que oriente as ações dos homens e do Estado, a força das tradições é mais forte; IV – No Brasil, o público e o privado parecem uma coisa só, correspondendo a uma das características do iberismo, que caracteriza o patrimonialismo, de acordo com Faoro. Estão corretas:
I – A via ibérica traz uma relação diferente entre Estado e sociedade e entre público e privado ressaltando a impessoalidade nas relações políticas;
II – No estado brasileiro, o que vigora, e, em todo o processo histórico, é o tipo ideal de ação racional com relação a fins e o tipo de dominação é o burocrático-legal;
III – Por mais que haja um estatuto, uma Constituição que oriente as ações dos homens e do Estado, a força das tradições é mais forte;
IV – No Brasil, o público e o privado parecem uma coisa só, correspondendo a uma das características do iberismo, que caracteriza o patrimonialismo, de acordo com Faoro.
A) Somente II e III.
B) Somente II e IV.
C) Somente I e III.
D) Somente III e IV.
E) Somente I e IV.

Quando pensamos em democracias modernas, logo refletimos sobre a relação entre representantes e representados, secundária na democracia ateniense. Entretanto, esta prática é algo muito corriqueiro na política atualmente. Nestas circunstâncias, o cidadão na contemporaneidade, fica relegado à função de votante nos dias marcados para o pleito, e não como um agente capaz de discutir as pautas e as ações públicas e seus desdobramentos. O individualismo exacerbado com vistas a obter vantagens pessoais, fez com que a participação na assembleia não fosse mais compreendida para o bem comum, correspondem a uma das razões para o declínio da polis. Entretanto, o legado deixado pelas experiências na polis são de grande importância, como destaca Nogueira em Verbete polis, no Dicionário de Políticas Públicas. Com base nos conhecimentos sobre os pontos importantes trazidos com as experiências da polis, analise as afirmações a seguir: I – A possibilidade de domesticarmos a autoridade e o poder; II – De evitar o conflito, mediante os diferentes pontos de vista do agrupamento humano (e político), reafirmando a possibilidade de convivência pacífica e justa entre os iguais; III – De nos ajudar a formular um tipo de sociabilidade mais solidária e democrática. Estão corretas:
I – A possibilidade de domesticarmos a autoridade e o poder;
II – De evitar o conflito, mediante os diferentes pontos de vista do agrupamento humano (e político), reafirmando a possibilidade de convivência pacífica e justa entre os iguais;
III – De nos ajudar a formular um tipo de sociabilidade mais solidária e democrática.
A) Somente I e III.
B) Somente II e III.
C) Somente I.
D) Somente I e II.
E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina