Logo Passei Direto
Buscar

Topografia

Colégio Objetivo
Analisando as migrações no Brasil no decorrer da década de 1940, pode-se inferir que A os deslocamentos migratórios ao longo da década de 1940 foram responsáveis pela industrialização do Sudeste e planejados pelo governo. B o fluxo migratório interno brasileiro está relacionado aos fatores religiosos e culturais, seguindo assim uma tendência de atração no Sudeste brasileiro. C a forte concentração industrial no eixo sudeste do Brasil ocasionou um intenso fluxo migratório responsável pela hipertrofia de São Paulo e Rio de Janeiro. D a organização fordista do espaço-produtivo manteve em baixa os fluxos migratórios em direção ao Sudeste até a década de 1970, com a necessidade de mais mão de obra sendo ampliada desde então. E a Lei de Cotas de Imigração, criada no governo de Vargas em 1934, foi fundamental para selecionar melhor a mão de obra qualificada, sendo assim, São Paulo e Rio de Janeiro irão receber grande fluxo de mão de obra com elevada qualificação, desenvolvendo suas indústrias.

A os deslocamentos migratórios ao longo da década de 1940 foram responsáveis pela industrialização do Sudeste e planejados pelo governo.
B o fluxo migratório interno brasileiro está relacionado aos fatores religiosos e culturais, seguindo assim uma tendência de atração no Sudeste brasileiro.
C a forte concentração industrial no eixo sudeste do Brasil ocasionou um intenso fluxo migratório responsável pela hipertrofia de São Paulo e Rio de Janeiro.
D a organização fordista do espaço-produtivo manteve em baixa os fluxos migratórios em direção ao Sudeste até a década de 1970, com a necessidade de mais mão de obra sendo ampliada desde então.
E a Lei de Cotas de Imigração, criada no governo de Vargas em 1934, foi fundamental para selecionar melhor a mão de obra qualificada, sendo assim, São Paulo e Rio de Janeiro irão receber grande fluxo de mão de obra com elevada qualificação, desenvolvendo suas indústrias.
User badge image
patologia360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A migração interna no Brasil durante a década de 1940 teve um papel significativo no processo de industrialização do Sudeste do país. Esses deslocamentos populacionais não foram necessariamente planejados pelo governo, mas foram uma consequência do desenvolvimento industrial concentrado nessa região. Portanto, a alternativa correta é: A os deslocamentos migratórios ao longo da década de 1940 foram responsáveis pela industrialização do Sudeste e planejados pelo governo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Interpretando a fonte documental, é correto inferir que A o relato do navegador traz para o leitor a impressão de equilíbrio relacional e pacificação, existente entre os grupos nativos em questão. B a observação direta de quem analisa o relato confere o entendimento de que a presença portuguesa encontra na terra desbravada a convergência dos espanhóis. C a impressão do navegador é desprovida de fundamento histórico, já que induz o leitor a ter percepções errôneas sobre o fato em questão. D o discurso utilizado, enquanto fonte documental, quebra a narrativa idealizada sobre o ambiente de plena harmonia e ausência de conflitos entre as nações indígenas. E a transcrição do navegador para o leitor realça a cultura pacífica dos primeiros povos nativos com base em impressões pessoais.

A o relato do navegador traz para o leitor a impressão de equilíbrio relacional e pacificação, existente entre os grupos nativos em questão.
B a observação direta de quem analisa o relato confere o entendimento de que a presença portuguesa encontra na terra desbravada a convergência dos espanhóis.
C a impressão do navegador é desprovida de fundamento histórico, já que induz o leitor a ter percepções errôneas sobre o fato em questão.
D o discurso utilizado, enquanto fonte documental, quebra a narrativa idealizada sobre o ambiente de plena harmonia e ausência de conflitos entre as nações indígenas.
E a transcrição do navegador para o leitor realça a cultura pacífica dos primeiros povos nativos com base em impressões pessoais.

Interpretando o excerto anterior, pode-se inferir que A o trecho documental revela que a matriarca desconsidera as relações de propriedade no que concerne à exploração do trabalho africano. B a composição faz admitir que, no Brasil Colônia, existiu, de forma geral, maior tolerância com os nativos, considerados selvagens da terra. C o fragmento leva ao entendimento de que, no processo de formação do povo brasileiro, existiu maior empatia com os tupis, o que minimiza a exploração destes. D a peça documental transporta para a realidade de muitas famílias no Brasil Colonial, quando as relações emotivas se sobrepunham à empresa mercantil. E o relato testamentário conduz à compreensão de que índios foram explorados no sistema produtivo, chegando a ser transmitidos como herança familiar.

A o trecho documental revela que a matriarca desconsidera as relações de propriedade no que concerne à exploração do trabalho africano.
B a composição faz admitir que, no Brasil Colônia, existiu, de forma geral, maior tolerância com os nativos, considerados selvagens da terra.
C o fragmento leva ao entendimento de que, no processo de formação do povo brasileiro, existiu maior empatia com os tupis, o que minimiza a exploração destes.
D a peça documental transporta para a realidade de muitas famílias no Brasil Colonial, quando as relações emotivas se sobrepunham à empresa mercantil.
E o relato testamentário conduz à compreensão de que índios foram explorados no sistema produtivo, chegando a ser transmitidos como herança familiar.

Mais conteúdos dessa disciplina