Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
1. (Espcex (Aman) 2023) No início da década de 1990, ganhou impulso, inclusive no Brasil, uma ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do “Estado mínimo”, subordinado à economia de mercado e capaz de atrair investimentos internacionais. Pode-se dizer que, assim, adotava-se
a) a economia normativa.
b) a abordagem microeconômica.
c) o neoliberalismo.
d) a globalização.
e) o nacional-desenvolvimentismo.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando a descrição da questão, podemos identificar que a ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do "Estado mínimo" e a subordinação à economia de mercado, é característica do neoliberalismo. Portanto, a alternativa correta é: c) o neoliberalismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. (Uece 2022) Considerando o cenário geoeconômico contemporâneo no que diz respeito ao neoliberalismo e sua influência na dinâmica econômica e financeira global das últimas décadas, é correto dizer que
a) a economia política do neodesenvolvimentismo de base nacional e industrial vem sendo capaz de dar respostas à conjuntura crítica macroeconômica global e, por essa razão, não se abstém de participar da economia global, sendo positivamente recepcionada pelos defensores da agenda neoliberal.
b) a corrente de pensamento neoliberal que surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial na Europa e nos Estados Unidos, onde o capitalismo era hegemônico, e teve como primeira experiência neoliberal sistemática o Chile, nos anos 1970, sob a ditadura de Pinochet, desloca as possibilidades de soberania para as organizações, corporações transnacionais e outras entidades de âmbito global.
c) o neoliberalismo dos tempos da globalização do capitalismo retoma e desenvolve os princípios que haviam sido formulados e colocados em prática com o liberalismo, ou a doutrina da mão invisível, a partir do século XVIII. Mas, o que distingue o neoliberalismo é o fato de ele dizer respeito à vigência e generalização das forças estatais capitalistas em âmbito global.
d) O pensamento ultraconservador que vem ganhando terreno no discurso político contemporâneo penetrou as fissuras das elites neoliberais cosmopolitas e progressistas dos países desenvolvidos que, até então, controlavam a economia, as finanças globais e as estratégias territoriais de escopo internacional. Em seu lugar, propõe uma política identitária pluralista e de fraternidade, para o convívio entre as nações com diferentes graus de desenvolvimento econômico e social.

4. (Enem PPL 2022) De Seattle a Porto Alegre, contramovimentos espontâneos estariam emergindo pragmaticamente na esteira da nova onda de mercantilização causada pela globalização. Assim, somados, o aumento da feminilização, as diferentes formas de flexibilização e o aumento da informalidade verificados em escala global serviriam para aproximar objetivamente os interesses do proletariado do norte e sul globalizados, possibilitando uma retomada do processo de internacionalização das práticas solidárias.
a) Denunciar o tráfico de pessoas.
b) Contestar a corrida armamentista.
c) Condenar a degradação ambiental.
d) Desaprovar o comércio transnacional.
e) Combater a precarização do emprego.

Após a segunda metade do século XX e considerando seus componentes geográficos, assinale a alternativa correta.
A evolução tecnológica no capitalismo da chamada terceira revolução industrial tornou a necessidade de mão de obra cada vez maior nas indústrias, o que explica a grande expansão das multinacionais pelo mundo a partir da década de 1970. O avanço tecnológico contribuiu com a evolução da produção em escala mundial, mas não do consumo em escala mundial.
a) A evolução tecnológica no capitalismo da chamada terceira revolução industrial tornou a necessidade de mão de obra cada vez maior nas indústrias, o que explica a grande expansão das multinacionais pelo mundo a partir da década de 1970. O avanço tecnológico contribuiu com a evolução da produção em escala mundial, mas não do consumo em escala mundial.
b) A produção capitalista internacional, no século XX, derivou da incorporação da mão de obra apenas dos países desenvolvidos e industrializados em uma estrutura produtiva empresarial mundialmente integrada. A maior parte da força de trabalho empregada pelas multinacionais permanece dentro de seus países de origem.
c) O desenvolvimento do capitalismo, após a Segunda Guerra Mundial, deve ser entendido como processo de consolidação dos oligopólios internacionais que deu origem às empresas multinacionais, sejam elas cartéis, trustes ou monopólios industriais e/ou financeiros.
d) A criação da ONU (Organização das Nações Unidas), do Banco Mundial, do FMI (Fundo Monetário Internacional), entre outros, por suas características de regulamentação das relações de trabalho, das relações políticas entre os países e da imposição legislações dentro do mundo capitalista acabaram, em conjunto, dificultando as expansões das empresas multinacionais.

Com relação ao poder econômico e político das empresas globais de tecnologia digital e as ações dos governos nacionais, é correto afirmar que:
A tecnologia digital representou uma expressiva reestruturação da ordem global. Houve maior democratização da circulação de informações pela internet e os Estados nacionais perderam totalmente o controle do conteúdo transmitido pelas redes digitais.
a) A tecnologia digital representou uma expressiva reestruturação da ordem global. Houve maior democratização da circulação de informações pela internet e os Estados nacionais perderam totalmente o controle do conteúdo transmitido pelas redes digitais.
b) O poder das grandes empresas de tecnologia predomina apenas nos países pobres, cujos Estados dispõem de limitadas legislações para o controle desses grupos econômicos em seus territórios, sobretudo no que diz respeito às mídias globais.
c) As leis antitrustes surgiram no final do século XX e foram criadas pelos Estados nacionais para o controle do poder econômico das empresas globais do mercado de tecnologia digital, setor que costuma desenvolver práticas de mercado anticompetitivas.
d) As empresas de tecnologia digital formam verdadeiros oligopólios e controlam diversas redes informacionais; apesar disso, elas ainda dependem das legislações dos Estados nacionais para a atuação nos territórios e comercialização dos seus produtos.

No comércio exterior, dumping

a) é um acordo entre empresas concorrentes que combinam preços entre si para diminuir a concorrência.
b) ocorre quando uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço.
c) significa a venda de produtos a um preço muito abaixo do que é praticado pelo mercado.
d) representa o conjunto de empresas que domina determinado setor da economia ou produto.
e) é o controle de todas as etapas da produção, desde a extração da matéria-prima até a distribuição das mercadorias.

A prática empresarial investigada pelo Cade, ilegal no Brasil, é denominada:

a) cartel
b) holding
c) dumping
d) monopólio

Segundo Melhem Adas (2004), com a venda de produtos a preços mais baixos que o custo de produção, a União Europeia foi uma das responsáveis pela regressão da agricultura de produtos alimentares básicos da África Subsaariana, conduzindo esses países a uma situação crítica de insegurança alimentar ou de dependência de importação. A essa prática econômica chamamos especificamente de

a) protecionismo econômico
b) dumping
c) política de subsídios
d) desregulamentação econômica
e) neoliberalismo

Clara referência à brasileira Vale e às anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto, que vêm impondo mudanças nos acordos de compra e venda do minério, determinando preços mais elevados. O comportamento adotado pelas três empresas mineradoras, caso seja comprovado, configuraria a seguinte prática econômica:

a) cartel
b) holding
c) dumping
d) incorporação

Mais conteúdos dessa disciplina