Logo Passei Direto
Buscar
4)“Mas um velho, d' aspeito venerando, Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Três vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que nós no mar ouvimos claramente, Cum saber só d' experiências feito, Tais palavras tirou do experto peito: – Ó glória de mandar, ó vã cobiça Desta vaidade a quem chamamos Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça Cua aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justiça Fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!” As estrofes apresentadas correspondem ao episódio do Velho do Restelo, um famoso trecho da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Sobre elas, é possível afirmar:
a)A primeira estrofe corresponde à fala do velho para os portugueses que se aventuravam nas Grandes Navegações; a segunda estrofe corresponde a um narrador que observa o velho e suas ações.
b)A primeira estrofe corresponde a um narrador que observa o velho e suas ações; a segunda estrofe corresponde à fala do velho para os portugueses que se aventuravam nas Grandes Navegações.
c)As duas estrofes correspondem à fala do velho para os portugueses que se aventuravam nas Grandes Navegações.
d)As duas estrofes correspondem a um narrador que apenas observa o velho.
e)As duas estrofes correspondem à fala de Camões.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A alternativa correta é: b) A primeira estrofe corresponde a um narrador que observa o velho e suas ações; a segunda estrofe corresponde à fala do velho para os portugueses que se aventuravam nas Grandes Navegações. Na primeira estrofe, o narrador descreve o velho e suas ações, enquanto na segunda estrofe, o velho expressa suas reflexões sobre a fama e os perigos das navegações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: a) A primeira estrofe corresponde à fala do velho para os portugueses que se aventuravam nas Grandes Navegações; a segunda estrofe corresponde a um narrador que observa o velho e suas ações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aap2 – Lit. de LP
1)“É neste contexto que se torna possível uma assimilação muito mais ampla da cultura greco -latina. Embora alguns autores latinos não fossem ignorados antes do século XV (especialmente Séneca, Cícero e Ovídio) e muitos lugares-comuns literários da antiguidade tivessem feito caminho até à literatura cortês através das obras do clero medieval, certas facetas da cultura clássica eram inassimiláveis pelo mundo feudal e agrário. O desenvolvimento do capitalismo comercial e de toda uma cultura ligada à sua experiência põe em causa a síntese doutrinária lentamente elaborada pelo clero das universidades nos séculos imediatamente anteriores, e um dos efeitos desta situação é o alargamento da curiosidade a outros aspectos do património cultural antigo em que, contrariamente à Escolástica, se dignificassem as atividades civis, o saber prático ou especulativo sem diretrizes teológicas, o lucro e a operosidade mercantil, a inteligência e até o corpo humano, a vida terrena.” O trecho apresentado diz respeito ao período do Classicismo. Do que foi exposto, é possível afirmar que:
a)A ascensão do capitalismo comercial é responsável pelo reforço das referências greco -latinas.
b)Na Idade Média, todas as referências greco-latinas foram deixadas de lado.
c)O desenvolvimento do capitalismo comercial é responsável pelo enfraquecimento das referências greco -latinas.
d)O período medieval se encaixava perfeitamente nos aspectos culturais da Antiguidade Clássica.
e)Renascimento e Escolástica são sinônimos.

Mais conteúdos dessa disciplina