Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que analisa corretamente a função da oração em destaque no trecho “[…] arruinada igreja que encontrei por lá [...]”.
A) Por ser uma oração adjetiva explicativa, tem função de explicar as condições da igreja.
B) Por ser uma oração substantiva completiva nominal, apresenta informações sem as quais não é possível saber de que igreja se trata.
C) Por ser uma oração adjetiva restritiva, especifica à qual igreja a autora faz referência.
D) Por ser uma oração substantiva subjetiva, apresenta o sujeito que pratica a ação de encontrar a igreja: “eu”.
E) Por ser uma oração substantiva objetiva direta, complementa o sentido do verbo “arruinada”.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) Por ser uma oração adjetiva explicativa, tem função de explicar as condições da igreja. B) Por ser uma oração substantiva completiva nominal, apresenta informações sem as quais não é possível saber de que igreja se trata. C) Por ser uma oração adjetiva restritiva, especifica à qual igreja a autora faz referência. D) Por ser uma oração substantiva subjetiva, apresenta o sujeito que pratica a ação de encontrar a igreja: “eu”. E) Por ser uma oração substantiva objetiva direta, complementa o sentido do verbo “arruinada”. No trecho apresentado, a oração em destaque "que encontrei por lá" funciona como uma oração adjetiva restritiva, especificando a qual igreja o autor se refere. Portanto, a alternativa correta é a opção C) Por ser uma oração adjetiva restritiva, especifica à qual igreja a autora faz referência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que se refere à lógica, qual das seguintes afirmacoes representa uma verdade?
(A) “Se não pega fogo em madeira, então a água não apaga o fogo”.
(B) “Pega fogo em madeira se, e somente se, a água apaga o fogo”.
(C) “Pega fogo em madeira se, e somente se, a água não apaga o fogo”.
(D) “Se não pega fogo em madeira, então a água apaga o fogo e pega fogo em madeira”.
(E) “Se a água apaga fogo ou pega fogo em madeira então a água não apaga o fogo”.
17. (A) 5
18. (B) O senso moral e a consciência moral têm como pressuposto fundamental a ideia de um agente moral, o qual é assumido pelo conjunto da sociedade.
19. (B) A ética é importante para orientar o comportamento dos cidadãos e dos líderes políticos, promovendo valores como a justiça, a igualdade e a responsabilidade no exercício da cidadania e na tomada de decisões políticas.
20. (A) Trata-se de regras referentes aos valores morais de um indivíduo, um grupo ou uma sociedade.
21. (E) O alistamento eleitoral e o exercício do direito de voto são obrigatórios, em todos os casos.
22. (A) O direito de propriedade é garantido.
23. (E) nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei.
24. (B) O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão da maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal.
25. (C) Construir uma sociedade livre, justa e solidária é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
26. (B) Promover o desenvolvimento econômico e social, erradicando a pobreza e a marginalização e reduzindo as desigualdades regionais e as diferenças de renda.

Acerca da licitação que versa sobre obras e serviços de engenharia, assinale a alternativa correta, considerando o que dispõe a Lei Federal n.º 14.133/2021.

(A) A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e da aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores.
(B) Em se tratando de estudo técnico preliminar para contratação de obras e serviços comuns de engenharia, se demonstrada a inexistência de prejuízo para a aferição dos padrões de desempenho e qualidade almejados, a especificação do objeto poderá ser realizada apenas em termo de referência ou em projeto básico, dispensada a elaboração de projetos.
(C) Nos regimes de contratação integrada, o edital e o contrato, sempre que for o caso, deverão prever as providências necessárias para a efetivação de desapropriação autorizada pelo poder público, sendo dispensados no caso de contratação semi-integrada.
(D) Na execução indireta de obras e serviços de engenharia, é admitido o regime de empreitada por preço unitário, que é definido como um regime de contratação de mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.
(E) A empreitada integral é um regime admitido para a execução indireta de obras e serviços de engenharia e é definida por lei como um regime de contratação em que, além do fornecimento do objeto, o contratado responsabiliza-se por sua operação, manutenção ou ambas por tempo indeterminado.

Paulo, dono de um veículo automotor considerado potente, dirigia o seu carro de madrugada quando foi 'convidado' para uma corrida na rua por Alex, que estava em outro veículo. Os dois condutores, ao abrir o sinal semafórico, deram início a corrida, popularmente conhecida como 'racha'. Durante a disputa, Paulo perdeu o controle do carro, colidindo com o veículo de Alex e acertando Juliana, que passava de moto pela pista, não conhecia os dois homens e não tinha nenhuma relação com a corrida disputada por eles. Da colisão, Juliana veio a óbito. Durante o julgamento, o Ministério Público tentou imputar a Paulo o crime de homicídio qualificado pelo motivo fútil. Considerando a situação hipotética narrada e a luz do Direito Penal, assinale a alternativa correta.

(A) O Ministério Público encontra-se correto, uma vez que se reconhece a futilidade na conduta de não observar a devida cautela ao dirigir veículo automotor em alta velocidade.
(B) O Ministério Público encontra-se incorreto, uma vez que, pela situação narrada, não há incidência da qualificadora de motivo fútil.
(C) O Ministério Público encontra-se incorreto, uma vez que deveriam ser aplicadas as qualificadoras de motivo fútil e de motivo torpe em concurso.
(D) O Ministério Público encontra-se correto, considerando que a futilidade da qualificadora consiste na conduta do agente, independentemente de este conhecer ou não a vítima.
(E) O Ministério Público poderá obter a condenação de Paulo pelo crime, uma vez que a jurisprudência admite, no caso narrado, a qualificadora de motivo fútil.

Mais conteúdos dessa disciplina