Logo Passei Direto
Buscar

Fisiologia do Exercício

Colégio Objetivo
) Marque 'V' para verdadeiro ou 'F' para falso e assinale a alternativa CORRETA em relação ao sistema respiratório: I. A ventilação pulmonar e alveolar correspondem ao produto do volume de ar inspirado (volume corrente) e da frequência respiratória (nº de incursões por minuto). II. A área respiratória de troca gasosa compreende os bronquíolos terminais e os sacos alveolares. III. O aumento da frequência da respiração garante maior eficiência na aeração alveolar, quando comparado ao aumento da profundidade respiratória, pois esta última é menos econômica. IV. A troca gasosa alvéolo-capilar pulmonar depende do gradiente de pressão e solubilidade dos gases (CO2 e O2), da espessura da membrana e da relação ventilação/perfusão. V. Os músculos inspiratórios garantem uma respiração eficiente no repouso e nos exercícios leves, não necessitando do auxílio dos músculos expiratórios nestes casos. A) V, F, V, F, F B) F, V, F, F, V C) V, V, F, V, V D) F, V, F, V, V E) V, F, F, V, V

a) V, F, V, F, F
b) F, V, F, F, V
c) V, V, F, V, V
d) F, V, F, V, V
e) V, F, F, V, V
User badge image
anatomiacorpohumano

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre o sistema respiratório: I. A ventilação pulmonar e alveolar correspondem ao produto do volume de ar inspirado (volume corrente) e da frequência respiratória (nº de incursões por minuto). - Verdadeiro (V). A ventilação pulmonar é o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada minuto, sendo o resultado do volume corrente multiplicado pela frequência respiratória. II. A área respiratória de troca gasosa compreende os bronquíolos terminais e os sacos alveolares. - Verdadeiro (V). A área respiratória de troca gasosa é composta pelos alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono com o sangue. III. O aumento da frequência da respiração garante maior eficiência na aeração alveolar, quando comparado ao aumento da profundidade respiratória, pois esta última é menos econômica. - Falso (F). O aumento da profundidade respiratória (aumento da quantidade de ar inspirado e expirado a cada respiração) é mais eficaz do que o aumento da frequência respiratória para garantir uma maior eficiência na aeração alveolar. IV. A troca gasosa alvéolo-capilar pulmonar depende do gradiente de pressão e solubilidade dos gases (CO2 e O2), da espessura da membrana e da relação ventilação/perfusão. - Verdadeiro (V). A troca gasosa entre os alvéolos e os capilares pulmonares depende desses fatores citados. V. Os músculos inspiratórios garantem uma respiração eficiente no repouso e nos exercícios leves, não necessitando do auxílio dos músculos expiratórios nestes casos. - Verdadeiro (V). Os músculos inspiratórios são os principais responsáveis pela expansão da caixa torácica e entrada de ar nos pulmões, sendo suficientes para a respiração em repouso e em atividades leves. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V, V, que corresponde à alternativa c) V, V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as afirmativas a seguir sobre a resposta vascular durante exercícios isotônicos:
A) Durante exercícios isotônicos não resistidos ocorre dilatação dos vasos sanguíneos por decorrência do aumento da pressão de perfusão periférica provocado essencialmente por substâncias vasodilatadoras derivadas do endotélio. Nos exercícios isotônicos resistidos ocorre oclusão dos vasos sanguíneos decorrentes da contração muscular elevando a pressão arterial e diminuindo o fluxo sanguíneo proporcionalmente à intensidade da contração.
B) Durante exercícios isotônicos não resistidos ocorre dilatação dos vasos sanguíneos por decorrência do aumento da pressão de perfusão periférica provocado essencialmente por substâncias vasodilatadoras derivadas do endotélio. Nos exercícios isotônicos resistidos ocorre oclusão dos vasos sanguíneos decorrentes da contração muscular elevando a pressão arterial e diminuindo o fluxo sanguíneo proporcionalmente à intensidade da contração.
C) Durante exercícios isotônicos não resistidos ocorre vasoconstrição nos músculos ativos, por decorrência do aumento da atividade nervosa simpática. Nos exercícios isotônicos resistidos há vasodilatação mediada por substâncias vasodilatadoras derivadas do endotélio.
D) Durante exercícios isotônicos não resistidos ocorre dilatação dos vasos sanguíneos por decorrência do aumento da pressão de perfusão periférica provocado essencialmente por substâncias dilatadoras derivadas do endotélio. Nos exercícios isotônicos resistidos ocorre dilatação dos vasos sanguíneos decorrentes da contração muscular elevando a pressão arterial e diminuindo o fluxo sanguíneo proporcionalmente à intensidade da contração.
E) Durante exercícios isotônicos não resistidos ocorre dilatação dos vasos sanguíneos por decorrência do aumento da pressão de perfusão periférica provocado essencialmente por substâncias vasoconstritoras. Nos exercícios isotônicos resistidos ocorre dilatação dos vasos sanguíneos decorrentes da contração muscular elevando a pressão arterial e diminuindo o fluxo sanguíneo proporcionalmente à intensidade da contração.

Mais conteúdos dessa disciplina