Logo Passei Direto
Buscar
15. Os numerais empregados no primeiro e no terceiro parágrafos do texto têm a função de
A) subsidiar a ideia de que a dengue é um problema relevante.
B) engrandecer a rapidez das ações governamentais contra a doença.
C) contestar a série histórica do Ministério da Saúde sobre a doença.
D) sugerir maior controle da circulação de pessoas no Brasil.
E) negar a importância da preocupação da OMS sobre a doença.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a função dos numerais nos parágrafos mencionados, é possível inferir que eles têm a função de quantificar e dar ênfase a dados específicos apresentados no texto. Considerando as opções fornecidas: A) subsidiar a ideia de que a dengue é um problema relevante - Os numerais não estão necessariamente subsidiando a ideia de relevância da dengue, mas sim quantificando informações. B) engrandecer a rapidez das ações governamentais contra a doença - Os numerais não estão relacionados à rapidez das ações governamentais. C) contestar a série histórica do Ministério da Saúde sobre a doença - Os numerais não estão contestando uma série histórica, mas sim apresentando dados quantitativos. D) sugerir maior controle da circulação de pessoas no Brasil - Os numerais não estão sugerindo controle de circulação de pessoas. E) negar a importância da preocupação da OMS sobre a doença - Os numerais não estão negando a importância da preocupação da OMS. Portanto, a função dos numerais nos parágrafos é quantificar e dar ênfase a dados específicos, não estando diretamente relacionados às opções fornecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos textos apresentados

57. Considere que Maria é policial militar, estava realizando um patrulhamento de rotina, quando se deparou com o bloqueio de uma via, em função de uma manifestação organizada por servidores públicos em greve. A manifestação acontecia de forma pacífica, foi precedida de convocação do sindicato representativo da categoria profissional e na ocasião o Presidente da entidade, no carro de som, afirmava que o Governo não estaria cumprindo a promessa de vincular, por lei, os aumentos da remuneração básica da categoria aos aumentos do subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Com base na situação hipotética e na Constituição Federal, Maria poderá concluir que
A) a manifestação é irregular, pois a Constituição Federal não autoriza que servidores públicos civis e militares se organizem em sindicatos.
B) a proposta de vinculação de remuneração é compatível com a Constituição Federal, pois o constituinte assegurou aos servidores públicos civis a manutenção do valor real de suas remunerações.
C) a realização da manifestação é legítima, pois a Constituição Federal assegura o exercício pleno do direito de greve por servidores públicos, que não pode sofrer restrição ou condicionamento por lei.
D) de acordo com a Constituição, embora o direito de greve dos servidores possa ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica, a vinculação da remuneração é expressamente vedada pela Constituição Federal.
E) o movimento é ilegal, pois a Constituição Federal veda expressamente que servidores públicos civis exerçam o direito de reunião em locais públicos.
58. A respeito dos servidores públicos civis e militares, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
A) é vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo, salvo se houver autorização legal para tanto.
B) o oficial condenado na Justiça comum ou militar à pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentença transitada em julgado, perderá automaticamente o seu posto.
C) ao servidor público estadual remunerado por subsídio é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no mínimo por quinquênio, e vedada a sua limitação, bem como a sexta parte dos vencimentos integrais, concedida aos vinte anos de efetivo exercício, que se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos.
D) ao servidor será assegurado o direito de remoção para igual cargo ou função, no lugar de residência do cônjuge, se este também for servidor e houver vaga, nos termos da lei, direito que não se estende ao servidor cônjuge de titular de mandato eletivo estadual ou municipal.
E) a lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo Poder, ou entre servidores dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.
59. Considere que Isaías foi nomeado pelo Governador do Estado como Comandante-Geral da Polícia Militar. Com base na situação hipotética e no disposto na Constituição do Estado de São Paulo, pode-se concluir que Isaías
A) deverá fazer declaração pública de bens no ato da posse e estará, originalmente, sujeito a julgamento perante o Tribunal de Justiça Militar quanto aos crimes militares.
B) é Delegado de Polícia, integrante do último nível da carreira.
C) é ocupante dos dois últimos postos do Quadro de Oficiais Policiais Militares.
D) tem mais de 35 anos e é brasileiro nato.
E) foi nomeado de maneira incorreta, pois a atribuição para nomear o Comandante-Geral é do Secretário de Segurança Pública.
60. Considere que a autoridade competente declarou como imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado e, portanto, classificou como ultrassecretas determinadas informações relativas à operação de inteligência relacionada à repressão de infração penal. Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei no 12.527/11), pode-se dizer que o prazo máximo de restrição de acesso a essas informações, a contar de sua publicação, será de
A) 5 anos.
B) 100 anos.
C) 50 anos.
D) 25 anos.
E) 15 anos.

Mais conteúdos dessa disciplina