Logo Passei Direto
Buscar
A partir das informações apresentadas sobre os conceitos básicos da contabilidade, é correto afirmar que:

a. O termo ativo circulante é muito intuitivo, sendo relacionado, também, ao desempenho em alguma atividade. Quando aplicado à contabilidade, esse termo é “frequentemente utilizado como medida de performance ou como base para outras medidas, tais como o retorno do investimento ou o resultado por ação. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do resultado são as receitas e as despesas.
b. Patrimônio líquido é o elemento que corresponde ao valor residual entre os ativos e passivos de uma entidade em um dado período. Em suma, os valores representados no patrimônio líquido de uma entidade constituem o conjunto de valores que estariam disponíveis aos sócios e proprietários na data de fechamento do balanço patrimonial. Outra definição para o patrimônio líquido é que ele representa a riqueza residual dos acionistas da entidade.
c. Os elementos pertencentes ao ativo estão relacionados às obrigações que as entidades têm a pagar no período. Os ativos são obrigações presentes derivadas de eventos já ocorridos, cuja liquidação resulte na saída de recursos que possam originar benefícios econômicos à entidade. As exigibilidades representadas pelo passivo “podem estar inclusas no ciclo operacional ou terem seus vencimentos até o final do ano subsequente, enquadrando-se, assim, no ativo circulante e, se tiverem prazo maior, serão enquadradas no passivo não circulante.
d. As outras receitas operacionais podem ser definidas como “aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de ativo, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, com isso ao final da apuração do resultado é apresentado de forma clara a respectiva receita operacional.
e. O passivo de uma entidade pode ser compreendido pelo conjunto de bens e direitos pertencente a ela. Graficamente, pode representar onde “foram aplicados e são controlados os recursos, dos quais se esperam benefícios econômicos futuros. Essas aplicações de recursos aparecem no balanço patrimonial de forma resumida, ou seja, são representadas de forma sintética.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A partir das informações apresentadas, a alternativa correta é: b. Patrimônio líquido é o elemento que corresponde ao valor residual entre os ativos e passivos de uma entidade em um dado período. Em suma, os valores representados no patrimônio líquido de uma entidade constituem o conjunto de valores que estariam disponíveis aos sócios e proprietários na data de fechamento do balanço patrimonial. Outra definição para o patrimônio líquido é que ele representa a riqueza residual dos acionistas da entidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir das informações apresentadas sobre a composição do patrimônio em uma entidade, é correto afirmar que:

a. Obrigação: pagar ao fornecedor o valor da respectiva compra no prazo determinado. Constituem obrigações para a empresa todos os valores que ela tem a pagar para terceiros (fornecedores, proprietários de imóveis, empregados, governo, bancos etc.).
b. Patrimônio são as coisas capazes de satisfazer às necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Os bens podem ser classificados de várias maneiras, tendo em vista o interesse de quem os classifica. A classificação que mais interessa a você, neste momento inicial de seus estudos, é aquela que faz a divisão em duas categorias: bens materiais e bens imateriais.
c. Bens é a capacidade controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado e prestar informações sobre a situação patrimonial e o resultado das entidades aos usuários da informação contábil.
d. Contabilidade está voltada ao apenas para controle das informações acerca das entidades econômico-administrativas, marque a opção para cujas pessoas a Contabilidade não tem nenhum interesse.
e. Garantia é quando uma empresa vende mercadorias a prazo, ela não recebe dinheiro no momento da venda, mas alguns dias depois, semanas ou até meses. Dessa forma, na venda de mercadorias a prazo, essa empresa passa a ter direito de receber do cliente o valor da respectiva venda no prazo determinado. Direitos ainda podem ser aluguéis a receber, empréstimos efetuados a terceiros ou a outros.

A partir das informações apresentadas sobre as contas do Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é correto afirmar que:

a. Vendas líquidas: aqui, devem ser calculados e abatidos os diversos impostos que incidem sobre a venda e a comercialização dos produtos e serviços que são, de fato, comercializados pela entidade. Dentre os principais, temos: o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Serviços de Comunicações, o ISSqn – Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza, o PIS – Programa de Integração Social e o COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
b. Despesa líquida do exercício: aqui, consta o valor calculado pela demonstração do resultado do exercício ao fim do período em que ela foi calculada. Importante considerar que esse resultado poderá se apresentar como positivo ou negativo, ou seja, a entidade poderá auferir lucro ou prejuízo no período, dependendo dos seus resultados.
c. Deduções da despesas: são todos os valores que devem ser abatidos da receita bruta, tais como as devoluções de vendas, os impostos sobre vendas ou, ainda, os descontos que foram concedidos pela entidade no momento da negociação.
d. Despesas operacionais: aqui, devem ser apresentadas todas as despesas gerais e administrativas, despesas de vendas (comerciais ou/e comissões sobre vendas), despesas financeiras líquidas (abatidas as receitas financeiras), outras despesas operacionais, sendo todas essas despesas contas redutoras. Caso a entidade apresente outra receita operacional, ela poderá somar nesse momento.
e. Despesas: é o aumento dos benefícios econômicos que foram auferidos ao fim do período representado pela demonstração do resultado do exercício. As receitas de uma entidade possuem estreita ligação com a produção de bens e serviços em sentido amplo. Também há uma relação com certo período de tempo especificado na demonstração.

Mais conteúdos dessa disciplina