Logo Passei Direto
Buscar
Os pesquisadores Piñon e Funari (2004) realizaram o estudo Contando às crianças sobre o passado no Brasil, em diferentes escolas públicas brasileiras, com estudantes da 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo foi diagnosticar a capacidade da educação pública brasileira de transmitir a ideia e o conceito de patrimônio aos estudantes. Analise as assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO, em relação às importantes constatações decorrentes dessa pesquisa.
User badge image
Maria do Carmo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Você não forneceu as assertivas para análise. Por favor, você precisa criar uma nova pergunta com as assertivas para que eu possa ajudá-lo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Sergio Santos

há 4 meses

Os pesquisadores Piñon e Funari (2004) realizaram o estudo Contando às crianças sobre o passado no Brasil, em diferentes escolas públicas brasileiras, com estudantes da 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo foi diagnosticar a capacidade da educação pública brasileira de transmitir a ideia e o conceito de patrimônio aos estudantes.

Analise as assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO, em relação às importantes constatações decorrentes dessa pesquisa.


I. A pesquisa conclui que 60% dos estudantes são incapazes de identificar o patrimônio histórico, sendo que 12% o fazem em um caminho completamente equivocado. O erro mais comum foi mencionar os monumentos de outros países, principalmente a Estátua da Liberdade (Estados Unidos), e os trabalhos do cientista e artista italiano do Renascimento Leonardo Da Vinci (1452-1519);


II. Outra constatação diz respeito à capacidade da escola de educar para o patrimônio, uma vez que foi averiguado, em um comparativo entre a 5ª e a 8ª séries do Ensino Fundamental, uma progressão na capacidade de identificar o patrimônio como público. Apesar de pequeno, o fato de ocorrer essa progressão comprova a capacidade do ensino formal de educar para o patrimônio;


III. A maioria dos jovens não percebe o patrimônio como um bem público, ou seja, não inclui esse patrimônio numa identidade da qual ele faça parte. Se os estudantes não compreendem essa relação, eles também não entenderão o patrimônio e a memória histórica como direitos de todos os cidadãos. Compreender a comunidade como proprietária do patrimônio significa entender que o sujeito da história é o cidadão e não indivíduos isolados ou instituições de poder.


As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE: 

Opção A

V, F, V.

Opção B

V, V, V.

Opção C

F, F, V.

Opção D

V, V, F.

Opção E

F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina