Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

ANHANGUERA
O principal objetivo do Plano Diretor como um instrumento de planejamento urbano é: a. O Plano diretor deve ser criado somente por municípios com mais de 30 mil habitantes b. Somente estabelecendo estratégias para garantir a qualidade de vida c. Ordenar o desenvolvimento da cidade sob o ponto de vista urbanístico, econômico e social d. Somente regular a ocupação dos espaços urbanos em benefício da população e. Todos os demais planos setoriais desenvolvidos pelos municípios não devem necessariamente estar compatibilizados com seu respectivo Plano Diretor
User badge image
Eng Marcos Lana

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre o principal objetivo do Plano Diretor como um instrumento de planejamento urbano, vamos analisar cada alternativa: a) O Plano diretor deve ser criado somente por municípios com mais de 30 mil habitantes - Essa afirmação é verdadeira, mas não é o principal objetivo do Plano Diretor. b) Somente estabelecendo estratégias para garantir a qualidade de vida - Embora a qualidade de vida seja um aspecto importante, não é o único objetivo do Plano Diretor. c) Ordenar o desenvolvimento da cidade sob o ponto de vista urbanístico, econômico e social - Esta alternativa abrange o principal objetivo do Plano Diretor, que é realmente ordenar o desenvolvimento da cidade de forma integrada. d) Somente regular a ocupação dos espaços urbanos em benefício da população - Essa afirmação é limitada, pois o Plano Diretor vai além da simples regulação da ocupação. e) Todos os demais planos setoriais desenvolvidos pelos municípios não devem necessariamente estar compatibilizados com seu respectivo Plano Diretor - Isso não é correto, pois os planos setoriais devem estar compatibilizados com o Plano Diretor. Portanto, a alternativa correta que melhor representa o principal objetivo do Plano Diretor é: c) Ordenar o desenvolvimento da cidade sob o ponto de vista urbanístico, econômico e social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) O Plano diretor deve ser criado somente por municípios com mais de 30 mil habitantes - Esta afirmação não corresponde ao principal objetivo do Plano Diretor, pois a obrigatoriedade de sua existência não está diretamente ligada ao número de habitantes de um município. b) Somente estabelecendo estratégias para garantir a qualidade de vida - Embora a qualidade de vida seja um aspecto importante abordado pelo Plano Diretor, não é seu único objetivo principal. c) Ordenar o desenvolvimento da cidade sob o ponto de vista urbanístico, econômico e social - Esta é a definição mais precisa do principal objetivo do Plano Diretor. Ele visa orientar o crescimento e desenvolvimento urbano de forma integrada, considerando aspectos urbanísticos, econômicos e sociais. d) Somente regular a ocupação dos espaços urbanos em benefício da população - Embora a regulação da ocupação dos espaços urbanos seja uma função do Plano Diretor, não é seu único objetivo principal. e) Todos os demais planos setoriais desenvolvidos pelos municípios não devem necessariamente estar compatibilizados com seu respectivo Plano Diretor - A compatibilização dos planos setoriais com o Plano Diretor é fundamental para garantir a coerência e integração das políticas públicas municipais. Portanto, o principal objetivo do Plano Diretor como um instrumento de planejamento urbano é: c) Ordenar o desenvolvimento da cidade sob o ponto de vista urbanístico, econômico e social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Embora semelhantes, os conceitos de planejamento urbano e desenho urbano são diferentes.
Escolha a alternativa correta em relação ao conceito do desenho urbano:
a. O desenho urbano é um estudo que busca a harmonia entre o espaço construído e as interações humanas.
b. O desenho urbano não pode ser utilizado como um instrumento para minimizar os impactos negativos causados no meio ambiente natural, físico e cultural, já que a partir dele não é possível integrar novos elementos em um determinado espaço sem ameaçar a sua integridade.
c. O Desenho Urbano, de forma simples, é um campo de conhecimento multidisciplinar que abrange as áreas de urbanismo, paisagismo e logística de uma cidade.
d. Com a execução do desenho urbano, é difícil planejar as atividades econômicas de um local, o uso social e a relação com o meio ambiente.
e. O desenho urbano aborda uma série de processos, estudos e até mesmo áreas diferentes, mostrando sobretudo como ocorrerá o crescimento de uma cidade.

O crescimento das cidades brasileiras, sem o devido planejamento a partir da segunda metade do século 20, tem propiciado o aumento dos impactos ambientais, tais como:
Escolha uma opção:
a. o excesso de resíduos sólidos e de ruídos, e o aumento da geração e lançamento de esgotos nos cursos d’água.
b. excesso de resíduos sólidos e de ruídos, deterioração da qualidade dos recursos hídricos e o aumento da geração e lançamento de esgotos nos cursos d’água.
c. deterioração da qualidade dos recursos hídricos e o aumento da geração e lançamento de esgotos nos cursos d’água.
d. o excesso de resíduos sólidos, deterioração da qualidade dos recursos hídricos e o aumento do lançamento de esgotos nos cursos d’água.
e. aumento da geração e lançamento de esgotos nos cursos d’água e o aumento de ruídos.

O Estatuto das Cidades, Lei 10.257/2001, apresenta um capítulo específico que trata do Plano Diretor como instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, devendo ser aprovado por lei municipal.
De acordo com essa Lei, o Plano Diretor deverá ser revisto, pelo menos, a cada
a. 10 anos.
b. 20 anos
c. Uma vez elaborado e instituído não há necessidade de ser revisto.
d. 15 anos
e. 05 anos

Segundo as diretrizes nacionais para o saneamento básico, que compreendem o conjunto das ações baseadas em quatro pilares: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais, definem as atribuições para os municípios como titulares dos serviços, entre elas a implantação da política e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Nesse contexto, considerando a finalidade e a composição de um PMSB, bem como as categorias definidas nas diretrizes, assinale a alternativa correta.
a. Analisando entre as categorias necessárias para a composição de um PMSB, a integralidade visa propiciar um ambiente com salubridade ambiental, o que só é possível quando se considera o conjunto das intervenções sanitárias englobando os quatro pilares do saneamento à determinada localidade.
b. O PMSB consiste em um dos principais instrumentos da política municipal, além de ser uma condição para a validade dos contratos de prestação dos serviços e um requisito para o acesso a recursos federais a partir de 2014. O não cumprimento desta lei acarreta o não recebimento de recursos da União para investimentos em saneamento básico os municípios que tiverem um Plano de Saneamento Básico.
c. Em função disso, os municípios têm, prioritariamente, iniciado a implementação da Lei por meio de investimentos em obras de saneamento básico.
d. Entre as categorias necessárias para a composição de um PMSB, a universalidade compreende a articulação com outras políticas associadas ao saneamento básico, observando-se que os problemas que devem ser enfrentados por um governo são sempre marcados por suas naturezas transversais.
e. Todos os municípios brasileiros devem cumprir essa lei. O prazo inicial foi a partir de dezembro de 2012.

Qual a finalidade da criação do Estatuto da Metrópole, lançado em 2015:
a. Estabelecer as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse somente em regiões metropolitanas, para substituir a legislação urbana brasileira.
b. Estabelecer as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum tanto em regiões metropolitanas quanto em aglomerações urbanas instituídas pelos estados, para completar a legislação urbana brasileira.
c. Estabelecer as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse somente em regiões metropolitanas, para completar a legislação urbana brasileira.
d. Estabelecer as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum tanto em regiões metropolitanas quanto em aglomerações urbanas instituídas pelos estados, para substituir a legislação urbana brasileira.
e. Estabelecer as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum tanto em regiões metropolitanas quanto em aglomerações urbanas instituídas pelos estados, para completar a legislação urbana brasileira.

Mais conteúdos dessa disciplina