Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o manejo integrado de pragas (MIP), analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA. Escolha uma opção: a. Reduz os custos com agrotóxicos. b. Visa ao extermínio do inseto praga em curto prazo. c. Agrega valor ao produto final colhido. d. Utiliza práticas culturais como a rotação de culturas.
User badge image
vitoria pires

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre o manejo integrado de pragas (MIP): a. Reduz os custos com agrotóxicos - Correto, uma das premissas do MIP é reduzir a dependência e o uso indiscriminado de agrotóxicos. b. Visa ao extermínio do inseto praga em curto prazo - INCORRETO, o MIP não visa ao extermínio imediato das pragas, mas sim ao controle populacional de forma equilibrada e sustentável. c. Agrega valor ao produto final colhido - Correto, ao adotar práticas mais sustentáveis e saudáveis, o MIP pode agregar valor ao produto final. d. Utiliza práticas culturais como a rotação de culturas - Correto, o MIP envolve o uso de diversas estratégias, incluindo práticas culturais como a rotação de culturas para controlar as pragas. Portanto, a opção INCORRETA é: b. Visa ao extermínio do inseto praga em curto prazo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma filosofia de controle de pragas que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural, através do uso integrado de todas as técnicas de combate possíveis, selecionadas com base nos parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos, visando a manter a densidade populacional de um organismo abaixo do nível de dano econômico. A compreensão dos preceitos do MIP requer o conhecimento de alguns conceitos básicos, que são comumente usados por pesquisadores, técnicos e produtores que lidam com a entomologia. Tais preceitos seguem abaixo, exceto uma alternativa, qual?
Escolha uma opção:
a. Os insetos fitófagos alimentam-se das plantas para sobreviverem e, como consequência, as plantas deixam de produzir a mesma quantidade de produtos que outras que não foram danificadas por eles.
b. Quando o dano econômico, causado pelo ataque de insetos em uma lavoura torna-se elevado, diz-se que o inseto praga tornou-se conveniente.
c. A planta injuriada perde produção, que pode ser quantificada monetariamente, recebendo o nome de Dano Econômico, que é definido como qualquer perda econômica decorrente de uma injúria.
d. Do ponto de vista do manejo integrado de pragas, o inseto, ao se alimentar de uma planta cultivada provoca nela uma Injúria, que é definida como qualquer alteração deletéria decorrente da sua ação.

Na comparação entre insetos predadores e parasitoides, é correto afirmar:
a. na criação, apenas os predadores aceitam dietas artificiais e por devorarem vários hospedeiros e por terem ciclo de vida mais rápido que a presa mantêm as populações de pragas com menor densidade.
b. os parasitoides são mais seletivos; apenas um hospedeiro é necessário para completar o ciclo e deste podem se originar até centenas de imagos que podem agir como predadores.
c. os predadores têm maior espectro de presas além de insetos, têm resposta funcional dependente de densidade e não mudam alimentação quando se tornam imagos.
d. os parasitoides que atacam formas larvais, sempre são multivoltinos e poliembriônicos, sempre mudam a alimentação quando adultos e apresentam resposta funcional dependente da densidade.

O Engenheiro Agrônomo é um profissional habilitado (CONFEA No 344/90) para recomendação do uso de agrotóxicos na produção vegetal. Para tanto, profissionais éticos fazem essas recomendações através de receituário agronômico. Com relação ao assunto, analise as afirmativas a seguir. A responsabilidade penal pela prescrição de uso de agrotóxicos e afins em desacordo com as recomendações técnicas recairá sobre o Engenheiro Agrônomo e o usuário. PORQUE Dentro de sua área de atuação, compete ao Engenheiro Agrônomo assumir a responsabilidade técnica pela pesquisa e experimentação com agrotóxicos. A esse respeito pode-se concluir que:
Escolha uma opção:
a. a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
b. a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
c. as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
d. as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Quando o Manejo Integrado de Pragas é adotado em um sistema de produção agrícola, a tomada de decisão quanto ao controle químico é determinada pelo nível de controle (ou nível de dano econômico), em conjunto com a avaliação do ecossistema. Neste caso, pode-se afirmar que algum tipo de controle deve ser adotado quando:
Escolha uma opção:
I - a densidade populacional da praga estiver maior ou igual ao nível de controle;
II - as condições climáticas estiverem desfavoráveis à praga;
III - a densidade populacional da praga for maior que zero;
IV - a população dos inimigos naturais estiver abaixo da densidade capaz de controlar a praga.
a. I e IV.
b. I e III.
c. I e II.
d. II e III.

A resistência de plantas a insetos é um método econômico, ecológico e socialmente justo. Indique qual evento está relacionado ao mecanismo de resistência denominado de Antixenose, em uma situação de livre escolha.
Escolha uma opção:
a. Pupas deformadas.
b. Baixo número de adultos nas plantas.
c. Mortalidade de larvas.
d. Plantas com alta capacidade de suporte.

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) surgiu na década de 1960-70 com intuito de minimizar impactos provocados nos agroecossistemas, e tem como premissa básica para a tomada de decisão de uma ou mais técnica de controle de pragas. Com relação ao (MIP) marque a opção incorreta.
Escolha uma opção:
a. O uso do agrotóxico será sempre usado.
b. Avaliação populacional (Amostragem) de insetos.
c. Determinar níveis de controle de pragas.
d. Analisar a mortalidade natural no agroecossistema.

Algumas medidas contribuem para evitar o aparecimento de pragas nas plantas. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
I. A prática da monocultura favorece a ocorrência de pragas nas culturas.
II. Manter o solo protegido (coberto, úmido e diversificado) contribui para o controle de pragas nas lavouras.
III. Molhar intensamente as plantas colabora para o aumento da taxa fotossintética e não compromete o aparecimento de pragas.
a. II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III.

Analise o texto a seguir. No manejo de pragas, é considerado o método ideal de controle pela possibilidade de ele permitir a manutenção da praga em níveis inferiores ao de dano econômico, sem causar prejuízos ao ambiente e sem ônus adicional ao agricultor. Além disso, por sua compatibilidade com os demais métodos de controle, torna-se uma técnica ideal para ser utilizada em qualquer programa de manejo de pragas. Esse texto se refere ao método:
Escolha uma opção:
a. de resistência de plantas.
b. de controle biológico.
c. genealógico.
d. cultural.

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um sistema de controle de pragas que procura preservar e aumentar os fatores de mortalidade natural das pragas pelo uso integrado dos métodos de controle selecionados com base em parâmetros técnicos, econômicos, ecológicos e sociológicos. São componentes do MIP:
Escolha uma opção:
a. diagnose, tomada de decisão e seleção dos métodos de controle.
b. avaliação do agroecossistema e análise de impostos.
c. métodos para restringir a proliferação de patógenos e a produtividade agrícola.
d. estratégias progressivas e maximização de insumos.

Mais conteúdos dessa disciplina