Logo Passei Direto
Buscar
O Brasil é um país que possui uma forte base agropecuária, desde os tempos coloniais. Com ampla vocação agrícola, associada a condições ambientais favoráveis e que representam um custo de oportunidade atrativo, o Agronegócio Brasileiro desponta como o que mais apresenta potencial para ampliar sua representatividade no contexto mundial. Sobre o referido assunto, assinale a alternativa que apresenta a primeira exploração agropecuária de nossa história e que contribuiu para a formação do atual cenário produtivo no Brasil. a. Soja b. Algodão c. Cana-de-Açúcar d. Café e. Pau-brasil
User badge image
Rodrigo Murad Hatum

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar a história da exploração agropecuária no Brasil. A primeira atividade agrícola significativa que se destacou durante o período colonial foi a cana-de-açúcar, que se tornou a base da economia colonial e teve um grande impacto na formação do cenário produtivo do país. Analisando as alternativas: a) Soja - Embora seja uma cultura importante hoje, não foi a primeira exploração. b) Algodão - Também relevante, mas não a primeira. c) Cana-de-Açúcar - Esta foi a primeira exploração agropecuária significativa no Brasil, responsável por moldar a economia colonial. d) Café - Importante, mas surgiu posteriormente. e) Pau-brasil - Embora tenha sido explorado, não é uma cultura agrícola. Portanto, a alternativa correta é: c) Cana-de-Açúcar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A primeira exploração agropecuária de nossa história que contribuiu para a formação do atual cenário produtivo no Brasil foi a exploração do Pau-brasil. Portanto, a alternativa correta é: e. Pau-brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O atual Agronegócio brasileiro possui um considerável índice de inovatividade, especialmente quando consideramos os sistemas produtivos agroexportadores. Tais sistemas estão se utilizando de tecnologias, como as da automação, internet das coisas, agricultura de precisão e similares para aumentar a eficiência e eficácia das produções.
Todavia, esta inovatividade não é verificada em todo o Agronegócio brasileiro. Sobre este assunto, analise as afirmacoes:
I – A maioria dos Agricultores brasileiros possuem acesso deficitário aos serviços de difusão tecnológica que poderiam garantir melhor trânsito de informações e de inovações no campo.
II – A reduzida educação formal, a idade avançada e os medos das mudanças são fatores que inibem uma maior velocidade na adoção das inovações.
III – Infelizmente, não existem técnicas pedagógicas ou ilustrativas que possam ser utilizadas no sentido de ampliar as possibilidades de se adotar uma inovação no campo.
a. I, II e III
b. II
c. II e III
d. I e II
e. I e III

O USDA, ou mais conhecido como Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América, é o órgão responsável por todos os assuntos ligados à Agropecuária norte-americana. Todavia, para o mundo, o USDA é grande produtor de informações técnicas agropecuárias, não se restringindo ao território dos Estados Unidos.
Sobre o referido assunto e sua relação com a comercialização mundial de commodities, analise as afirmações:
I – O fato de o USDA produzir dados técnicos sobre a Agropecuária de diferentes países não é relevante no que diz respeito à formação de preços, uma vez os preços das commodities variam somente de acordo com a lei da oferta e procura.
II – Os dados produzidos pelo USDA, especialmente os relatórios das safras agrícolas dos Estados Unidos, são variáveis importantes na definição de preços de commodities como soja ou milho, pois, dependendo da informação gerada por tais dados, os preços podem sofrer oscilações significativas.
III – Relatórios de andamento de safras são classificados como variáveis especulativas, assim como dados relacionados ao clima, estoques mundiais e previsão de demanda por parte das cadeias produtivas.
a. I
b. II, III
c. I, II
d. I, III
e. I, II, III

O segmento “depois da porteira” no Agronegócio é o mais técnico e representativo no que se refere à composição do PIB do Agronegócio no Brasil. Estima-se que mais de 60% das riquezas geradas pelo Agronegócio possuem como origem o referido segmento. Sobre o segmento “dentro da porteira” analise as afirmações.
I – Denomina-se, genericamente, como “depois da porteira” o conjunto de atividades econômicas de agregação de valor que ocorrem a partir do momento em que o alimento ou matéria-prima agropecuária é deslocada de seu local de produção ao local de processamento. II – Na atualidade, o “depois da porteira” é o segmento que tem uma grande taxa de ocupação de mão de obra devido à natureza das ações de processamento dos produtos agropecuários, a qual não permite a automação. III – Uma deficiência do “depois da porteira” é ter processos produtivos lineares, os quais não permitem o aproveitamento de subprodutos ou, ainda, a transformação de resíduos em produtos que podem ser utilizados em outros processos produtivos. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta:
a. Estão corretas, apenas as afirmações II, III
b. Somente a afirmação I está correta
c. Estão corretas, apenas, as afirmações I e II
d. Somente a afirmação II está correta
e. Estão corretas as afirmações I, II e III

As décadas de 1940 à 1990 reservaram ao Brasil grandes mudanças sociais, econômicas e produtivas no campo. Com a chegada da Revolução Verde, houve densa ação do Estado no sentido de promover a inserção do pacote tecnológico revolucionário. Sobre este assunto, analise as afirmações. I – Uma das mudanças mais observadas no campo foi a serialização da produção, inserindo-a em um contexto agroindustrial e exportador de matérias-primas. II – Para que a serialização da produção ocorresse a contento, as relações produtivas foram amplamente modificadas, inserindo as propriedades rurais em cadeias produtivas estruturadas e com elos interdependentes. III – Pode-se dizer que a complexação das relações entre os elos de uma cadeia produtiva agropecuária permitiu a criação do conceito de agronegócio, ao mesmo tempo em que gerou dicotomias frente a outros modelos produtivos que não se encaixavam no modelo agroexportador. IV – Uma clara dicotomização ideológica do conceito de Agronegócios buscou separar os modelos produtivos entre modelos agroexportadores e patronais e modelos camponeses, preponderantemente formados por Agricultores Familiares. Mediante o exposto, assinale a alternativa correta: a. Somente as afirmações I, II e III estão corretas b. As afirmações I, II, III e IV estão corretas c. Somente as afirmações III e IV estão corretas d. Somente a afirmação I está correta e. Somente as afirmações II e III estão corretas

Dos produtos consumidos pela população brasileira, mais de 90% possuem ligação com o Agronegócio. Desde a nossa alimentação básica até os produtos mais elaborados, como lubrificantes de brocas utilizadas para prospecção de petróleo em alto mar, verifica-se a inserção de produtos que têm no agronegócio a sua base.
Todos os produtos do agronegócio possuem uma certa estruturação em seus processos produtivos. Sobre esta estruturação, analise as afirmações:
I – Todos os produtos agropecuários possuem íntima relação com um processo produtivo particular. Contudo, a partir do momento em que existe o aproveitamento econômico dos produtos, o processo produtivo se insere em um fluxo maior, no qual o produto é transportado, processado, distribuído e consumido.
II – Ainda, para se produzir um determinado produto agropecuário, existe a necessidade de aquisição de insumos necessários à sua produção, como sementes, agrotóxicos, fertilizantes e condicionadores do solo. Deste modo, considerando a propriedade rural como foco da análise, existe um fluxo de produtos da propriedade ao consumidor e de insumos dos fornecedores à propriedade.
III – A ideia de um processo produtivo se encaixar em um fluxo lógico, partindo-se dos fornecedores de insumos, passando pela produção a campo, pelo processamento, transporte e distribuição e chegando ao consumidor foi observada como um fluxo linear, gerando, empiricamente, os primeiros conceitos de cadeias produtivas.
IV – Em sentido contrário ao fluxo de produtos, existe o fluxo de capital. O maior capital tende a ficar com os elementos iniciais das cadeias produtivas, enquanto os processadores e os distribuidores ficam com a menor fatia do capital gerado pela comercialização dos produtos de uma cadeia produtiva.
a. II
b. I, II, III, IV
c. I
d. I, II, III
e. I, II

Mais conteúdos dessa disciplina