Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Artigo 183 da Lei Orgânica do Município de Ruropólis, são princípios básicos para a política de desenvolvimento urbano do município:
I – permitir, ao controle externo, condições para a realização do exame de condições orçamentárias;
II – garantir pleno desenvolvimento das funções sociais do município e o bem-estar de seu habitantes;
III – executar e avaliar os resultados das avaliações de metas e projetos.
IV – desapropriar imóvel urbano com prévia e justa indenização em dinheiro pelo poder público;
V – exigir adequado aproveitamento do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado.
A II, IV e V.
B II, III e V.
C I, IV e V.
D I, III e V.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada princípio apresentado no Artigo 183 da Lei Orgânica do Município de Ruropólis: I – permitir, ao controle externo, condições para a realização do exame de condições orçamentárias; - Este princípio não está relacionado à política de desenvolvimento urbano, portanto está incorreto. II – garantir pleno desenvolvimento das funções sociais do município e o bem-estar de seus habitantes; - Este princípio está alinhado com a política de desenvolvimento urbano, está correto. III – executar e avaliar os resultados das avaliações de metas e projetos; - Este princípio não está diretamente relacionado à política de desenvolvimento urbano, portanto está incorreto. IV – desapropriar imóvel urbano com prévia e justa indenização em dinheiro pelo poder público; - Este princípio está relacionado à política de desenvolvimento urbano, está correto. V – exigir adequado aproveitamento do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado; - Este princípio está alinhado com a política de desenvolvimento urbano, está correto. Portanto, os princípios corretos para a política de desenvolvimento urbano do município, de acordo com o Artigo 183 da Lei Orgânica de Ruropólis, são II, IV e V. A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: A) II, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a Lei Municipal nº 9.800/00 – Zoneamento, uso e ocupação do solo de Curitiba –, especificamente sobre o capítulo III, que trata dos Setores Especiais, assinale a alternativa correta.

A O Setor Especial Preferencial de Pedestres (SE-PE) é constituído pelos locais de observação da paisagem e pelos terrenos situados na encosta dessas elevações, onde os parâmetros de uso e ocupação do solo serão controlados de maneira a não causar interferências.
B O sistema viário estrutural compreende o sistema trinário composto por uma via central e duas vias externas, sendo a via central aquela que contém a canaleta para o transporte de massa e as pistas lentas para atendimento às atividades lindeiras, e as vias externas, as ruas paralelas com sentido único de tráfego destinada ao fluxo contínuo de veículos.
C O Setor Especial do Centro Cívico (CC) engloba um grande número de edificações originárias do processo de ocupação da cidade do fim do século XIX e início do século XX, caracterizando-se como núcleo urbano com maior expressão histórica e cultural.
D O Setor Especial Histórico (SH) abrange os principais eixos de crescimento da cidade, caracterizados como áreas de expansão do centro tradicional e como corredores comerciais, de serviços e de transportes, tendo como suporte um sistema trinário de circulação.
E O Setor Especial dos Pontos Panorâmicos (SE-PP) compreende os terrenos com testada para as vias públicas bloqueadas total ou parcialmente ao tráfego de veículos.

Sobre o processo de elaboração e implantação de projetos e obras, assinale a alternativa correta.
A Caderno de encargos é a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou com o serviço ao longo de seu período de execução, servindo de subsídio para avaliar motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho.
B Em contratos da Administração Pública, as obras e os serviços somente podem ser licitados quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e orçamento aproximado dos serviços necessários.
C As escavações, os movimentos de terra, os arrimos, as drenagens e outros processos de preparação e de contenção do solo poderão ter início logo que as instalações temporárias que compõem o canteiro de obras estiverem concluídas.
D Toda e qualquer obra executada no Município de Curitiba deverá possuir, obrigatoriamente, em sua área interna, um sistema de contenção contra o arrastamento de terras e resíduos.
E Os materiais de construção poderão permanecer no logradouro público durante o tempo necessário para a realização da obra de uma edificação, desde que adequadamente protegidos.
a) A Caderno de encargos é a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou com o serviço ao longo de seu período de execução, servindo de subsídio para avaliar motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho.
b) B Em contratos da Administração Pública, as obras e os serviços somente podem ser licitados quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e orçamento aproximado dos serviços necessários.
c) C As escavações, os movimentos de terra, os arrimos, as drenagens e outros processos de preparação e de contenção do solo poderão ter início logo que as instalações temporárias que compõem o canteiro de obras estiverem concluídas.
d) D Toda e qualquer obra executada no Município de Curitiba deverá possuir, obrigatoriamente, em sua área interna, um sistema de contenção contra o arrastamento de terras e resíduos.
e) E Os materiais de construção poderão permanecer no logradouro público durante o tempo necessário para a realização da obra de uma edificação, desde que adequadamente protegidos.

O desenho arquitetônico tem papel essencial na qualidade final de uma construção. Quando bem executado, facilita a comunicação com clientes e o entendimento dos outros profissionais envolvidos no projeto. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
A A folha de formato A1, utilizada em desenhos técnicos, tem as dimensões 841 mm x 1189 mm, conforme padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
B Planta de edificação é o plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
C Considerando-se uma escala de 5:1, cada 5 m do objeto real representa 1 m do desenho.
D O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três eixos ou arestas principais que formam entre si três ângulos de 120º.
E Nas projeções axonométricas, a principal face de cada vista é paralela ao plano de desenho.
a) A A folha de formato A1, utilizada em desenhos técnicos, tem as dimensões 841 mm x 1189 mm, conforme padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
b) B Planta de edificação é o plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
c) C Considerando-se uma escala de 5:1, cada 5 m do objeto real representa 1 m do desenho.
d) D O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três eixos ou arestas principais que formam entre si três ângulos de 120º.
e) E Nas projeções axonométricas, a principal face de cada vista é paralela ao plano de desenho.

Uma boa iluminação propicia a visualização do ambiente, permitindo que as pessoas vejam, movam-se com segurança e desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, precisa e segura, sem causar fadiga visual e desconforto. A iluminação pode ser natural, artificial ou uma combinação de ambas. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
A Para a iluminação natural interna de uma edificação, a orientação sul proporciona qualidade alta quando se precisa de uma luz branca fria, bem como menos problemas de ofuscamento.
B Considera-se que uma lâmpada possui aparência da cor quente quando apresenta uma temperatura de cor correlata abaixo de 3.300 K.
C Nas lâmpadas halógenas, a geração de luz se dá pela passagem da corrente elétrica por um filamento/resistência, sendo que elas são apropriadas para utilização em ambientes em que se precisa de boa reprodução de cores.
D Área da tarefa é definida como a área parcial em um local de trabalho no qual a tarefa visual está localizada e é realizada.
E Para áreas de circulação e corredores, recomenda-se uma iluminância na ordem de 200 a 300 lux.
a) Para a iluminação natural interna de uma edificação, a orientação sul proporciona qualidade alta quando se precisa de uma luz branca fria, bem como menos problemas de ofuscamento.
b) Considera-se que uma lâmpada possui aparência da cor quente quando apresenta uma temperatura de cor correlata abaixo de 3.300 K.
c) Nas lâmpadas halógenas, a geração de luz se dá pela passagem da corrente elétrica por um filamento/resistência, sendo que elas são apropriadas para utilização em ambientes em que se precisa de boa reprodução de cores.
d) Área da tarefa é definida como a área parcial em um local de trabalho no qual a tarefa visual está localizada e é realizada.
e) Para áreas de circulação e corredores, recomenda-se uma iluminância na ordem de 200 a 300 lux.

Mais conteúdos dessa disciplina