Logo Passei Direto
Buscar
Acerca dos exemplos históricos citados, pode-se afirmar corretamente que:

I. D. Pedro I renunciou porque não conseguiu apoio suficiente dos brasileiros para construir seu governo e preferiu lutar pelo trono em Portugal.

II. D. Pedro II foi afastado do governo porque não proclamou a abolição da escravidão e combateu a elite militar, ambiciosa por cargos administrativos após a Guerra do Paraguai.

III. Deodoro da Fonseca renunciou porque governava de modo não democrático. Também teve influência a grave crise financeira que o país sofria.

I e II
II e III
I e III
I, II e III
User badge image
DireitosHumanizados

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. D. Pedro I renunciou porque não conseguiu apoio suficiente dos brasileiros para construir seu governo e preferiu lutar pelo trono em Portugal. Falso, D. Pedro I não renunciou, ele abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho, D. Pedro II, para retornar a Portugal e assumir o trono após a morte de seu pai. II. D. Pedro II foi afastado do governo porque não proclamou a abolição da escravidão e combateu a elite militar, ambiciosa por cargos administrativos após a Guerra do Paraguai. Falso, D. Pedro II foi deposto em um golpe militar que proclamou a República em 1889, não por motivos relacionados à abolição da escravidão ou à elite militar. III. Deodoro da Fonseca renunciou porque governava de modo não democrático. Também teve influência a grave crise financeira que o país sofria. Verdadeiro, Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, e sua renúncia em 1891 ocorreu devido a pressões políticas e à crise financeira do país. Portanto, a única afirmativa correta é a III. Sendo assim, a alternativa correta é: b) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as tensões na Irlanda do Norte é CORRETO afirmar.
Em 2020, como parte dos acordos firmados com o Brexit, a Irlanda do Norte se desvinculou do Reino Unido em razão do convívio hostil entre unionistas e republicanos, além da comoção frente às denúncias públicas sobre mortes, prisões e massacres diante dos embates por direitos civis e religiosos.
Somente no início do século XX passou a existir conflitos armados na ilha, ocorridos em função da guerra civil e independência da região sul da Irlanda. Antes disso, o acordo firmado diante do domínio inglês era aceito e almejado pela maioria dos irlandeses desde o século XVII.
A Irlanda do Norte apresenta um estado latente de tensão social, tanto pela intolerância religiosa e descontentamento (de unionistas e separatistas), além da emergente apreensão sobre possíveis desdobramentos advindos de investigações de conflitos anteriores e de sua posição frente ao Brexit.
O IRA (Irish Republican Army – Exército Republicano Irlandês) se constituiu como um dos grupos que defendiam a autonomia da Irlanda do Norte frente ao Reino Unido, contando com maioria de apoiadores protestantes.
O acordo firmado em Belfast, em 1998, significou o fim dos conflitos separatistas e o arquivamento de investigações relacionadas ao interesse irlandês republicano de criar o país Basco.

a) Em 2020, como parte dos acordos firmados com o Brexit, a Irlanda do Norte se desvinculou do Reino Unido em razão do convívio hostil entre unionistas e republicanos, além da comoção frente às denúncias públicas sobre mortes, prisões e massacres diante dos embates por direitos civis e religiosos.
b) Somente no início do século XX passou a existir conflitos armados na ilha, ocorridos em função da guerra civil e independência da região sul da Irlanda. Antes disso, o acordo firmado diante do domínio inglês era aceito e almejado pela maioria dos irlandeses desde o século XVII.
c) A Irlanda do Norte apresenta um estado latente de tensão social, tanto pela intolerância religiosa e descontentamento (de unionistas e separatistas), além da emergente apreensão sobre possíveis desdobramentos advindos de investigações de conflitos anteriores e de sua posição frente ao Brexit.
d) O IRA (Irish Republican Army – Exército Republicano Irlandês) se constituiu como um dos grupos que defendiam a autonomia da Irlanda do Norte frente ao Reino Unido, contando com maioria de apoiadores protestantes.
e) O acordo firmado em Belfast, em 1998, significou o fim dos conflitos separatistas e o arquivamento de investigações relacionadas ao interesse irlandês republicano de criar o país Basco.

Mais conteúdos dessa disciplina