Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

a) A medida cautelar fiscal é ação de iniciativa do contribuinte visando a suspensão da exigibilidade do crédito tributário a partir da concessão da liminar.
b) É possível utilizar-se de mandado de segurança em matéria tributária para desconstituir auto de infração, mas somente até 120 dias do ato coator, ou seja, da autuação fiscal, mesmo que haja recurso administrativo.
c) De acordo com o entendimento do STJ, o contribuinte pode optar por receber, por meio de precatório ou por compensação, o indébito tributário certificado por sentença declaratória transitada em julgado.
d) A medida cautelar fiscal e a execução fiscal são ações judiciais dependentes e relativamente subordinadas, pois correrão perante o mesmo juízo, os autos serão apensados e, eventual decisão judicial que acolha alegação de extinção do crédito tributário nos autos da cautelar fiscal comunicará à execução fiscal correlata.
e) I e III.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: a) A medida cautelar fiscal é ação de iniciativa do contribuinte visando a suspensão da exigibilidade do crédito tributário a partir da concessão da liminar. Falso, a medida cautelar fiscal é uma ação de iniciativa do Fisco (Administração Tributária) e não do contribuinte. b) É possível utilizar-se de mandado de segurança em matéria tributária para desconstituir auto de infração, mas somente até 120 dias do ato coator, ou seja, da autuação fiscal, mesmo que haja recurso administrativo. Verdadeiro, o mandado de segurança é uma medida cabível para questionar atos ilegais ou abusivos, como um auto de infração, por exemplo, desde que dentro do prazo de 120 dias. c) De acordo com o entendimento do STJ, o contribuinte pode optar por receber, por meio de precatório ou por compensação, o indébito tributário certificado por sentença declaratória transitada em julgado. Falso, o indébito tributário certificado por sentença declaratória transitada em julgado deve ser restituído ao contribuinte, não sendo uma opção entre precatório ou compensação. d) A medida cautelar fiscal e a execução fiscal são ações judiciais dependentes e relativamente subordinadas, pois correrão perante o mesmo juízo, os autos serão apensados e, eventual decisão judicial que acolha alegação de extinção do crédito tributário nos autos da cautelar fiscal comunicará à execução fiscal correlata. Verdadeiro, a medida cautelar fiscal e a execução fiscal são ações relacionadas e podem correr perante o mesmo juízo, com comunicação entre elas em caso de decisão favorável ao contribuinte. Com base nas análises, os itens verdadeiros são os itens b) e d), portanto a alternativa correta que contém ambos é: e) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a história constitucional do Brasil, é CORRETO afirmar que: 1. O voto secreto e o voto feminino foram assentados, pela primeira vez, em base constitucional no país, pela Constituição Brasileira de 1937.
a) Com relação à Constituição brasileira de 1891, é correto afirmar que foi outorgada pelo Presidente Deodoro da Fonseca, sem prévia aprovação por uma assembleia constituinte.
b) Uma, de fundo puramente liberal, ampliou o municipalismo e incorporou importante capítulo relativo à declaração de direitos e suas garantias. Outra mostrou força renovadora na solução social apresentada em seu contexto, com capítulos novos inspirados na Constituição alemã de Weimar. Essas afirmacoes estão, correta e respectivamente, relacionadas às Constituições brasileiras de 1891 e 1934.
c) O mandado de segurança foi introduzido no direito brasileiro pela Constituição de 1946.
d) A Constituição de 1988 ampliou o rol de direitos e garantias individuais, prevendo, pela primeira vez, nas constituições brasileiras, o mandado de segurança e a ação popular.
e) Sobre direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Tendo em vista a importância dos direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro, é correto afirmar que a expressão eficácia diagonal tem sido utilizada para designar a aplicação de direitos fundamentais às relações contratuais entre particulares onde há desequilíbrio fático.
b) Reconhecida a força normativa do texto constitucional e aceita a sistematização proposta por Robert Alexy, é correto afirmar que os direitos fundamentais previstos têm natureza prestacional quando correspondem aos denominados direitos positivos.
c) Com a imunização dos direitos e das garantias fundamentais ante o arbítrio do legislador, mostrava-se necessária a instituição de órgãos, instrumentos e procedimentos tendentes a concretizá-los, a conferir efetividade às normas jurídicas constitucionais. Refere-se a doutrina a três ordens de garantias que têm por objetivo assegurar concretude às regras constitucionais: as sociais, as políticas e as jurídicas. São exemplos da adoção de cada uma dessas ordens de garantias, observada a sequência em que se encontram descritas: a liberdade de associação, a tripartição das funções que emanam do Poder do Estado e a inafastabilidade da jurisdição.
d) A noção de direitos fundamentais é contemporânea ao surgimento da ideia de constitucionalismo, que permitiu insculpir um rol mínimo de direitos humanos em um documento escrito, derivado diretamente da vontade popular.
e) Sobre os remédios constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA.

Mais conteúdos dessa disciplina