Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Os princípios da geografia permitiram concretizar a geografia como ciência, pois, atribuiu a esta ciência princípios metodológicos, conferindo-lhe o devido caráter científico. Entre os princípios destaca-se o princípio da analogia, também chamado geografia geral, que foi formulado por Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918). Assim, assinale a alternativa que apresenta a definição do princípio da analogia.

É preciso comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre, em busca de semelhanças e diferenças.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O princípio da analogia na geografia consiste em comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre, buscando identificar semelhanças e diferenças. Esse princípio permite estabelecer relações e padrões que auxiliam na compreensão e análise dos fenômenos geográficos, contribuindo para a construção do conhecimento científico nessa área.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O século XIX é marcante para a Geografia, tem-se o seu reconhecimento como ciência, portanto era necessária a fixação de princípios metodológicos, que confeririam à ela o devido caráter científico. Entre os princípios estão:

I – Extensão.
II – Analogia.
III – Causalidade.

Sobre a interpretação do trecho acima e seus conhecimento da disciplina de História do Pensamento Geográfico, analise as afirmativas a seguir:
I. A Geografia é uma ciência que não existem sem o apoio da História, pois uma é concomitante a outra.
II. A Geografia possui como característica ser uma ciência multidisciplinar e que se utiliza de conhecimento de outras áreas em seus estudos.
III. A História é considerada uma área afim da Geografia e durante décadas ambas eram incluídas no mesmo curso universitário.
IV. Os fundadores da ciência geográfica eram todos historiadores, isso porque a História é uma ciência mais antiga que a Geografia.
V. A História é considerada como fonte de conhecimento para a Geografia, porque os eventos do passado ajudam a compreender a relações espaciais atuais São corretas o que se afirmam em:
Somente a II, III e V estão corretas.

associar esse trecho de canção a: ao Determinismo. O século XIX é marcante para a Geografia, tem-se o seu reconhecimento como ciência, portanto era necessária a fixação de princípios metodológicos, que confeririam à ela o devido caráter científico. Entre os princípios estão: I – Extensão. II – Analogia. III – Causalidade. Relacione os princípios as ideias e aos atores: ( ) Princípio creditado a Humboldt, está relacionado à pesquisa “causas e efeitos” de um fenômeno geográfico. ( ) Princípio defendidos por Karl Ritter e Paul Vidal de La Blache, afirma que um fenômeno geográfico pode ocorrer em diversos locais do planeta e, portanto, deve-se estabelecer as semelhanças e as diferenças entre eles. ( ) Princípio criado por Friedrich Ratzel, afirma que o fenômeno geográfico deve ser localizado na superfície terrestre e ter sua área de ocorrência definida. ( ) Esse princípio está relacionado à necessidade de explicar o porquê dos fatos. ( ) Para este princípio a Cartografia é a principal ferramenta, pois procura responder onde está o fenômeno. A sequência correta é: III- II- I- III- I.

Sobre o contexto sociopolítico que influenciaram o conhecimento geográfico entre os séculos XV ao XIX, analise as afirmativas a seguir: I. No século XV surgiu o período das Grandes Navegações, a exploração dos oceanos e a elaboração do material cartográfico, preparou as vias para o desenvolvimento da Geografia Moderna. II. A ascensão da classe dos senhores feudais resultou no financiamento de várias pesquisas para a busca de novas formas de exploração da terra, o que facilitou a introdução do conhecimento geográfico nas disciplinas acadêmicas. III. Uma grande transformação foi o rompimento entre o conhecimento científico e as crenças religiosas com a diminuição do poder da Igreja, com isso filósofos passaram a questionar algumas crenças. IV. A Geografia começa a ser estuda baseada no conceito do determinismo geográfico que afirma que natureza exerce uma influência primordial no desenvolvimento de cada civilização. V. A sociedade europeia buscava explicações sobre as diferenças existentes entre os povos com os objetivos de conhecer diferentes culturas, neste aspecto surge os estudos da Geografia cultural. São corretas o que se afirmam em: Somente a I, III e IV estão corretas

Considerado um dos pais da Geografia moderna. Nascido em 1769, em Berlim, na Alemanha, dedicou-se aos estudos da Botânica e foi considerado um naturalista. Estudou Geologia, Física, Astronomia, entre outras ciências, e, por pertencer a uma família aristocrata, fez inúmeras expedições por todos os continentes, fazendo excelentes observações na América Latina, onde ele pode observar os diferentes climas e paisagens e registrou em suas obras, nas quais temos ricas informações com seus relatos. Assinale a alternativa que apresenta o nome do naturalista, explorador e geógrafo acima descrito: Alexander Von Humboldt.

Sobre a Geografia do Brasil, a principal contribuição da Lei 2.594 assinada no ano de 1955 foi a (o): desmembramento dos cursos de Geografia e História.

Com base na citação de Milton Santos, analise as afirmativas a seguir:
I. Através dos processos produtivos, o ser humano estabelece relações técnicas com a natureza, com o propósito de gerar produtos úteis a suas necessidades.
II. A atual evolução tecnológica, retiraram a influência da natureza nas formas de produção material da vida social.
III. A sociedade não pode existir sem a natureza, afinal, é na natureza que propicia as condições para que a sociedade viva e sobreviva.
IV. A forma como a sociedade se relaciona com a natureza, é atemporal uma vez que a natureza sempre existiu independente da ação humana.
V. AS transformações que ocorrem na natureza se tornaram menos intensas, devido ao surgimento de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente.
Somente a I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina