Buscar

Por que as contas do ativo, como caixa, são debitadas quando há entrada de recursos?

Gostaria de entender porque quando aumentamos o caixa na contabilidade há um débito e não um crédito? Pergunto isso porque o natural é pensar é que toda entrada de recurso é um crédito.

💡 205 Respostas

User badge image

Pedro Soares

É natural porém errônea, lidando com contabilidade toda entrada é vista com um débito e a saída chama-se crédito, pois é um valor seu que esta sendo creditado a terceiros. Quando há a entrada de dinheiro, terceiros estão debitando em nossa conta, ou seja, diferente do linguajar dos bancos, por exemplo. Débito = entrada / Crédito = Saida, tudo isso na visão de terceiros.

Espero ter ajudado

94
Dislike12
User badge image

Melissa Modesto

O Patrimonio Líquido fica do lado do passivo para que haja o balanço entre os lados do mesmo. Sendo que é no patrimônio liquido que fica o lucro, logo temos crédito, porque está aumentando esse lucro. Então se é de natureza credora por onde aumenta o lucro, logo por onde diminue será débito.

 Image Hosted by ImageShack.us

Confira o link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/questao-cespe-sobre-natureza-das-contas-contabeis/

35
Dislike5
User badge image

Seni Claudia Martins

Está a principal dúvida de quem inicia seus conhecimento em contabilidade, normal. O Ativo é aonde se aplicamos o recurso obtido, pelos sócios que é o capital social. Por sua vez o Capital Social encontra-se no Patrimonio Liquido da empresa que é uma conta do Passivo, portanto credora. Quando entrar algum valor que irá aumentar o Ativo, deverá ser feito um débito pois está conta esta aumentando em valor (R$), direito ou bens. Porém no nosso dia contesse o inverso pois ao estamos vendo a operação de fora, quando pegamos o nosso extrato bancário visualizamos um crédito isto ocorre pois para o banco nos encontramos em seu lado credor, mas o que isso quer dizer ? Que o banco possui uma obrigação com você, em te entregar o seu dinheiro que estar com ele. Já você possui um direito de pegar esse dinheiro que está com o banco. Mas acontece também de nossa conta estar devedora, isso ocorre quando estamos devendo pro banco, o débito é porque o banco possui o direito de receber esse valor. Já para você representará um crédito uma obrigação (Passivo) de pagar este valor para ele. 

Para ficar mais fácil devemos olhar a operação no nosso sentido pois assim fica mais simples. Espero que tenha ajudado. Bons estudos ! 

23
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais