Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Relatório de local crime é o documento que registra graficamente o conjunto de informações objetivas e subjetivas do local do crime, de acordo com o ponto de vista da equipe de investigadores sob a coordenação do delegado de polícia. Considerando essa informação, julgue a veracidade das proposições abaixo. I. O relatório de local de crime é um documento previsto na legislação penal, portanto, possui forma e rigores predefinidos, não permitindo ao investigador a elaboração de seu próprio modelo. II. A juntada do relatório de local de crime aos autos é obrigatória, já que esse documento substitui os termos de depoimento, os interrogatórios e, evidentemente, os laudos periciais. III. O relatório de local de crime é um verdadeiro dossiê que eterniza as informações do local, de forma imediata, após confecção dos laudos periciais, por isso poderá substituí-los. O resultado é:

a. F-V-F
b. V-V-V
c. V-F-F
d. F-F-V
e. F-F-F
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada proposição sobre o relatório de local de crime: I. O relatório de local de crime é um documento previsto na legislação penal, portanto, possui forma e rigores predefinidos, não permitindo ao investigador a elaboração de seu próprio modelo. É falsa (F). Embora o relatório de local de crime tenha diretrizes e requisitos, os investigadores podem adaptar o modelo conforme a necessidade do caso, desde que respeitadas as informações essenciais. II. A juntada do relatório de local de crime aos autos é obrigatória, já que esse documento substitui os termos de depoimento, os interrogatórios e, evidentemente, os laudos periciais. É falsa (F). O relatório de local de crime é um documento importante, mas não substitui os depoimentos e laudos periciais; ele complementa a investigação. III. O relatório de local de crime é um verdadeiro dossiê que eterniza as informações do local, de forma imediata, após confecção dos laudos periciais, por isso poderá substituí-los. É verdadeira (V). O relatório documenta as informações do local do crime, mas não substitui os laudos periciais, embora possa ser considerado um registro importante. Portanto, a sequência correta é: F - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: d) F-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada proposição: I. O relatório de local de crime é um documento previsto na legislação penal, portanto, possui forma e rigores predefinidos, não permitindo ao investigador a elaboração de seu próprio modelo. Falso (F). O relatório de local de crime não possui uma forma única e predefinida na legislação, permitindo certa flexibilidade na sua elaboração de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada caso. II. A juntada do relatório de local de crime aos autos é obrigatória, já que esse documento substitui os termos de depoimento, os interrogatórios e, evidentemente, os laudos periciais. Verdadeiro (V). O relatório de local de crime é um documento fundamental para registrar as informações do local da ocorrência, sendo essencial para a investigação e podendo substituir outros tipos de documentos. III. O relatório de local de crime é um verdadeiro dossiê que eterniza as informações do local, de forma imediata, após confecção dos laudos periciais, por isso poderá substituí-los. Falso (F). O relatório de local de crime não substitui os laudos periciais, pois estes são documentos técnicos elaborados por peritos especializados em suas áreas de atuação. Portanto, a sequência correta é: V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: c) V-F-F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca do isolamento de local de crime, faça a associação das alternativas que relacionam corretamente as funções necessárias para o trabalho pericial:
Muitas vezes o perito pode correr risco de vida ao realizar o trabalho pericial em um local mal isolado. Citam-se como exemplo levantamentos de locais de acidentes de trânsito em rodovias movimentadas, mormente em condições de baixa visibilidade produzidas por chuva, neblina e/ou baixa luminosidade, por se tratar de horário noturno.
Durante os levantamentos periciais, principalmente em locais de crimes contra a vida, faz-se necessário despir o cadáver na busca de vestígios relacionados à ação delituosa. Quando a vítima está na via pública ou em locais de fácil acesso, o isolamento inadequado expõe a integridade da imagem da vítima, pois tanto os curiosos quanto a mídia terão total visibilidade do cadáver nu. Para evitar esse problema, deve-se recorrer ao isolamento adequado, impedindo a fácil visualização do corpo.
Garantir a segurança física do perito.
Preservar a integridade da imagem da(s) vítima(s).
Em um primeiro momento, somente os policiais relacionados à investigação policial devem ter acesso às informações obtidas nos levantamentos periciais. Somente a autoridade policial titular da investigação pode determinar quais informações devem ser transmitidas aos familiares da vítima ou à mídia. Novamente demonstra-se a necessidade do isolamento, dessa vez para permitir que as informações obtidas não sejam captadas por pessoas indevidas nas proximidades do local.

Mais conteúdos dessa disciplina