Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Outros
[Laboratório Virtual - Princípio da Conservação da Energia] O princípio da conservação da energia mecânica afirma que toda a energia relacionada ao movimento de um corpo se mantém quando não atuam sobre ele quaisquer forças dissipativas, tais como as forças de atrito e a força de arraste (resistência do ar). Com base no exposto e no experimento realizado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- No experimento realizado, foi possível observar que uma pequena parte da energia mecânica se transformou em energia térmica. PORQUE II- Havia forças conservativas envolvidas, como a força de atrito e a força da gravidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras e estabelecem relação entre si.
C As duas asserções são proposições falsas.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as asserções: I- No experimento realizado, foi possível observar que uma pequena parte da energia mecânica se transformou em energia térmica. Essa afirmação é verdadeira, pois em sistemas reais, sempre há alguma perda de energia devido a forças dissipativas, como o atrito, que transforma parte da energia mecânica em energia térmica. II- Havia forças conservativas envolvidas, como a força de atrito e a força da gravidade. Essa afirmação é falsa. A força de atrito é uma força dissipativa, não conservativa. A força da gravidade, por outro lado, é uma força conservativa, mas a presença da força de atrito contradiz a afirmação de que as forças envolvidas eram conservativas. Agora, vamos às alternativas: A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa. (Correta) B) As duas asserções são proposições verdadeiras e estabelecem relação entre si. (Incorreta) C) As duas asserções são proposições falsas. (Incorreta) D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada asserção: I- No experimento realizado, foi possível observar que uma pequena parte da energia mecânica se transformou em energia térmica. Verdadeiro, de acordo com o princípio da conservação da energia, em sistemas reais parte da energia mecânica pode se transformar em outras formas de energia, como a energia térmica. II- Havia forças conservativas envolvidas, como a força de atrito e a força da gravidade. Falso, as forças de atrito não são conservativas, pois dissipam energia do sistema. A força da gravidade é uma força conservativa, mas não está diretamente relacionada à transformação de energia mecânica em energia térmica. Portanto, a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. A alternativa correta é: A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina