Logo Passei Direto
Buscar
Texto da questão
A modalidade “pregão” de licitação, que vem sendo adotada inclusive para a contratação de projetos de edificações pela Administração Pública, tem como princípio a oferta do menor preço, na forma de um leilão ao contrário. Estudos feitos pelo Ministério da Transparência e pela Controladoria Geral da União apontaram que, entre 2018 e 2022, 16,3% do total de pregões feito pelos órgãos públicos do poder executivo federal foram deficitários, ou seja, quando o desconto obtido sobre o valor inicial do certame não cobre os gastos com o envolvimento no seu procedimento.
Escolha uma opção:
a. Verdadeiro
b. Falso
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmativa é verdadeira.

a) Verdadeiro
b) Falso
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A questão aborda a modalidade de licitação "pregão" e menciona que, segundo estudos, uma porcentagem significativa dos pregões realizados foi deficitária. A afirmativa diz que o princípio do pregão é a oferta do menor preço, o que é correto, e que 16,3% dos pregões foram deficitários, o que também é uma informação que pode ser verificada. Dado que a afirmativa é verdadeira, a resposta correta é: a) Verdadeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A modalidade de licitação "pregão" tem como princípio a oferta do menor preço, de forma semelhante a um leilão ao contrário, onde os licitantes vão diminuindo seus preços até que se chegue ao menor valor. No entanto, é importante destacar que, de acordo com os estudos mencionados, uma parcela significativa dos pregões realizados pelos órgãos públicos do poder executivo federal entre 2018 e 2022 foram deficitários, ou seja, o desconto obtido não cobriu os gastos envolvidos no procedimento. Portanto, a afirmação de que 16,3% do total de pregões feitos pelos órgãos públicos do poder executivo federal foram deficitários é verdadeira. A opção correta é: a) Verdadeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da plataforma BIM (Building Information Modeling), julgue as alternativas abaixo e marque aquela que você considera incorreta.

a. Enquanto na tecnologia baseada em sistemas CAD (Computer Aided Design), o projeto é elaborado com ferramentas de desenho, compostas de linhas, planos, volumes e sombras, na tecnologia BIM o projeto é elaborado como um modelo digital do objeto com a simulação das suas características futuras, em ambiente virtual.
b. A tecnologia BIM está promovendo uma grande revolução na forma de se projetar, invertendo a sua lógica. Uma das grandes mudanças é a possibilidade de, a partir do modelo virtual, extrair inúmeras vistas e seções (cortes) de forma rápida e com informações fiéis, que guardam perfeita relação com aquele.
c. O uso da tecnologia BIM é obrigatório nos projetos da Administração Pública de países como a Espanha, Suécia, França, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. No Brasil, embora não obrigatório, percebe-se um movimento do poder executivo nesse sentido, desde a criação do Comitê Estratégico de Implementação do BIM.
d. Uma grande vantagem dos softwares baseados na tecnologia BIM é a extração de quantitativos de forma rápida e precisa. No software Autodesk®Revit®, esses quantitativos, quando vinculados a preços unitários, permitem a geração de orçamentos completos, cuja atualização é igualmente automática devido ao link existente com as tabelas do SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) da Caixa Econômica Federal.

Mais conteúdos dessa disciplina