Logo Passei Direto
Buscar
Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
6. Em uma aula de Biologia, um aluno observava uma célula ao microscópio. Nessa célula, era possível verificar uma região mais corada na lâmina, estrutura identificada pelo professor como o núcleo. Apenas com essa informação, o aluno pode concluir que se trata de uma célula: a) procariótica de bactéria. b) procariótica de um animal. c) eucariótica de um animal. d) eucariótica de um vegetal. e) de um indivíduo eucarionte.

a) procariótica de bactéria.
b) procariótica de um animal.
c) eucariótica de um animal.
d) eucariótica de um vegetal.
e) de um indivíduo eucarionte.
User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a informação fornecida na questão, onde o aluno observou uma região mais corada na lâmina, identificada como o núcleo, podemos concluir que se trata de uma célula eucariótica. Isso porque as células eucarióticas possuem um núcleo definido, envolvido por uma membrana nuclear, que é responsável por conter o material genético da célula. Portanto, a resposta correta é a alternativa: c) eucariótica de um animal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
1. Os organismos vivos são formados por células, algumas complexas e outras muito simples. Os organismos procariontes, por exemplo, são formados por células com organização relativamente simples e destacam-se pela: a) ausência de membrana plasmática. b) ausência de citoplasma. c) ausência de um núcleo delimitado por membrana nuclear. d) ausência de ribossomos. e) ausência de material genético.

a) ausência de membrana plasmática.
b) ausência de citoplasma.
c) ausência de um núcleo delimitado por membrana nuclear.
d) ausência de ribossomos.
e) ausência de material genético.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
2. As células procariontes são células muito simples quando comparadas às células eucariontes. Entre suas diferenças, podemos citar a ausência, em procariontes, de organelas membranosas. Observe as alternativas a seguir e marque aquela que indica a única organela celular presente tanto em células procariontes quanto em eucariontes. a) Retículo endoplasmático. b) Cloroplastos. c) Ribossomos. d) Mitocôndria. e) Complexo golgiense.

a) Retículo endoplasmático.
b) Cloroplastos.
c) Ribossomos.
d) Mitocôndria.
e) Complexo golgiense.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
4. Os organismos vivos podem ser formados por células procarióticas ou eucarióticas. A principal diferença entre essas células é a presença ou não de um núcleo delimitado por membrana. Considerando esse aspecto, é correto afirmar que: a) o modelo do “mosaico fluído” é aplicado apenas para a membrana plasmática de procariontes e eucariontes, não se aplicando às demais biomembranas, como aquelas presentes no retículo endoplasmático, complexo de Golgi e mitocôndria. b) somente os ribossomos, o centríolo e o mesossomo são organelas não membranosas presentes em células procarióticas. c) a parede celular das cianobactérias contém os mesmos açúcares presentes na parede celular de células vegetais, fungos e algas. d) transportes como osmose e difusão simples ocorrem por meio da membrana plasmática de células procarióticas e eucarióticas, com grande consumo de energia na forma de ATP. e) o DNA, o RNAm, o RNAt e o RNAr, ácidos nucleicos presentes tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas, atuam na síntese proteica.

a) o modelo do “mosaico fluído” é aplicado apenas para a membrana plasmática de procariontes e eucariontes, não se aplicando às demais biomembranas, como aquelas presentes no retículo endoplasmático, complexo de Golgi e mitocôndria.
b) somente os ribossomos, o centríolo e o mesossomo são organelas não membranosas presentes em células procarióticas.
c) a parede celular das cianobactérias contém os mesmos açúcares presentes na parede celular de células vegetais, fungos e algas.
d) transportes como osmose e difusão simples ocorrem por meio da membrana plasmática de células procarióticas e eucariticas, com grande consumo de energia na forma de ATP.
e) o DNA, o RNAm, o RNAt e o RNAr, ácidos nucleicos presentes tanto em células procarióticas quanto em células eucariontes, atuam na síntese proteica.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
7. A destruição de organelas não funcionais de uma célula eucarionte é feita pelo a) peroxissomo. b) retículo endoplasmático rugoso. c) retículo endoplasmático liso. d) lisossoma. e) complexo de Golgi.

a) peroxissomo.
b) retículo endoplasmático rugoso.
c) retículo endoplasmático liso.
d) lisossoma.
e) complexo de Golgi.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
8. Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que: a) todas as células dos seres vivos têm parede celular. b) somente as células vegetais têm membrana celular. c) somente as células animais têm parede celular. d) todas as células dos seres vivos têm membrana celular. e) os fungos e bactérias não têm parede celular.

a) todas as células dos seres vivos têm parede celular.
b) somente as células vegetais têm membrana celular.
c) somente as células animais têm parede celular.
d) todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
e) os fungos e bactérias não têm parede celular.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
13. Identifique nas alternativas a seguir qual NÃO apresenta uma função da membrana plasmática. a) Controle da entrada e saída de substâncias da célula. b) Proteção das estruturas internas da célula. c) Delimitação do conteúdo intracelular e extracelular. d) Reconhecimento de substâncias. e) Respiração celular e produção de energia.

a) Controle da entrada e saída de substâncias da célula.
b) Proteção das estruturas internas da célula.
c) Delimitação do conteúdo intracelular e extracelular.
d) Reconhecimento de substâncias.
e) Respiração celular e produção de energia.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
14. Uma das principais funções da membrana plasmática é controlar a entrada e saída de substâncias da célula. Através de sua permeabilidade seletiva, o envoltório celular realiza o __________ e transporta os materiais da região mais concentrada para a menos concentrada sem gasto de energia. Quando o ATP é utilizado para deslocar as substâncias do meio menos concentrado para o mais concentrado ocorre o __________. Os espaços em branco são corretamente preenchidos por: a) difusão simples e difusão ativa. b) difusão simples e difusão facilitada. c) transporte em bloco e transporte passivo. d) transporte passivo e transporte ativo. e) transporte em bloco e transporte ativo.

a) difusão simples e difusão ativa.
b) difusão simples e difusão facilitada.
c) transporte em bloco e transporte passivo.
d) transporte passivo e transporte ativo.
e) transporte em bloco e transporte ativo.

Exercícios para Prova A2 Medicina Veterinária - 1° Semestre
Biologia celular e citogenética
15. As proteínas que compõem a membrana plasmática são classificadas basicamente em integrais e periféricas. A principal diferença entre elas é que: a) enquanto as proteínas integrais intercalam-se na bicamada lipídica, as proteínas periféricas atravessam a membrana lado a lado. b) enquanto as proteínas integrais possuem a capacidade de atravessar a membrana, as proteínas periféricas localizam-se em apenas uma face da membrana. c) enquanto as proteínas integrais não fixam-se diretamente na bicamada lipídica, as proteínas periféricas estão fortemente unidas aos lipídios da membrana. d) enquanto as proteínas integrais estão localizadas na face interna da membrana plasmática, as proteínas periféricas fazem parte do exterior da célula. e) enquanto as proteínas integrais projetam-se para o citosol da célula, as proteínas periféricas intercalam-se na bicamada lipídica.

a) enquanto as proteínas integrais intercalam-se na bicamada lipídica, as proteínas periféricas atravessam a membrana lado a lado.
b) enquanto as proteínas integrais possuem a capacidade de atravessar a membrana, as proteínas periféricas localizam-se em apenas uma face da membrana.
c) enquanto as proteínas integrais não fixam-se diretamente na bicamada lipídica, as proteínas periféricas estão fortemente unidas aos lipídios da membrana.
d) enquanto as proteínas integrais estão localizadas na face interna da membrana plasmática, as proteínas periféricas fazem parte do exterior da célula.
e) enquanto as proteínas integrais projetam-se para o citosol da célula, as proteínas periféricas intercalam-se na bicamada lipídica.

Mais conteúdos dessa disciplina