Logo Passei Direto
Buscar
Os fluxogramas são representações gráficas que auxiliam no entendimento da ordenação de etapas e responsáveis pela execução dessas etapas (que podem ser pessoas, cargos ou setores). Esse tipo de documento é particularmente útil para as pessoas que compõem o grupo que realiza a tarefa descrita por ele, mas também é interessante para demonstrar de forma prática e direta essas etapas para pessoas que não estão familiarizadas com determinado processo. Com relação aos fluxogramas e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ao analisarmos um fluxograma, é fundamental que ele seja claro com relação às entradas e às saídas do processo descrito pelo documento. Além disso, os fluxogramas permitem identificar os pontos-chave do processo.
( F ) Os fluxogramas são um meio de descrever de forma específica e restrita determinado processo. Para entender o processo de forma ampla, é sempre necessária a descrição do processo (procedimento escrito).
( F ) A interpretação de um fluxograma depende de conhecimento prévio do processo. Além disso, a diversidade de tipos de fluxograma e a falta de padronização de símbolos induz a erros de interpretação.
( V ) No desenvolvimento de um fluxograma de processo, é possível identificar gargalos de processo e atividades desnecessárias ou repetidas, tornando-se uma ferramenta que pode ser utilizada para a melhoria de um processo.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre fluxogramas: ( V ) Ao analisarmos um fluxograma, é fundamental que ele seja claro com relação às entradas e às saídas do processo descrito pelo documento. Além disso, os fluxogramas permitem identificar os pontos-chave do processo. É verdadeira. A clareza nas entradas e saídas é essencial para a compreensão do fluxo do processo, e os fluxogramas realmente ajudam a identificar os pontos-chave. ( F ) Os fluxogramas são um meio de descrever de forma específica e restrita determinado processo. Para entender o processo de forma ampla, é sempre necessária a descrição do processo (procedimento escrito). É falsa. Embora os fluxogramas possam ser específicos, eles também oferecem uma visão geral do processo, e muitas vezes podem ser suficientes para entender o fluxo sem a necessidade de um procedimento escrito detalhado. ( F ) A interpretação de um fluxograma depende de conhecimento prévio do processo. Além disso, a diversidade de tipos de fluxograma e a falta de padronização de símbolos induz a erros de interpretação. É falsa. Embora algum conhecimento prévio possa ajudar, um bom fluxograma deve ser compreensível mesmo para aqueles que não estão familiarizados com o processo. A padronização de símbolos é uma prática recomendada para evitar confusões. ( V ) No desenvolvimento de um fluxograma de processo, é possível identificar gargalos de processo e atividades desnecessárias ou repetidas, tornando-se uma ferramenta que pode ser utilizada para a melhoria de um processo. É verdadeira. Os fluxogramas são ferramentas eficazes para identificar ineficiências e oportunidades de melhoria em processos. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: a) V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre os fluxogramas: ( V ) Ao analisarmos um fluxograma, é fundamental que ele seja claro com relação às entradas e às saídas do processo descrito pelo documento. Além disso, os fluxogramas permitem identificar os pontos-chave do processo. Esta afirmação é verdadeira, pois um bom fluxograma deve ser claro em relação às entradas e saídas do processo, facilitando a compreensão das etapas e identificação dos pontos-chave. ( F ) Os fluxogramas são um meio de descrever de forma específica e restrita determinado processo. Para entender o processo de forma ampla, é sempre necessária a descrição do processo (procedimento escrito). Esta afirmação é falsa, pois os fluxogramas são uma ferramenta visual que pode descrever de forma clara e abrangente um processo, não sendo necessária uma descrição escrita adicional para entendê-lo. ( F ) A interpretação de um fluxograma depende de conhecimento prévio do processo. Além disso, a diversidade de tipos de fluxograma e a falta de padronização de símbolos induz a erros de interpretação. Esta afirmação é falsa, pois um bom fluxograma deve ser autoexplicativo, não dependendo necessariamente de conhecimento prévio do processo. Além disso, existem padrões de símbolos para fluxogramas que ajudam na compreensão. ( V ) No desenvolvimento de um fluxograma de processo, é possível identificar gargalos de processo e atividades desnecessárias ou repetidas, tornando-se uma ferramenta que pode ser utilizada para a melhoria de um processo. Esta afirmação é verdadeira, pois os fluxogramas permitem visualizar de forma clara as etapas de um processo, identificando gargalos, atividades desnecessárias e oportunidades de melhoria. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) é uma técnica que possibilita a aplicação das ferramentas da qualidade, como o gráfico de pareto, o diagrama de causa e efeito e o 5W2H de uma forma lógica e ordenada, facilitando a análise e a solução dos problemas. Para aplicação do MASP, utilizamos uma metodologia chamada de PDCA, que é definida por quatro etapas distintas.
Sobre essas etapas e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento.
II- Execução.
III- Checagem.
IV- Padronização.
( ) Consiste em colocar em prática o plano de ações e coletar os dados para serem analisados.
( ) Após eliminar as causas principais dos problemas, são criados padrões para manter as melhorias.
( ) São estabelecidas metas e analisados os dados e características relacionadas com os problemas.
( ) São avaliados os resultados e as alterações de processo oriundos das ações executadas por meio de relatórios.

Com relação ao Diagrama de Pareto, analise as seguintes afirmativas:
I- O Princípio de Pareto, que deriva dos estudos de Vilfredo Pareto, indica que 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos. CORRETA II- O Princípio de Pareto, que deriva dos estudos de Vilfredo Pareto, indica que 80% das causas são responsáveis por 20% dos efeitos. ERRADA III- A partir da análise através desse método, é possível identificar causas principais relacionadas a certos problemas, direcionando ações corretivas. CORRETA IV- No Gráfico de Pareto, os itens analisados são classificados de forma decrescente em termos de suas respectivas frequências. CORRETA

Com relação ao Diagrama de Ishikawa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Uma grande vantagem do uso dessa ferramenta é a possibilidade de visualizar, de forma hierárquica, as possíveis variáveis ou causas relacionadas ao problema em estudo. Essas causas ficam segmentadas em categorias, definidas previamente.
( F ) Para a confecção do Diagrama, devemos, inicialmente, em consenso com o grupo de estudo, definir os efeitos relacionados ao problema, dispondo esses possíveis efeitos em categorias.
( F ) Após dispor todos os possíveis efeitos relacionados ao problema (causa) em suas respectivas categorias, faz-se uma análise com o grupo através de um Brainstorming. Após esse processo, é possível determinar o efeito da causa.
( V ) Em cada categoria são dispostas as possíveis causas para o problema (efeito), elencadas pelo grupo. Após análise, são selecionadas as causas mais prováveis para avaliação e, se necessário, propor um plano de ação.

Com relação ao emprego do senso de utilização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Itens e dados úteis, que são empregados diariamente, devem ficar o mais próximo de quem os usa. ( F ) Itens e dados úteis, que são empregados semanalmente, devem ficar em local específico, por exemplo almoxarifado. ( V ) Itens e dados úteis, que são empregados mensalmente, devem ficar mais afastados do local de trabalho de quem os usa. ( F ) Itens e dados úteis, que são pouco empregados, devem ficar perto do local de trabalho de quem os usa.

Acerca dos principais indícios de problemas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Baixo nível de desperdício. ( V ) Alto refugo interno. ( V ) Baixa produtividade. ( F ) Ganho de competitividade.

Com base nas causas apresentados, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Material: está relacionado com as interferências causadas pelos procedimentos utilizados.
( ) Máquina: está relacionada com as interferências causadas pelos equipamentos utilizados no processo.
( ) Medida: está relacionada com as interferências causadas pelo material utilizado.
( ) Mão de obra: está relacionada com as interferências causadas por erros nas medições do processo ou produto.

Com relação às regras que devem ser seguidas na aplicação do brainstorming, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A quantidade de ideias é fundamental, quanto mais melhor, isso aumenta as chances de encontrar uma solução para o problema. ( ) O estímulo com relação à criatividade na geração de ideias mais coerentes com a situação tema deve ser inibido. ( ) O participante deve evitar a sugestão de qualquer ideia que apareça em sua cabeça, as ideias precisam ser práticas.

Muitas pesquisas asseguram que o erro humano é responsável por, pelo menos, a metade dos acidentes que acontecem nas organizações. Reconhecer as possíveis causas que estão envolvidas no erro é fundamental para evitá-los (DEKKER, 2002). Conforme Juran e Frang (1992), é possível qualificar os erros humanos em três formas: erros por inadvertência, erros técnicos, erros premeditados.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Existem erros que no momento em que ocorrem, não são identificados, sendo que podem ser divididos em não intencional, inconsciente e imprevisível. Estes são classificados como erros por inadvertência.
( V ) Erros técnicos ocorrem, basicamente, por falta de aptidão, habilidade ou conhecimento sobre a realização de alguma atividade, sendo classificados em não intencional, específico, consciente e inevitável.
( F ) Existem erros que no momento que ocorrem, não são identificados, sendo que podem ser divididos em específico, consciente e inevitável. Estes são classificados como erros por inadvertência.
( V ) Existem erros que podem assumir várias formas, tendo conexão com assuntos de responsabilidade e comunicação confusa, sendo que podem ser divididos em consciente, intencional e persistente. Estes são classificados como premeditados.

Uma empresa ou organização tem como motivo de sua existência atender às expectativas dos clientes através de produtos ou serviços por ela oferecidos. Entretanto, desde a entrada da matéria-prima até a expedição do produto (empresas de manufatura, por exemplo), vários tipos de erros tendem a ocorrer. Os erros humanos são objeto de maior enfoque no que diz respeito aos estudos realizados por pesquisadores da área da qualidade.
Com relação aos erros tipos de erros humanos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Erros por inadvertência.
II- Erros técnicos.
III- Erros premeditados.
( I ) Trata-se de erros que não são cometidos de forma intencional. Para que seja mitigado, é desejável reduzir a extensão da dependência do ser humano com o erro na tarefa executada.
( III ) Esse tipo de erro pode ser dividido em: persistentes, intencionais ou conscientes. Podem ser mitigados, melhorando a comunicação na organização.
( II ) Esse tipo de erro pode, entre outros fatores, relacionar-se com a falta de aptidão para a tarefa executada ou ainda a falta de treinamento.

Mais conteúdos dessa disciplina