Ao lidar com os desafios do dia a dia o professor, por meio de sua experiência, desenvolve um conjunto de estratégias que comporão seu repertório pessoal. Para Tardif e Lessard (2008) isto se chama habitus. Segundo ambos autores os habitus se manifestam:
Ed
há 4 meses
Para responder à pergunta sobre como os habitus se manifestam segundo Tardif e Lessard, vamos analisar as alternativas: 1. Através dos anos em que se deu a formação inicial do professor, identificando-o profissionalmente. - Essa opção fala sobre a formação inicial, mas não abrange completamente o conceito de habitus. 2. Através de explanação, de aprofundado estudo sobre currículos escolares realizados na formação inicial. - Embora o estudo de currículos seja importante, não é o foco principal do conceito de habitus. 3. Através da postura docente validando sua formação profissional meramente técnica. - Essa opção limita o habitus a uma validação técnica, o que não reflete a complexidade do conceito. 4. Através de um saber fazer e de um saber ser, pessoais e profissionais. - Esta opção abrange tanto a prática (saber fazer) quanto a identidade (saber ser), que são aspectos centrais do habitus. 5. Através da sistematização de doutrinas e teorias realizada ao longo da vida profissional. - Embora a sistematização de teorias seja relevante, não captura a essência do habitus como um conjunto de práticas e identidades. A alternativa que melhor representa como os habitus se manifestam, segundo Tardif e Lessard, é: 4. Através de um saber fazer e de um saber ser, pessoais e profissionais.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
Analisando as opções apresentadas: a) Através dos anos em que se deu a formação inicial do professor, identificando-o profissionalmente - Esta opção não reflete exatamente o conceito de habitus apresentado por Tardif e Lessard. b) Através de explanação, de aprofundado estudo sobre currículos escolares realizados na formação inicial - Esta opção também não condiz com a definição de habitus. c) Através da postura docente validando sua formação profissional meramente técnica - Essa opção não está alinhada com a ideia de habitus como um conjunto de estratégias desenvolvidas pelo professor. d) Através de um saber fazer e de um saber ser, pessoais e profissionais - Esta opção está de acordo com a definição de habitus como um conjunto de estratégias desenvolvidas pelo professor ao lidar com os desafios do dia a dia. e) Através da sistematização de doutrinas e teorias realizada ao longo da vida profissional - Essa opção não representa adequadamente o conceito de habitus. Portanto, a opção correta é: d) Através de um saber fazer e de um saber ser, pessoais e profissionais.