Logo Passei Direto
Buscar
O método de custo corrigido é aceito contabilmente, pois permite o acompanhamento dos valores gerados pela aplicação em outras empresas. Para tanto, seus registros contábeis devem acontecer no ato da realização da distribuição dos dividendos, respeitando-se o princípio da competência. Sobre a contabilização dos dividendos recebidos, após seis meses da data de aquisição das ações ou quotas, de investimentos avaliados pelo custo corrigido, assinale a alternativa CORRETA: A) Outras receitas operacionais. B) Débito na conta de investimentos. C) Crédito na conta de investimentos. D) Receita não operacional.
User badge image
Camila Metz

ano passado

User badge image
Camila Metz

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre a contabilização dos dividendos recebidos de investimentos avaliados pelo custo corrigido, vamos analisar as alternativas. Quando uma empresa recebe dividendos de suas participações em outras empresas, esses dividendos são considerados uma receita. No entanto, a forma como essa receita é registrada depende do contexto e do método de avaliação dos investimentos. Vamos analisar as alternativas: A) Outras receitas operacionais - Os dividendos recebidos geralmente não são considerados receitas operacionais, mas sim receitas não operacionais. B) Débito na conta de investimentos - Isso não está correto, pois o recebimento de dividendos não debita a conta de investimentos. C) Crédito na conta de investimentos - Isso também não está correto, pois o recebimento de dividendos não aumenta o valor do investimento. D) Receita não operacional - Esta é a alternativa correta, pois os dividendos recebidos são classificados como receita não operacional. Portanto, a alternativa correta é: D) Receita não operacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a situação apresentada, quando se trata da contabilização dos dividendos recebidos após seis meses da data de aquisição das ações ou quotas de investimentos avaliados pelo custo corrigido, é importante considerar o tratamento contábil adequado. Nesse caso, os dividendos recebidos devem ser contabilizados como receita não operacional, pois não fazem parte das atividades operacionais da empresa. Portanto, a alternativa correta é: D) Receita não operacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cia. Universitários é investidora da Cia. Faculdade e participa com 60% do capital da Cia. Faculdade, que remunerou com juros sobre o capital próprio no valor de R$ 100.000,00 os seus Investidores em X1. Considerando que a Investidora Cia. Universitários como investidora deverá realizar o cálculo e contabilização pelo crédito dos juros recebidos como capital próprio sobre esta movimentação, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os juros sobre o capital próprio a ser distribuído corresponde a 60% dos lucros apurados na investidora.
II- O valor dos juros sobre o capital próprio apurado será de R$ 60.000,00.
III- Os juros creditados como capital próprio pela investidora devem ser reconhecidos na Demonstração de Resultados como Receita de Juros de Capital Próprio.
IV- No Passivo da Cia. Faculdade (investida), devem ser registrados na conta de juros sobre o capital próprio a receber o valor de $ 60.000,00.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

A controladora Cia. Prata possui 60% do Capital votante da Cia. Ouro controlada. O investimento está registrado na contabilidade da investidora por $ 4.000,00. Se o patrimônio líquido da investida estiver representado por: Capital Social $ 4.000,00, Reservas $ 3.000,00, Prejuízos Acumulados $ 2.000,00.
Diante deste cenário, com relação ao valor e ao lançamento contábil da Equivalência na investidora - Cia. Prata, respeitando o método da Equivalência Patrimonial, analise as sentenças a seguir:
I- O lançamento para registro do ganho com juros em capital próprio é: D- investimentos em Coligadas e Controladas C- Ganhos de Investimentos $ 3.000,00
II- O lançamento para registro valor com juros em capital próprio é: D- Resultado Negativo na Equivalência Patrimonial C- Investimento em Coligadas e Controladas $ 1.200,00
III- Para composição do valor a ser considerado como base para remuneração dos juros sobre o capital próprio, considera-se o resultado do período.
IV- Para composição do valor a ser considerado como base para remuneração dos juros sobre o capital próprio, considera-se o Patrimônio Líquido.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O ágio e o deságio são resultados decorrentes dos investimentos realizados entre as pessoas jurídicas. Em sua natureza podem ser favoráveis ou desfavoráveis, oportunizando resultados positivos ou negativos.
Com relação à geração do deságio em uma investidora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Despesa operacional.
b) Redução do investimento.
c) Receita não operacional.
d) Receita operacional.

Para realizar a aquisição de um investimento em outra empresa, a investidora realiza o pagamento do custo de aquisição deste investimento, que pode ser o mesmo valor apurado na equivalência patrimonial. No entanto, quando este valor for diferente, contabilmente utilizam-se termos que denominam a diferença para mais ou para menos, respectivamente, entre o custo de aquisição do investimento e a equivalência patrimonial.
Sobre a diferença para mais ou para menos na aquisição de investimentos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Valor contábil e lucros apurados.
b) Resultado do período e deságio por ajuste.
c) Investimento realizado e ágio por reavaliação.
d) Ágio e deságio.

A Cia. Céu de Estrelas, em maio de X1, apresentou em seu grupo de Ativo Circulante um investimento no valor de $ 20.000,00 no capital da Cia. Sol, que corresponde a 20% do Patrimônio Líquido da Cia. Sol.
Considerando que em Junho de X1 a Cia. Céu de Estrelas realiza o registro da atualização dos valores do investimento imediatamente, calcule o valor agregado para a Cia. Céu de Estrelas, após o recebimento da receita de participação societária na Cia. Sol. Sobre o método adotado para reconhecimento da participação societária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Cia. Céu de Estrelas utiliza o método de Custo, pois o registro da movimentação acontece no mês imediatamente posterior à apuração da participação societária.
( ) Contabilização na Cia. Céu de Estrelas: D - Investimento na Cia. Luar (ANC) $ 34.000 C - Receitas de Participações Societárias (DR).
( ) A Cia. Céu de Estrelas utiliza o método de Equivalência Patrimonial, pois o registro da movimentação acontece no mês imediatamente posterior à apuração da participação societária.
( ) Contabilização na Cia. Céu de Estrelas: D - Investimento na Cia. Luar (ANC) $ 54.000 C - Receitas de Participações Societárias (DR).
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - F.

A investida Cia. Diamantes vendeu mercadoria ao valor de $ 300,00 para a sua investidora Cia. Tesouro. Efetuando-se os cálculos entende-se que o valor do custo desta mercadoria corresponde a $ 150,00 gerando portanto, um lucro de $ 150,00.
Considerando que as movimentações são realizadas respeitando-se o método de Equivalência Patrimonial e que a participação da investidora na investida corresponde a 50%, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O valor do lucro intercompanhias corresponde a $ 150,00.
( ) O valor da equivalência patrimonial devido aos ajustes de lucros não realizados é $ 150,00.
( ) O Resultado de Equivalência Patrimonial registrado como receita é Zero.
( ) A participação da investidora na investida é de 50.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina