Logo Passei Direto
Buscar
O tórax enfisematoso é um tipo patológico de tórax, causado pelo comprometimento respiratório, no qual ocorre hiperinflação permanente com aumento desproporcional do diâmetro anterossuperior. Nesse tipo de tórax há uma horizontalidade das costelas e do diafragma. Relatar as manifestações clínicas do tórax enfisematoso mediante uma revisão de literatura atualizada.

User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O tórax enfisematoso é caracterizado por uma hiperinflação permanente dos pulmões, levando a um aumento desproporcional do diâmetro anterossuperior do tórax. As manifestações clínicas incluem dispneia progressiva, tosse crônica, sibilos, diminuição da tolerância ao exercício, baqueteamento digital, entre outros sintomas respiratórios. O diagnóstico é confirmado por exames de imagem, como radiografia e tomografia computadorizada do tórax, e a abordagem terapêutica visa melhorar a qualidade de vida do paciente e controlar os sintomas respiratórios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

INTRODUÇÃO: A síndrome alcoólica fetal (SAF) é uma das principais causas de alterações neuroanatômicas e funcionais. Isso se deve ao grande número de mulheres que ingerem bebidas alcoólicas durante a gestação. O diagnóstico é feito de forma a observar a presença de retardo do crescimento pré ou pós-natal, dismorfologia fácil, disfunção do sistema nervoso central e incapacidade neurointelectual. OBJETIVO: Descrever as principais alterações causadas no feto acometido pela SAF. MÉTODOS: Este trabalho é uma revisão de literatura. Os termos de busca foram: Síndrome Alcoólica Fetal, e respectivos termos em inglês (Fetal Alcohol Syndrome) no banco de dados do Pubmed. Foram encontrados 1026 artigos publicados entre março de 2014 e março de 2019, dos quais se selecionaram 18. Foram excluídos artigos que apenas abordavam o tema sem correlacionar com as alterações anatômicas e trabalhos publicados há mais de cinco anos. RESULTADOS: A partir dos resultados encontrados, observou-se uma grande tendência a complicações neurais e físicas nos pacientes acometidos pela síndrome. Isso ocorre, pois, a SAF pode promover mudanças precoces na liberação de neurotransmissores e no equilíbrio do glutamato, bem como no influxo anormal de cálcio que pode levar à neurodiferenciação prejudicada. CONCLUSÃO: As complicações causadas pela SAF têm diversos fatores influenciadores que podem ser facilmente resolvidos, como a restrição ao álcool durante a gravidez. Dessa forma, a gestante deve realizar o pré-natal de maneira criteriosa, a fim de ser informada sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas durante a gestação, evitando danos físicos e psíquicos para o feto.