Logo Passei Direto
Buscar
Comunicação serial no Arduino

4. Em algumas aplicações, é interessante comunicar dois microcontroladores como o Arduino para trocar informações entre si. As duas placas podem se comunicar via protocolo serial UART e, nesse caso, é interessante determinar um dispositivo para requisitar as informações, o mestre, e outro para enviar os dados solicitados, o escravo. Sobre a montagem do circuito para dois Arduinos se comunicarem por meio da serial é correto afirmar que:

A. O pino TX do dispositivo mestre está ligado no pino RX do escravo, o pino RX do mestre está conectado no pino TX do escravo e o GND dos dispositivos interconectados.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A comunicação serial entre dois microcontroladores, como os Arduinos, realmente utiliza os pinos TX (transmissão) e RX (recepção) para trocar informações. Na configuração correta: - O pino TX do dispositivo mestre deve estar conectado ao pino RX do escravo, pois o mestre envia dados que o escravo deve receber. - O pino RX do mestre deve estar conectado ao pino TX do escravo, pois o escravo pode também enviar dados de volta ao mestre. - Além disso, é fundamental que o GND (terra) dos dois dispositivos esteja conectado para garantir que eles compartilhem um nível de referência comum. Portanto, a afirmação apresentada está correta. A resposta é: A. O pino TX do dispositivo mestre está ligado no pino RX do escravo, o pino RX do mestre está conectado no pino TX do escravo e o GND dos dispositivos interconectados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Comunicação serial no Arduino

2. Um estudante pretende usar a comunicação serial para enviar mensagens para um sistema supervisório. Esse sistema comunica-se por meio da comunicação serial com uma taxa de transmissão de 19200bps, 7 bits de dados, verificação de erros com paridade par e 2 bits de parada. Marque a alternativa com o comando para a configuração correta da comunicação.

E. Serial.begin (19200, SERIAL_7E2)

Comunicação serial no Arduino

5. A biblioteca serial do Arduino tem diversas funções para ler dados recebidos no buffer da comunicação. Suponha que um estudante quer fazer um programa para ler uma mensagem de texto digitado no monitor serial e responder imprimindo a mensagem como ela foi digitada no monitor serial. Marque a alternativa com o código correto para resolver esse problema.

C. void setup() {
Serial.begin(9600, SERIAL_8N1); //Configura Serial
while(!Serial); //Aguarda conexão com monitor serial
} //Fim void setup

void loop() {
if(Serial.available()>0) {
String mensagem = Serial.readString();
Serial.println (mensagem);
} //Fim if(Serial.available()>0)
} // Fim void loop()

Mais conteúdos dessa disciplina