Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
QUESTÃO 05 – Considerando a palavra “retrô” (l. 13), analise as assertivas a seguir: I. A palavra é uma forma reduzida de outra maior, o vocábulo “retrocesso”, e é dela derivada. II. Popularmente, é um adjetivo relacionado ao gosto por aquilo que vem do passado. III. Trata-se de palavra que não admite flexão de gênero e número. Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) Apenas II e III.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada assertiva sobre a palavra "retrô": I. A palavra é uma forma reduzida de outra maior, o vocábulo “retrocesso”, e é dela derivada. Falso. "Retrô" não é uma forma reduzida de "retrocesso", mas sim uma palavra que se refere a um estilo ou tendência que remete ao passado, sem ser necessariamente derivada de "retrocesso". II. Popularmente, é um adjetivo relacionado ao gosto por aquilo que vem do passado. Verdadeiro. "Retrô" é realmente usado para descrever algo que tem uma estética ou estilo que remete a épocas passadas. III. Trata-se de palavra que não admite flexão de gênero e número. Verdadeiro. "Retrô" é um adjetivo que não varia em gênero e número, permanecendo inalterado. Com base nas análises, as assertivas corretas são II e III. Portanto, a alternativa correta é: E) Apenas II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A palavra é uma forma reduzida de outra maior, o vocábulo “retrocesso”, e é dela derivada. Correto, a palavra "retrô" é de fato uma forma reduzida de "retrocesso". II. Popularmente, é um adjetivo relacionado ao gosto por aquilo que vem do passado. Correto, "retrô" é comumente utilizado para se referir a algo relacionado ao passado. III. Trata-se de palavra que não admite flexão de gênero e número. Correto, "retrô" é uma palavra invariável, ou seja, não sofre flexão de gênero e número. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: D) Apenas I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina