Logo Passei Direto
Buscar
Na imagem abaixo aparece a representação de uma caravela em miniatura, como aparece exposta no Musee de la Marine, em Paris. As caravelas foram a principal embarcação utilizada pelos portugueses nas viagens de descobrimento, e isso porque: A Era o único tipo de embarcação conhecido pelos portugueses para a navegação em mar aberto. B Possuía dimensões superiores à de outras embarcações do período, assemelhando-se aos cruzeiros da atualidade. C Seu custo de produção era bastante baixo, e não influenciava nos gastos totais das viagens. D Era o único tipo de embarcação disponibilizado pelo Estado português, sendo seu uso obrigatório. E Podiam navegar contra ventos contrários, além de serem rápidas, e poderem navegar em águas relativamente rasas.
User badge image
nuzia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas na descrição da pergunta, podemos identificar que as caravelas foram importantes embarcações utilizadas pelos portugueses nas viagens de descobrimento. Dentre as opções apresentadas: A) A Era o único tipo de embarcação conhecido pelos portugueses para a navegação em mar aberto. - Esta afirmação não é correta, pois os portugueses utilizavam outros tipos de embarcações além das caravelas. B) Possuía dimensões superiores à de outras embarcações do período, assemelhando-se aos cruzeiros da atualidade. - Esta afirmação não é precisa, pois as caravelas não possuíam dimensões tão grandes quanto os cruzeiros atuais. C) Seu custo de produção era bastante baixo, e não influenciava nos gastos totais das viagens. - Esta afirmação não condiz com a realidade, pois as caravelas demandavam investimentos significativos para sua construção e manutenção. D) Era o único tipo de embarcação disponibilizado pelo Estado português, sendo seu uso obrigatório. - Esta afirmação não é verdadeira, pois os portugueses tinham acesso a diferentes tipos de embarcações. E) Podiam navegar contra ventos contrários, além de serem rápidas, e poderem navegar em águas relativamente rasas. - Esta afirmação é correta, pois as caravelas eram conhecidas por sua capacidade de navegar eficientemente em diversas condições, incluindo contra ventos contrários, sendo ágeis e adaptáveis. Portanto, a alternativa correta é: E) Podiam navegar contra ventos contrários, além de serem rápidas, e poderem navegar em águas relativamente rasas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando ainda era uma criança, Olaudah Equiano foi capturado de sua terra natal na África e levado aos Estados Unidos para ser vendido como escravo. Após algum tempo vivendo sob a escravidão consegue sua libertação e foge para a Europa quando, em 1789, escreve “A interessante narrativa da vida de Olaudah Equiano”, na qual descreve alguns eventos de sua vida enquanto escravo. No texto a seguir, Equiano descreve como funcionava um mercado de compra e venda de escravos.
Qual, das afirmativas a seguir, melhor contextualiza, historicamente, o processo histórico do qual Equiano foi testemunha?
a. Da instituição do feudalismo nas terras americanas, como parte das estratégias europeias de colonização iniciada no século XVI, e a necessária importação de homens africanos para trabalharem como servos da gleba.
b. A ampliação da Contra Reforma católica que, em seu combate intransigente à escravidão, forçou os mercados de compra e vendas de escravos a ocorrer, do século XVI ao XVIII, de maneira clandestina nas ilhas caribenhas.
c. O processo de colonização das Américas, quando o trabalho escravo foi utilizado de maneira extensiva para a produção de matérias primas ou extração de minérios, visando ampliar as riquezas das metrópoles europeias.
d. O processo das Navegações Portuguesas, quando os europeus descobriram a África pela primeira vez e, buscando enriquecimento fácil, iniciaram um processo de intensa escravização das populações locais.
e. O desenvolvimento da industrialização dos Estados Unidos que, sem os recursos e as matérias primas de países europeus como Inglaterra ou França, dependeu, até fina is do século XIX, do trabalho escravo como mão de obra fabril.

Cristóvão Colombo relatou, em carta a Raphael Sanchez, tesoureiro dos reis de Castela Fernando e Isabel, algumas de suas impressões sobre os nativos que encontrou nas linhas Bahamas, Cuba e Hispaniola.
Entre as mais importantes consequências das Grandes Navegações, e que acabou por se tornar uma característica da modernidade, está:
a. A Peste Negra, responsável pela dizimação de cerca de 1/3 da população europeia, estimulando migração ameríndia à Europa, como forma de sanar o déficit populacional.
b. O desenvolvimento de uma tecnologia ligada à produção industrial, estimulando a escravização de povos ameríndios como trabalhadores das primeiras fábricas europeias.
c. A invenção da imprensa, tornada possível por conta da importação, pelos europeus, da tecnologia de fabricação do papel, dominada pela população indígena americana.
d. O estímulo às mudanças de concepções políticas, econômicas e culturais, contribuindo para o grande conjunto de mudanças próprio do período moderno.
e. A Contra reforma católica, devido ao choque promovido pelas diferentes concepções religiosas dos povos americanos, que acabaram por questionar fundamentos cristãos.

Observe com atenção o mapa a seguir. Procure identificar o período que ele representa, bem como os eventos históricos aos quais os dados do mapa estão associados.
Assinale a afirmativa abaixo que melhor descreve o momento que este histórico representado nesse mapa, bem como os processos culturais e sociais ligados a ele.
a. Unidas, as linhas representam todo o percurso realizado pelo famoso viajante Marco Polo, que divulgou na Europa as experiências de suas viagens em reinos da África e da Ásia, estimulando o interesse por aquelas regiões.
b. A linha que parte de Lisboa e alcança Goa e Calecute representa o episódio da “Conquista de Ceuta”, no século XV, evento que marca o início da expansão portuguesa.
c. Melinda, Mombaça e Moçambique eram entrepostos de comércio de escravos, carregados em navios que partiam de Goa ou Calecute, contornavam a África e eram comercializados em Portugal.
d. A pequena linha que une a Península Arábica à África indica o caminho feito pelos navegadores portugueses, após a viagem de Pedro Álvares Cabral, em encontrar reinos cristãos que acreditavam existir no interior da África.
e. A linha que contorna a África representa a viagem de Vasco da Gama em sua chegada à Índia, possível devido ao desenvolvimento técnico ligado às navegações, como o desenvolvimento da bússola.

Discutindo as mudanças ocorridas no desenvolvimento da chamada Idade Moderna, afirma o historiador francês Jacques Le Goff:
O evento histórico discutido pelo historiador francês, neste trecho, refere-se:
a. Ao processo de mecanização da agricultura, característica das economias modernas, que permitiu a ocorrência da chamada “Revolução Verde” na Europa Ocidental.
b. À gradual transição econômica da economia feudal para o sistema capitalista, que não ocorreu de forma abrupta, e foi gradualmente sendo dominante na Europa moderna.
c. À manutenção do sistema escravista, próprio da economia medieval, na modernidade europeia, que se tornou a mão de obra característica nas plantations americanas.
d. Aos constantes investimentos financeiros, promovidos especialmente por banqueiros italianos, na crescente industrialização europeia, especialmente inglesa.
e. Às mudanças ocorridas na arte europeia, dentro do chamado Renascimento, que foram, sobretudo, consequência do financiamento de mecenas genoveses e florentinos.

Uma das mais conhecidas ilustrações de Leonardo da Vinci (1452-1519) é denominada de “Humem vitruvianio”, e data de cerca de 1490. A imagem representa as proporções do ser humano, como definidas por Vitrúvio, autor e arquiteto romano que viveu no século I a.C.
Uma das características do pensamento humanista Renascentista, e que aparece explícita nesta obra de Da Vinci, é:
a. A contestação à validade do pensamento cristão, passando-se a adotar o ateísmo como maneira de se entender a realidade, como na obra Utopia, de Thomas Morus.
b. O antropocentrismo, ou seja, o homem passa a ser o centro das discussões a respeito da vida e da sociedade, reduzindo-se a importância do pensamento teológico.
c. A matematizarão da realidade, ou seja, a ideia de que as sociedades humanas poderiam atingir a perfeição se fossem desenvolvidas a partir de ideias lógicas.
d. A ampliação da influência do pensamento religioso, pois tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem seria fundamento do entendimento do Universo.
e. A ação de Henrique VIII na contestação à primazia da Igreja Católica, e a criação da Igreja Anglicana, fundada na ideia de superioridade do Estado sobre a Igreja.

Analise as informações do mapa a seguir, que apresenta algumas informações sobre o desenvolvimento cultural europeu entre os séculos XIV e XVI.
Das afirmativas abaixo, selecione a que melhor descreve as informações apresentadas no mapa:
a. Trata-se de um detalhamento da influência do pensamento católico, sediado na Espanha, como centro da revolução humanista renascentista do século XIV.
b. O mapa apresenta as informações relacionadas à expansão do humanismo, e sua relação com a difusão da imprensa, em várias regiões da Europa.
c. O mapa se refere ao desenvolvimento artístico europeu, influenciado pelas grandes navegações, razão pela qual Lisboa e Madri aparecem em destaque.
d. Trata-se de uma representação do desenvolvimento do humanismo italiano, e suas relações com o pensamento pré-revolucionário francês de 1789.

A imagem a seguir apresenta alguns detalhes do processo de impressão no século XVI europeu. À frente, o homem da esquerda puxa a folha que acabou de sair da prensa, enquanto à direita, um segundo homem passa tinta sobre a fôrma de metal. Ao fundo, outros dois trabalham na organização dos tipos para a montagem das páginas.
A respeito do papel da imprensa no processo histórico do Renascimento, é correto afirmar:
a. As novas ideias surgidas com os pensadores humanistas do Renascimento, difundiram-se mais rapidamente pela Europa por conta do desenvolvimento da imprensa de tipos móveis.
b. Apesar de ser revolucionária, a imprensa não desempenhou qualquer papel no Renascimento, devido à desconfiança existente no período em relação às falsificações criadas pela mecanização dos impressos.
c. Gutenberg se destacou também como filósofo, e foi responsável pela escrita e difusão de panfletos políticos contra a centralização de poder pela Igreja Católica, além de precursor do movimento protestante.
d. O modelo de impressão de tipos móveis, desenvolvida por Johannes Gutenberg, difundiu-se rapidamente pela Europa, gerando popularização do conhecimento e estímulo à alfabetização.
e. A impressão de livros foi monopolizada pela Igreja Católica até o fim do século XVIII, o que permitiu o controle das publicações e uma maior dificuldade na difusão de ideias contrárias a seus dogmas.

A imagem abaixo é a capa do Index Librorum Prohibitorum, datada de 1564. A respeito destes documentos (mais conhecidos simplesmente como Index), e a instituição que os publicava, assinale, a seguir, a afirmativa adequada:
a. Refere-se ao nome de religiosos, listados em documento produzido pela Sacro Império, considerados inimigos do Estado.
b. Tratava-se de um índice de livros considerados proibidos pela Igreja Católica, e foi continuamente republicado até o século XX.
c. Este documento, republicado até o século XIX, continha a totalidade das leis eclesiásticas que fundamentavam a crença dos católicos.
d. Tratava-se de um documento produzido pela Igreja Luterana com supostas provas de atividades corruptas da Igreja Católica.
e. Conhecido também como Índice, era um documento, produzido pela Igreja Católica, para orientar a perseguição a bruxas.

A respeito da condenação da Igreja Católica à usura, e as mudanças ocorridas na economia Europeia durante a Idade Moderna, é possível afirmar:
a. As críticas à centralização do poder dos reis absolutistas, especialmente franceses e ingleses, levou a Igreja Católica, a partir do século XVIII, a condenar a prática da usura, instrumento central na estrutura econômica daqueles países.
b. Justamente por ter sido uma prática condenada pela Igreja Católica ao longo dos séculos, a usura não era praticada em território Europeu até o século XVIII, quando passou a ser permitida, e incentivada, com a instituição do capitalismo.
c. O processo de colonização das Américas, desde o século XV, foi o principal evento responsável pelo surgimento de um sentimento de repúdio à usura, devido ao contraste estabelecido entre a exploração monetária e a vida pacata dos nativos americanos.
d. A Idade Contemporânea foi marcada pela ascensão à crítica às práticas da usura, por representarem uma instituição dominada pelas elites nobres dos países europeus, e instrumento de opressão da população empobrecida por suas dívidas.
e. Ainda que a prática da usura fosse condenada pela Igreja Católica, o empréstimo a juros passou a ser, gradualmente na Idade Moderna, tolerado, devido à importância que o nascente sistema bancário passou a desempenhar na constituição do capitalismo.

A partir deste raciocínio de Le Goff, e considerando o que você conhece a respeito das mudanças próprias da chamada Idade Moderna, é correto afirmar:
a. A Reforma Protestante marcou o fim da Idade Moderna na Europa, encerrando a unidade cristã, e levando o continente Europeu a séculos de fragmentação política.
b. As mudanças da Idade Moderna não se restringiram à política, e alcançaram também as formas de comportamento, como alterações no cotidiano e na vida privada.
c. Não se pode caracterizar a Idade Moderna enquanto um “verdadeiro período histórico”, pois muitas foram as permanências medievais na sociedade europeia.
d. A Idade Moderna se inicia com a Revolução Francesa de 1789, que pôs fim aos privilégios escravistas de uma minoria socialmente privilegiada.
e. O sistema feudal acabou exatamente em 1453 com a Queda de Constantinopla, dando início à Idade Moderna, caracterizada pelo sistema econômico capitalista.

Mais conteúdos dessa disciplina