Logo Passei Direto
Buscar
Durante a consulta de enfermagem, uma senhora de 41 anos relatou alguns sinais e sintomas na anamnese, o que, após o exame físico, levou o enfermeiro a suspeitar de hipotiroidismo e a providenciar os devidos encaminhamentos. As manifestações clínicas que podem ser encontradas nesse caso são

A) insônia; amenorreia; dor abdominal; diarreia; pele seca; sudorese e sensação de calor.
B) fadiga; menorragia; perda de libido; queda de cabelo; unhas quebradiças; pele seca e constipação intestinal.
C) irritabilidade; anorexia; perda de peso; distensão abdominal e sensibilidade ao frio.
D) letargia; fraqueza muscular, edema de membros inferiores e dores articulares.
E) tristeza; olhos inchados; cefaleia; náuseas, sensibilidade à luz e dor em panturrilha.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando os sinais e sintomas apresentados na descrição, podemos identificar que são características comuns do hipotiroidismo, que é uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios em quantidade suficiente. Vamos analisar as opções: A) insônia; amenorreia; dor abdominal; diarreia; pele seca; sudorese e sensação de calor - Esses sintomas não são típicos do hipotiroidismo. B) fadiga; menorragia; perda de libido; queda de cabelo; unhas quebradiças; pele seca e constipação intestinal - Esses sintomas estão mais alinhados com o quadro de hipotiroidismo. C) irritabilidade; anorexia; perda de peso; distensão abdominal e sensibilidade ao frio - Alguns sintomas estão corretos, mas outros não são típicos do hipotiroidismo. D) letargia; fraqueza muscular, edema de membros inferiores e dores articulares - Esses sintomas são mais característicos do hipertireoidismo. E) tristeza; olhos inchados; cefaleia; náuseas, sensibilidade à luz e dor em panturrilha - Esses sintomas não são comuns no hipotiroidismo. Portanto, a opção que apresenta as manifestações clínicas mais compatíveis com o hipotiroidismo é: B) fadiga; menorragia; perda de libido; queda de cabelo; unhas quebradiças; pele seca e constipação intestinal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os artigos 13 e 14 da Portaria nº 874/ GM, de 16 de maio de 2013, apresentam as diretrizes referentes ao diagnóstico, ao tratamento e ao cuidado integral no âmbito da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer. Em relação a esse aspecto, é correto afirmar:
(A) O cuidado integral inclui a detecção precoce, o diagnóstico e o tratamento que devem ser oferecidos de forma oportuna, permitindo a continuidade do cuidado.
(B) O tratamento oportuno e seguro dos pacientes diagnosticados com câncer e lesões precursoras deve ser efetuado na referência, independentemente da proximidade do domicílio da pessoa.
(C) É garantido tão somente o atendimento médico especializado a todos os usuários com câncer, com oferta de cuidado compatível a cada nível de atenção e evolução da doença.
(D) É garantida a realização de tratamento dos casos raros ou muito raros que exijam alto nível de especialização e maior porte tecnológico em estabelecimentos de saúde de referência nacional.
(E) É garantida a oferta de reabilitação e de cuidado paliativo para os casos que exijam hospitalização.
A) O cuidado integral inclui a detecção precoce, o diagnóstico e o tratamento que devem ser oferecidos de forma oportuna, permitindo a continuidade do cuidado.
B) O tratamento oportuno e seguro dos pacientes diagnosticados com câncer e lesões precursoras deve ser efetuado na referência, independentemente da proximidade do domicílio da pessoa.
C) É garantido tão somente o atendimento médico especializado a todos os usuários com câncer, com oferta de cuidado compatível a cada nível de atenção e evolução da doença.
D) É garantida a realização de tratamento dos casos raros ou muito raros que exijam alto nível de especialização e maior porte tecnológico em estabelecimentos de saúde de referência nacional.
E) É garantida a oferta de reabilitação e de cuidado paliativo para os casos que exijam hospitalização.

Mais conteúdos dessa disciplina