Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o número de moléculas de ATP consumidas e formadas, estabelecer o saldo final de ATP na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica
User badge image
ISABELLE PAGLIOTTO LOPES

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica, o saldo final de ATP é o seguinte: 1. Consumo de ATP: Durante a glicólise, são consumidas 2 moléculas de ATP nas etapas iniciais. 2. Produção de ATP: Ao longo do processo, são geradas 4 moléculas de ATP. Portanto, o saldo final de ATP na glicólise é: \[ \text{Saldo de ATP} = \text{Produção} - \text{Consumo} = 4 - 2 = 2 \text{ moléculas de ATP} \] Assim, a oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica resulta em um saldo de 2 moléculas de ATP.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica, são consumidas duas moléculas de ATP na fase de fosforilação inicial (glicose -> glicose-6-fosfato e frutose-6-fosfato -> frutose-1,6-bifosfato) e formadas quatro moléculas de ATP na fase de fosforilação de substrato (1,3-bifosfoglicerato -> 3-fosfoglicerato e fosfoenolpiruvato -> piruvato). Portanto, o saldo final de ATP na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica é de duas moléculas de ATP formadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais os passos irreversíveis que aparecem no mapa?

Sabendo que a concentração celular de NAD+ é da ordem de 10-5 M, é possível estimar a quantidade de glicose que pode ser convertida a lactato?

Qual a quantidade de energia que a célula armazena, a partir de um mol de glicose, pela sua degradação através da via glicolítica?

Calcular a porcentagem de energia armazenada pela célula ao degradar glicose pela via glicolítica.
Sabe-se que: Glicose → 2 lactato ΔGo' = - 47.000 cal/mol

Indicar a função da via glicolítica.

Citar a enzima que catalisa a fosforilação da glicose nos tecidos extra-hepáticos e seu efetuador alostérico. Citar a enzima que catalisa a mesma reação no fígado.

Esquematizar as reações de fermentação alcoólica que possibilitam a obtenção de NAD+ na forma oxidada. Citar exemplos de tecidos ou organismos onde ocorrem fermentação lática e alcoólica. Em que condições o músculo oxida glicose a lactato?

Descrever a atividade da glicólise em função da relação ATP/ADP.

Com base nas informações seguintes, comparar a sensibilidade das populações ocidental e oriental à ingestão de etanol.
A maior parte dos efeitos da embriaguez é provocada por níveis elevados de acetaldeído.
A álcool desidrogenase é uma enzima com estrutura quaternária. Uma das suas subunidades (*) pode ser de dois tipos: *1 e *2. Quando a subunidade é do tipo *1, o pH ótimo da enzima é 10; quando *2 está presente, o pH ótimo é 8.
Há duas acetaldeído desidrogenases. Uma delas, presente na mitocôndria, tem baixo KM; a outra encontra-se no citossol e tem alto KM.
Na população ocidental predomina a álcool desidrogenase com *1 e na população oriental, com *2.
Grande parte da população oriental é desprovida de acetaldeído desidrogenase mitocondrial.

Mais conteúdos dessa disciplina