Logo Passei Direto
Buscar
A dinâmica do capital estrangeiro e a economia brasileira da década de 1950 conformam o contexto em que se insere a execução do famoso Plano de Metas. Passado o período de ênfase ao Plano de Substituição de Importações, o país adentra uma nova fase da perspectiva do desenvolvimentismo. Sobre o Plano de Metas e o contexto econômico do período, assinale a alternativa CORRETA:

A O Plano de Metas foi um plano de desenvolvimento econômico e social com duração prevista de cinco anos durante o governo de Juscelino Kubitschek.
B O Plano de Metas teve como objetivo principal estabelecer uma indústria mais robusta ancorada no setor produtor de bens de capital, tais como máquinas e equipamentos.
C O Grupo BNDE-Cepal identificou uma demanda reprimida por bens de capital e intermediários, como é o caso de eletrodomésticos e automóveis.
D Embora o Plano de Metas tenha incorporado o planejamento estatal de Getúlio Vargas, a experiência foi considerada malsucedida para o período do desenvolvimentismo brasileiro.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Analisando as alternativas: A) O Plano de Metas foi um plano de desenvolvimento econômico e social com duração prevista de cinco anos durante o governo de Juscelino Kubitschek. - Correto. O Plano de Metas foi implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil. B) O Plano de Metas teve como objetivo principal estabelecer uma indústria mais robusta ancorada no setor produtor de bens de capital, tais como máquinas e equipamentos. - Incorreto. O objetivo principal do Plano de Metas era promover o desenvolvimento em diversos setores da economia, não apenas na indústria de bens de capital. C) O Grupo BNDE-Cepal identificou uma demanda reprimida por bens de capital e intermediários, como é o caso de eletrodomésticos e automóveis. - Incorreto. O Plano de Metas não foi baseado na identificação de demanda reprimida por bens de capital, mas sim em metas de desenvolvimento em diversos setores. D) Embora o Plano de Metas tenha incorporado o planejamento estatal de Getúlio Vargas, a experiência foi considerada malsucedida para o período do desenvolvimentismo brasileiro. - Incorreto. O Plano de Metas foi considerado um marco do desenvolvimentismo brasileiro e teve impactos positivos na economia do país. Portanto, a alternativa correta é: A) O Plano de Metas foi um plano de desenvolvimento econômico e social com duração prevista de cinco anos durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com a saída de Celso Furtado do governo João Goulart e a aproximação do fim do mandato, a crise econômica da década de 1960 acaba sendo um dos estopins do golpe militar de 1964. O intenso crescimento do Produto Interno Bruto entre 1956 e 1962 havia sido interrompido. A respeito da crise econômica brasileira da década de 1960, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A crise econômica brasileira da década de 1960 demonstrou as diferenças entre o modelo nacional-desenvolvimentista e o modelo mais aberto ao capital.
PORQUE
II- O modelo nacional-desenvolvimentista apostava na expansão do mercado interno a partir do Estado, e o modelo mais aberto ao capital, sustentava-se no consumo da elite e no desenvolvimento do setor de bens duráveis.
I- A crise econômica brasileira da década de 1960 demonstrou as diferenças entre o modelo nacional-desenvolvimentista e o modelo mais aberto ao capital.
II- O modelo nacional-desenvolvimentista apostava na expansão do mercado interno a partir do Estado, e o modelo mais aberto ao capital, sustentava-se no consumo da elite e no desenvolvimento do setor de bens duráveis.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina