Logo Passei Direto
Buscar
7. Assinale a alternativa que indica corretamente os conhecimentos e competências que entram no jogo na produção e interpretação de enunciados, segundo Kerbrat-Orecchioni (1980-1997):

a) Conhecimento enunciativo, conhecimento linguístico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa.
b) Conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa.
c) Conhecimento enunciativo, conhecimento enciclopédico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa.
d) Conhecimento enunciativo, conhecimento enciclopédico, competência dinâmica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Ao analisar os conhecimentos e competências que entram em jogo na produção e interpretação de enunciados, segundo Kerbrat-Orecchioni, é fundamental considerar os elementos essenciais para compreender a comunicação discursiva. Analisando as opções apresentadas: a) Conhecimento enunciativo, conhecimento linguístico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa. b) Conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa. c) Conhecimento enunciativo, conhecimento enciclopédico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa. d) Conhecimento enunciativo, conhecimento enciclopédico, competência dinâmica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa. Considerando a importância do conhecimento enunciativo, que se refere às condições de produção do discurso, e do conhecimento enciclopédico, que envolve o conhecimento de mundo compartilhado entre os interlocutores, a opção que melhor reflete os conhecimentos e competências envolvidos na produção e interpretação de enunciados é: c) Conhecimento enunciativo, conhecimento enciclopédico, competência lógica, competência retórico-pragmática e competência comunicativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. Relacione as colunas de acordo com a definição de cada competência ou conhecimento apontados por Kerbrat-Orecchioni (1980 – 1997):
A. Constitui um complexo de aptidões em que os saberes linguísticos e os socioculturais se encontram misturados e cujo conhecimento é partilhado pelos interlocutores. Ela diz respeito à capacidade do indivíduo para empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação. É essa competência que garante, por exemplo, que você não se dirija à pessoa que está entrevistando você num processo seletivo de emprego chamando-a de “E aí mano, o que manda?”, pois não seria adequado à situação.
B. Corresponde conhecimento do código, e refere-se ao sistema da língua; eles nos permite identificar os enunciados como pertencentes a uma determinada língua. De modo bem simples, é nosso conhecimento linguístico que nos possibilita dizer se uma pessoa está falando português ou não. Nem todos temos o mesmo domínio da língua, e isso traz consequências para a interação.
C. Engloba os conhecimentos que o sujeito possui a respeito do funcionamento dos princípios discursivos. É essa competência que nos permite identificar, por exemplo, quando nosso interlocutor está falando seriamente ou utilizando uma ironia, se nosso interlocutor, por exemplo, cumpre as máximas conversacionais; é ela também que nos permite entender uma ordem disfarçada de pedido, por exemplo, ou seja, os atos de fala indiretos demandam que ativemos nossa competência retórica-pragmática.
D. Diz respeito aos raciocínios utilizados pelo sujeito e que lhe possibilitam estabelecer relações entre os enunciados ou entre suas partes, para a construção de sentidos. É por meio de nossa competência lógica que percebemos, por exemplo, que determinado parágrafo de um texto está deslocado ou não tem nada a ver com o tema tratado no texto, ou que uma pessoa fez uma pergunta durante uma palestra que não tinha nada a ver com o que o conferencista estava falando.
E. Corresponde a todo o conhecimento adquirido pela pessoa em sua vida, seja na escola, seja na vivência cotidiana. Ele está ligado às experiências do indivíduo, e é conjunto de saberes adquiridos e de crenças, representando a bagagem cognitiva do sujeito.
a) 1-D; 2-E; 3-B; 4-C; 5-A
b) 1-B; 2-E; 3-D; 4-C; 5-A
c) 1-E; 2-B; 3-D; 4-C; 5-A
d) 1-C; 2-E; 3-D; 4-B; 5-A
e) 1-A; 2-E; 3-D; 4-C; 5-B

5. Leia a seguinte citação:
“A riqueza e a variedade dos gêneros do discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável, e cada esfera dessa atividade comporta um repertório de gêneros do discurso que vai diferenciando-se à medida que a própria esfera se desenvolve e fica mais complexa” (Bakhtin, 2000, p. 279).
a) Carta e telegrama
b) E-mail e ciberpoesia
c) Crônica e notícia
d) Mensagem instantânea e bilhete
e) Ata e carta comercial